MotoGP: Binder lidera TL1 do GP do Catar, enquanto Bagnaia cai no final
Sul-africano da KTM estabeleceu o melhor tempo da sessão calçando um pneu traseiro médio; Ducati tem começo fraco
Brad Binder, da KTM, liderou a equilibrada primeira sessão de treinos da MotoGP 2022 para a etapa do Catar, enquanto o atual vice-campeão, Francesco Bagnaia, caiu no final. Ao contrário dos anos anteriores, não houve testes no Circuito Internacional de Losail antes da abertura do campeonato deste fim de semana.
Com o TL1 sendo realizado à luz do dia, as atividades foram em grande parte um exercício de limpeza da pista – embora os tempos de volta tenham sido sólidos para as condições.
Logo no começo, o estreante da RNF Racing, Darryn Binder – que veio da Moto3 – teve problemas, quando sua Yamaha de 2021 quebrou e ficou se arrastando pelo chão.
Aleix Espargaró, da Aprilia, liderou as primeiras voltas com 1:56.225, e melhorou a marca quando a sessão chegou aos 10 minutos - 1:55.378
O tempo permaneceria como referência até os oito minutos finais, quando o campeão de 2020, Joan Mir, chegou ao topo com pneus duros - 1:53.371.
Isso seria superado pelo companheiro de Suzuki, Álex Rins, alguns minutos depois, com o espanhol optando por usar novos pneus macios dianteiros e traseiros.
O tricampeão da MotoGP foi à ponta com 1:55.278, e melhorou em 0s001 na volta seguinte.
Alex Rins, Team Suzuki MotoGP
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
Isso não seria problema para um grupo de pilotos equipados com borracha nova - embora apenas Rins permanecesse nos macios. Marc Márquez, da Honda, assumiu o primeiro lugar, antes de ser imediatamente deposto por Takaaki Nakagami, da LCR.
No entanto, principais honras no TL1 foram para Binder, que terminou a primeira sessão de 45 minutos de 2022 no topo com 1:54.851 em um pneu traseiro médio – 0s056 à frente de Nakagami.
Rins fechou o top 3, enquanto Pol Espargaró saltou à frente do companheiro de equipe Márquez.
O melhor da Yamaha foi Franco Morbidelli, em sexto 1:55,294., enquanto o parceiro de garagem e atual campeão, Fabio Quartararo, ficou em 11º – 0s749 abaixo do ritmo.
Francesco Bagnaia, Ducati Team
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
A Ducati fez o primeiro anúncio bombástico de 2022 quando foi revelado na quinta-feira pelo Motorsport.com que seus pilotos de fábrica Jack Miller e Bagnaia voltaram para um motor atualizado de 2021 para o resto da nova temporada.
No início da sexta-feira, o chefe da equipe, Davide Tardozzi, refutou as alegações de que o italiano havia danificado o motor de 2022, observando que a especificação atualizada de 2021 era simplesmente mais adequada ao seu estilo.
Bagnaia sofreu um estranho acidente frontal na curva 6 a cinco minutos do final, deixando-o em 18º atrás de Johann Zarco, da Pramac, Andrea Dovizioso, da RNF, e da Aprilia de Maverick Viñales.
Classificação final do TL1 do GP do Catar:
Cla | Piloto | Moto | Voltas | Tempo | Diferença | |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | Brad Binder | KTM | 16 | 1'54.851 | ||
2 | Takaaki Nakagami | Honda | 17 | 1'54.907 | 0.056 | |
3 | Alex Rins | Suzuki | 17 | 1'54.978 | 0.127 | |
4 | Pol Espargaro | Honda | 17 | 1'55.126 | 0.275 | |
5 | Marc Marquez | Honda | 18 | 1'55.137 | 0.286 | |
6 | Franco Morbidelli | Yamaha | 18 | 1'55.294 | 0.443 | |
7 | Joan Mir | Suzuki | 16 | 1'55.371 | 0.520 | |
8 | Aleix Espargaro | Aprilia | 16 | 1'55.378 | 0.527 | |
9 | Alex Marquez | Honda | 17 | 1'55.385 | 0.534 | |
10 | Miguel Oliveira | KTM | 17 | 1'55.470 | 0.619 | |
11 | Fabio Quartararo | Yamaha | 18 | 1'55.600 | 0.749 | |
12 | Jorge Martin | Ducati | 17 | 1'55.688 | 0.837 | |
13 | Jack Miller | Ducati | 18 | 1'55.745 | 0.894 | |
14 | Enea Bastianini | Ducati | 14 | 1'55.768 | 0.917 | |
15 | Maverick Viñales | Aprilia | 16 | 1'55.815 | 0.964 | |
16 | Andrea Dovizioso | Yamaha | 17 | 1'55.895 | 1.044 | |
17 | Johann Zarco | Ducati | 12 | 1'55.960 | 1.109 | |
18 | Francesco Bagnaia | Ducati | 14 | 1'56.112 | 1.261 | |
19 | Remy Gardner | KTM | 16 | 1'56.262 | 1.411 | |
20 | Luca Marini | Ducati | 13 | 1'56.540 | 1.689 | |
21 | Raul Fernandez | KTM | 16 | 1'56.660 | 1.809 | |
22 | Fabio Di Giannantonio | Ducati | 14 | 1'56.753 | 1.902 | |
23 | Darryn Binder | Yamaha | 16 | 1'57.347 | 2.496 | |
24 | Marco Bezzecchi | Ducati | 14 | 1'57.430 | 2.579 | |
Ver resultados completos |
HAAS: Saiba BASTIDORES de FITTIPALDI vs GIOVINAZZI vs MAZEPIN pela vaga de titular em meio à GUERRA
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #164 - Certezas e dúvidas após pré-temporada da F1 na Espanha
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.