MotoGP: Ducati admite que reação à escolha de Márquez na equipe oficial foi "dividida"
Montadora italiana terá um cenário radicalmente diferente em 2025 em relação ao que vive hoje
A Ducati diz que sua decisão de contratar Marc Márquez para correr na equipe oficial a partir da temporada de 2025 da MotoGP gerou uma resposta "dividida" na Itália.
A marca admitiu que recebeu algumas críticas por escolher o hexacampeão em vez de Jorge Martín como companheiro de equipe de Francesco Bagania para a próxima temporada.
Inicialmente, a Ducati havia escolhido Martin, vice-campeão do ano passado, para substituir Enea Bastianini, como parte de um plano mais amplo que incluía colocar Marquez na Pramac em uma motocicleta com especificações de fábrica.
Mas a relutância do último em se juntar à equipe de Paolo Campinoti mudou as coisas, forçando a Ducati a voltar atrás em sua decisão original e promover Márquez da Gresini.
Embora a adição do piloto de 31 anos de idade seja um grande impulso para a equipe, tanto do ponto de vista competitivo quanto de marketing, ela veio ao custo de seus relacionamentos de longo prazo com Martín e Pramac.
O CEO da Ducati, Claudio Domenicali, está ciente de que sua escolha não recebeu apoio unânime, com Martín tendo sido preterido para a vaga, apesar de ter provado seu valor repetidamente com a Pramac desde sua estreia na MotoGP em 2021.
"Foi uma escolha muito difícil para nós, porque gostamos muito de Jorge", disse ele. "Então a escolha foi Jorge ou Marc. Jorge está conosco há muito tempo, ele é muito forte. Foi muito difícil. O tempo dirá se foi a escolha certa ou não".
Jorge Martin, Pramac Racing, Marc Marquez, Gresini Racing
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
"A escolha de Marc é muito controversa, muito mais na Itália do que no resto do mundo, por causa de sua história e do que aconteceu no passado. "Pelo que leio, ninguém questiona seu talento, mas vários têm opiniões muito caracterizadas sobre sua história".
Embora não se possa negar que a contratação de Márquez seja um grande golpe de marketing para a Ducati, ela estará, sem dúvida, em uma posição mais fraca em relação às rivais no próximo ano.
Em primeiro lugar, ela terá duas motos a menos no grid, com a Pramac encerrando uma parceria de 20 anos para se tornar uma equipe satélite da Yamaha em 2025. Em segundo lugar, o atual piloto da VR46 , Marco Bezzecchi, se juntará a Martín na Aprilia no próximo ano, enquanto Bastianini também deixará completamente a Ducati em favor de uma mudança para a Tech3 KTM.
Perguntado se a mudança no mercado de pilotos instigada pela Ducati havia fortalecido demais a oposição, Domenicali disse: "Esperamos que não, no sentido de que precisamos dos pilotos, da motocicleta e da técnica. Você precisa dosar bem sua energia."
Referindo-se ao fato de a Ducati ter apertado o bolso em um momento em que os fabricantes rivais ofereceram contratos com muito dinheiro para atrair seus pilotos, Domenicali acrescentou: "Há também um problema geral de sustentabilidade desse ambiente, vários fabricantes estão fazendo escolhas que não são sustentáveis na minha opinião, mas é a minha opinião".
"Prestamos muita atenção para garantir que a empresa seja uma só, as corridas, a empresa, as famílias em Borgo Panigale. Equilibrando o que gastamos para desenvolver a motocicleta com o que gastamos com os pilotos".
EXCLUSIVA com FABIO QUARTARARO e ÁLEX RINS: Astros da Yamaha MANDAM A REAL sobre MotoGP, Brasil e +
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
PÓDIO CAST EXCLUSIVO! Entrevistas com Fabio Quartararo e Álex Rins
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.