Espargaró: Má forma da Aprilia me fez perder confiança
Espanhol tem a certeza de que fraco desempenho da Aprilia na MotoGP nesta temporada o fez perder um pouco da sua confiança
Em sua segunda temporada com a Aprilia, Aleix Espargaró terminou o ano com a sua pior posição na história da categoria rainha, em 17º, com o sexto lugar em Aragón sendo o melhor resultado de uma temporada difícil.
Apesar de ter sido contratado pela Aprilia para as próximas duas temporadas, o espanhol chegou a sugerir no final do ano que teria que reconsiderar seu futuro na MotoGP se a marca italiana não progredir em 2019.
Refletindo sobre sua campanha de 2018, Espargaró admitiu que as dificuldades da Aprilia provavelmente lhe custaram alguns décimos de ritmo como piloto.
"Isso não é sobre a moto ou o piloto, isso é sobre uma mistura", disse ele. "Quando a moto e o piloto estão na mesma forma, como este ano Marc [Márquez] mostrou, quando ele move a moto, quando acelera, o corpo, equilibra tudo o que você pode ver que esta é uma única peça.”
"Obviamente este ano tive alguns problemas com a moto, e quando você continua tendo o mesmo problema no começo do ano, muitos problemas de confiabilidade com o motor, você fica mais pra baixo e isso te afeta muito.”
"Tentei ser positivo e manter a força, mas não é fácil, muito difícil. É por isso que às vezes dizemos que quando chega um bom resultado ou um bom pódio, tudo muda muito.”
"Você é o mesmo piloto, mas a confiança no MotoGP quando estamos falando de dois, três décimos é muito importante."
Espargaró acrescentou que se tornar pai, com o nascimento dos gêmeos Max e Mia, o ajudou a manter a cabeça erguida em um ano no qual ele e seu irmão Pol tiveram problemas com quedas.
O mais velho dos dois irmãos passou cinco dias no hospital em Chemnitz depois de cair no warmup em Sachsenring, enquanto o mais jovem perdeu três corridas no meio da temporada com contusões.
"Tive a sorte de ser pai este ano porque eles [as crianças] me dão muita energia positiva", acrescentou Espargaró.
"Tem sido um ano muito difícil porque eu não estava competitivo, eu estava muito lento este ano, então para mim eu sou um cara que não pode realmente desconectar quando estou em casa e ser feliz e relaxado.
"Além disso, eu também me machuquei, tive que ser operado, fiquei no hospital na Alemanha por cinco dias, também meu irmão teve uma lesão muito assustadora. Tem sido em todos os aspectos, exceto a família, um ano muito difícil."
Colaboração de Willy Zinck
Aleix Espargaro, Aprilia Racing Team Gresini
Photo by: Gold and Goose / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.