MotoGP anuncia plano para retomada da temporada com duas provas em Jerez em julho
A Dorna Sports e o circuito de Jerez chegaram a um acordo para fazer duas provas no local, mas dependem de aprovação do governo
A pandemia da Covid-19 impactou 11 das 20 etapas da temporada 2020 da MotoGP, com as provas do Catar, Holanda, Alemanha e Finlândia sendo canceladas. E com os governos europeus começando a relaxar as regras de isolamento, a categoria passou a buscar um local para iniciar sua temporada. E pode ter encontrado a solução na Espanha.
A Dorna está trabalhando para montar um calendário com 10 a 12 provas, centralizados na Europa, tendo como alvo inicial para a temporada o GP da República Tcheca em agosto.
Porém, após uma reunião virtual feita nesta quinta, a Dorna chegou a um acordo com o circuito de Jerez, sede do GP da Espanha, marcado inicialmente para o último final de semana, para começar a temporada em 19 de junho com o próprio GP da Espanha, seguido do GP de Andaluzia em 26 de julho, na mesma pista.
Após a passagem da MotoGP, Jerez também deve receber uma etapa do Mundial de Superbike, que provavelmente seria a segunda prova da temporada, após a abertura em Phillip Island, marcado para 02 de agosto.
A proposta ainda depende de duas aprovações: primeiro, do governo espanhol e, segundo, da Federação Internacional de Motociclismo.
"Na manhã desta quinta, o governo da Andaluzia, através da Secretaria de Turismo, o Conselho da cidade de Jerez e a empresa Dorna, chegaram a um acordo para realizar duas etapas do Campeonato Mundial de MotoGP no circuito de Jerez em 19 e 26 de julho", explicou o vice-presidente do governo de Andaluzia, Juan Marín.
"A partir de agora, vamos entregar ao governo da Espanha e à Federação Internacional (FIM) o pedido de autorização e requerimentos necessários para garantir a segurança de todos os participantes e equipes que estarão na Andaluzia nesse verão".
"Acredito que sejam notícias magníficas e queremos agradecer o Conselho local porque sabemos o esforço necessário para organizar esses eventos, e a Dorna por confiar novamente no circuito de Jerez".
A Dorna revelou seus planos de ter um paddock reduzido com aproximadamente 1,6 mil pessoas totalizando as equipes da MotoGP, Moto2 e Moto3, além da equipe de televisão da Dorna. A empresa também planeja comprar 10 mil kits de teste para monitorar regularmente os membros do paddock.
Veja como o coronavírus tem afetado o esporte a motor pelo mundo
O dia em que o Barão Vermelho 'invadiu' o GP do Brasil em uma Kombi velha
PODCAST: Os cinco maiores mitos e verdades da F1
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.