Recomendado para você

Raul Fernández vence pela primeira vez na MotoGP no GP da Austrália

Raul Fernández vence pela primeira vez na MotoGP no GP da Austrália

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
Raul Fernández vence pela primeira vez na MotoGP no GP da Austrália
Moto2: Moreira é terceiro em corrida insana na Austrália e reduz diferença para líder González; Agius vence

Moto2: Moreira é terceiro em corrida insana na Austrália e reduz diferença para líder González; Agius vence

Moto2
Moto2
Moto2: Moreira é terceiro em corrida insana na Austrália e reduz diferença para líder González; Agius vence
F1 - Norris se diz surpreso com P2 no grid em Austin: "Simplesmente impossível de pilotar"

F1 - Norris se diz surpreso com P2 no grid em Austin: "Simplesmente impossível de pilotar"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Norris se diz surpreso com P2 no grid em Austin: "Simplesmente impossível de pilotar"
F1: Piastri aponta falta de confiança em resultado da classificação

F1: Piastri aponta falta de confiança em resultado da classificação

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Piastri aponta falta de confiança em resultado da classificação
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida principal no GP dos Estados Unidos, em Austin

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida principal no GP dos Estados Unidos, em Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida principal no GP dos Estados Unidos, em Austin
NASCAR Xfinity: Austin Hill vence na caótica Talladega, com duas bandeiras vermelhas; Motorsport transmite categoria

NASCAR Xfinity: Austin Hill vence na caótica Talladega, com duas bandeiras vermelhas; Motorsport transmite categoria

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Talladega II
NASCAR Xfinity: Austin Hill vence na caótica Talladega, com duas bandeiras vermelhas; Motorsport transmite categoria
F1: Brown volta atrás após criticar Hulkenberg por abandono das McLarens na sprint; piloto responde

F1: Brown volta atrás após criticar Hulkenberg por abandono das McLarens na sprint; piloto responde

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Brown volta atrás após criticar Hulkenberg por abandono das McLarens na sprint; piloto responde
F1: Verstappen elogia carro perfeito em todo o Circuito das Américas após pole

F1: Verstappen elogia carro perfeito em todo o Circuito das Américas após pole

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen elogia carro perfeito em todo o Circuito das Américas após pole

MotoGP confirma sistema de concessões para a temporada 2024

Ducati será a única com o máximo de restrições para o próximo ano

Francesco Bagnaia, Ducati Team

A MotoGP confirmou nesta semana um sistema revisado de concessões para a temporada 2024, com uma nova base de cálculos.

Mais cedo neste ano, o Motorsport.com revelou que a MotoGP considerava trazer novamente as concessões para frear o avanço da Ducati e ajudar Honda e Yamaha. A proposta visava limitar alocação de pneus, wildcards e desenvolvimento de motores, com a italiana recebendo as principais restrições, além do uso de uma escala decrescente com base nas posições do campeonato.

Leia também:

Agora, a MotoGP confirmou o retorno das concessões e os parâmetros sobre como o sistema funcionará, com a anuência das montadoras. Elas serão colocadas em quatro grupos com base no percentual do máximo de pontos possíveis conquistados em cada janela de avaliação.

Haverão duas janelas de avaliação para as montadoras. A primeira é válida do primeiro evento da temporada para o último, e a segunda é do primeiro evento após a proibição dos testes de verão até o último evento pré-proibição da temporada seguinte.

As montadoras serão colocadas em quatro grupos: A, B, C e D. As do Grupo A terá obtido pelo menos 85% do máximo de pontos de construtores, recebendo 170 pneus de testes, testes privados com pilotos apenas em três circuitos, sem wildcards, um máximo de oito motores por ano e um desenvolvimento congelado além de apenas uma atualização aerodinâmica por ano.

Maverick Vinales, Aprilia Racing Team

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

Maverick Vinales, Aprilia Racing Team

No Grupo B, o percentual de pontos fica entre 60 e 85% e o C entre 35% e 60%. Fechando, o D tem que ser abaixo de 35%.

Marcas nos Grupos B e C  ficarão sujeitos aos mesmos limites de testes, número de motores, congelamento no desenvolvimento e desenvolvimentos aerodinâmicos, mas podem ter três ou seis wildcards, respectivamente, além de 190 e 220 pneus de teste.

Já as do Grupo D receberão 260 testes de pneus, testes em qualquer circuito, seis wildcards e um máximo de 10 motores com desenvolvimento livres e dois desenvolvimentos aerodinâmicos no ano.

Se uma montadora mudar de Grupo na segunda janela mencionada, as concessões serão ajustadas de acordo.

Para 2024, a Ducati será a única no Grupo A, com KTM e Aprilia no Grupo C e Yamaha e Honda no Grupo D.

FRENTE A FRENTE COM WOLFF: Bastidores da entrevista exclusiva com chefe da Mercedes no GP do Brasil!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Rossi teme Márquez na Ducati e manda alerta ao grid da MotoGP: "Será extremamente perigoso"
Próximo artigo MotoGP: Trackhouse Racing chega oficialmente em 2024 como satélite da Aprilia e substituta da RNF

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros