Meio-irmão de Rossi, Marini deixa VR46 e deve substituir Márquez na Honda; di Giannantonio pode assumir vaga na equipe de 'Vale'
Categoria máxima do motociclismo global vive 'dança das cadeiras' em meio à etapa de Valência, que encerra a temporada 2023; saiba tudo no Motorsport.com
Meio-irmão do italiano Valentino Rossi, heptacampeão da MotoGP, o jovem Luca Marini, também da Itália, teve confirmada, neste sábado, sua saída da VR46 Ducati na classe rainha da motovelocidade. Com isso, ele tem caminho aberto para se juntar à Honda em 2024.
Caso a transferência se confirme, ele assumirá a vaga que era do espanhol Marc Márquez, hexacampeão da MotoGP e rival de Rossi na categoria. O piloto ibérico vai para a Gresini Ducati, substituindo o italiano Fabio di Giannantonio, que, por ora, não tem moto para o próximo ano.
De todo modo, o fato é que a possível ida de Marini para a Honda deve se tornar mais um passo em sua ascensão meteórica na classe rainha, à qual chegou em 2021 na Avintia, então parceira da VR46. A organização de Valentino, então, entrou na MotoGP como equipe em 2022, quando Luca passou a despontar na MotoGP. Em 2023, o italiano seguiu performando bem, embora aquém do companheiro e compatriota Marco Bezzecchi, mas foi o suficiente para entrar no radar da Honda.
Ele deve, portanto, ser confirmado como o novo companheiro do espanhol Joan Mir, campeão de 2020, na equipe de fábrica da fabricante japonesa. A confirmação do fim do ciclo de Marini com a VR46, time satélite da Ducati e de propriedade de Rossi, veio através de um comunicado.
"A VR46 e Luca Marini anunciam, após seis temporadas de objetivos compartilhados, que não continuarão juntos em 2024. Chegou a hora de ambas as partes buscarem metas e resultados ambiciosos seguindo caminhos diferentes. Toda a gerência, a equipe e as pessoas envolvidas no projeto desejam a Luca o melhor para o seu futuro. Luca entrou para a equipe na Moto2, no final de 2017, e alcançou seus resultados mais prestigiados dentro dessa família", postou o esquadrão.
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
Luca Marini, Equipe VR46 Racing
Na MotoGP, Marini tem duas poles, quatro pódios em corridas sprint e dois top 3s em provas principais disputadas aos domingos -- um segundo lugar no GP das Américas de 2023, em Austin (EUA), e um terceiro lugar no Catar, na semana passada.
A vaga de Marini na VR46 parece estar na mira de dois pilotos: um deles é o próprio di Giannantonio, com o concorrente mais especulado sendo o também italiano Tony Arbolino, da Moto2. Um dos 'cartolas' que tomarão a decisão é justamente 'Vale', o antigo #46 da MotoGP.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.