KTM diz que mudar conceito inovador de chassi “não é opção”
Time austríaco afirma que não abre mão de correr com chassi tubular e suspensão de sua parceira
O chefe esportivo da KTM, Pit Beirer, rejeitou a ideia de que a marca austríaca possa se afastar do conceito do chassi de treliça de aço e suspensão de desenvolvimento interno em busca do sucesso na MotoGP.
A RC16 é diferente no atual grid da MotoGP, já que tem design único e não usa suspensões da Ohlins.
A KTM também começou no mundial com um motor 'screamer' em 2017, embora tenha mudado para uma ordem de combustão 'big bang' naquele mesmo ano, antes de desenvolver um virabrequim contra rotativo em meados de 2018.
Mas enquanto a KTM copiou seus rivais em termos de estilo de motor, Beirer diz que a equipe não irá tão longe, abandonando seu design exclusivo de chassis e a suspensão WP.
"Isso não é uma opção", disse Beirer quando perguntado por Simon Crafar, do MotoGP.com, se a KTM jamais poderia mudar para um chassi de alumínio ou outra marca de suspensões.
"Chegamos muito longe com o nosso próprio desenvolvimento, uma moto completa usando suspensão também feita em nosso grupo e a estrutura tubular.”
"Isso nos trouxe sucesso em todas os campeonatos, então vamos nos ater a isso porque temos o conhecimento mais amplo sobre esse material que estamos usando. Há alguns lugares onde estamos fazendo os mesmos tempos que Marc Márquez fez há um ano.”
"Toda a MotoGP está a evoluindo muito, todo mundo dá um passo à frente. Mas se você me dissesse há cinco anos que a KTM faria uma moto e que um ano depois de Márquez estaríamos na mesma velocidade, eu não acreditaria. Mas nós conseguimos isso.”
"Isso significa que a moto tem um nível muito alto, uma ótima qualidade. Mas estamos falando de MotoGP, que é o campeonato mais difícil nas corridas de moto.”
"Temos que ter sucesso com o que temos e vamos fazer isso."
Espargaró: Próximos ganhos tomarão tempo
A KTM deu início à sua campanha de 2019 no Catar com um 12º lugar para Pol Espargaró e um 15º para o recém-chegado Johann Zarco.
Espargaró disse que foi encorajado por terminar apenas 12 segundos atrás do vencedor da corrida, Andrea Dovizioso, mas alertou para o fato de que tirar o resto da diferença para os candidatos à frente será provavelmente um grande exercício.
"Não parece será com eletrônica, parece que é aderência mecânica", disse Espargaró sobre a principal ação para a KTM.
"E quando você precisa ganhar aderência mecânica, isso custa muito dinheiro porque custa muito desenvolvimento, muitas coisas novas, muitos testes.”
"Estamos muito melhores, mas estamos nos comparando com a Honda, que está aqui há muitos anos, e está 0s3 por volta mais veloz nesses lugares.”
"Não é muito, mas acho que vai custar muito tempo."
Reportagem adicional por Khodr Rawi
Johann Zarco, Red Bull KTM Factory Racing
Photo by: Gold and Goose / LAT Images
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