Lorenzo explica queda “estúpida” que lhe causou fratura
Espanhol da Honda diz que erro em avaliação de pista para andar de motocross acabou ocasionando acidente
Novo piloto da Honda, Jorge Lorenzo lamentou sua má sorte em um acidente "muito estúpido" durante um treino de motocross que o deixou com o escafoide fraturado antes da temporada de 2019 de MotoGP.
Depois de ferir o pulso no sábado, Lorenzo foi operado dois dias depois e será agora forçado a não participar do primeiro teste de pré-temporada da MotoGP em Sepang.
“Foi o meu primeiro dia andando de moto, andando em pista de terra, em uma pista italiana”, disse Lorenzo no lançamento da Repsol Honda em 2019 em Madri.
“Um erro que cometi foi não verificar corretamente a pista, e em algumas zonas da pista parecia haver uma lama ruim, lama grande, que era difícil de ver.”
“A superfície parecia perfeita, estava seca, mas em vez disso era essa lama. E quando eu entrei nesta zona, a frente fechou e tive uma queda muito estúpida.”
“Infelizmente meu pulso não estava completamente curado do acidente na Tailândia ano passado, então não tinha a mobilidade perfeita, e com certeza isso afetou um pouco a pressão com o escafóide, e o escafóide quebrou.”
As lesões do final de 2018 significaram que Lorenzo não esteve totalmente em forma quando estreou na Honda, nos testes de Valência e Jerez. Este acidente atrapalha ainda mais sua preparação para 2019.
“Obviamente, a solução perfeita seria testar em Sepang, mas entendendo toda a situação e faltam poucos dias daqui até Sepang. Decidimos esperar 34 dias pelo teste do Catar. Eu não acho que estarei 100%, provavelmente estarei 80% a 85%, e 90% a 95% na abertura da temporada.”
“Obviamente eu não esperava cair, foi uma grande pena porque foi um acidente e uma situação de muito azar, mas agora temos essa situação e temos que trabalhar da melhor forma possível com os fisioterapeutas, com as máquinas.”
"Acho que na sexta-feira vou começar a mexer um pouco no pulso e pouco a pouco vamos recuperar bem a lesão."
A lesão de Lorenzo criou uma situação complicada para a Honda, já que seu companheiro de equipe Marc Márquez ainda está se recuperando de uma cirurgia por conta própria, realizada em seu ombro em dezembro.
Stefan Bradl, que está atualmente testando a Honda RC213V em Jerez, ao lado do Mundial de Superbike, irá substituir Lorenzo em Sepang.
"Não é a melhor situação, mas é muito melhor que estejamos assim agora do que no meio da temporada", disse o chefe da equipe, Alberto Puig.
"Nossa prioridade é fazer com que os pilotos estejam em forma no dia 10 de março, quando começarmos o campeonato."
Reportagem adicional por German Garcia Casanova
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.