MotoGP: Ducati interrompe desenvolvimento da moto 2024 na reta final da briga pelo título entre Martín e Bagnaia

Ideia é que dupla não tenha surpresas na reta final do campeonato que possam favorecer um ou o outro

Francesco Bagnaia, Ducati Team, Jorge Martin, Pramac Racing

Com a briga pelo título da temporada 2024 da MotoGP se intensificando entre Jorge Martín e Francesco Bagnaia, a Ducati anunciou a interrupção do desenvolvimento da GP24, sem entregar mais nenhuma atualização para os pilotos nestas quatro corridas finais.

Com quatro GPs pela frente (Austrália, Tailândia, Malásia e Valência) e 10 pontos separando os líderes na classificação com 148 ainda em jogo, a Ducati tomou a decisão para que a dupla possa lutar pelo título com o equipamento que já conhece, sem surpresas que possam favorecer um ou o outro.

Leia também:

Bagnaia conquistou sua oitava vitória do ano e a quarta limpa de fim de semana em Motegi no último domingo, levanto todos os 37 pontos em jogo. DAepois de chegar ao Japão com um déficit de 21, o italiano recuperou 11 em um único evento, confirmando que a batalha entre ele e o espanhol está mais aberta do que nunca.

Seja por causa da igualdade entre os dois, compromissos contratuais ou uma simples questão de fair play, a Ducati decidiu interromper o desenvolvimento da Desmosedici GP24. Segundo apurado pelo Motorsport.com, a última atualização ocorreu em Silverstone, há dois meses, e foi uma carenagem na parte inferior da moto.

Apesar do fato de que Martín deixará a marca Borgo Panigale no final da temporada para se juntar à Aprilia em 2025, os executivos da fabricante continuam insistindo que o espanhol terá exatamente as mesmas ferramentas que tinha antes de anunciar sua saída, para lutar pelo que seria seu primeiro título na MotoGP.

Francesco Bagnaia, Ducati Team, Jorge Martin, Pramac Racing

Francesco Bagnaia, Equipe Ducati, Jorge Martin, Pramac Racing

Foto de: Dorna

Os acordos de Bagnaia e Martin com a Ducati são idênticos, independentemente de seus salários, e isso pode ser extrapolado para Enea Bastianini e Franco Morbidelli, os outros dois pilotos que guiam a GP24. Isso significa que qualquer melhoria que um deles receba deve estar disponível para os outros três.

Precisamente por esse motivo, os elementos mais relevantes que a Ducati colocou em pista no teste coletivo realizado no mês passado em Misano não serão mais incorporados à GP24, mas sim diretamente à GP25.

"Em Misano, testei um novo chassi, que nem eu nem Jorge poderemos usar este ano. Basicamente, porque é uma evolução que a Ducati deveria ser capaz de oferecer por contrato a todos os pilotos que andam na GP24. Mas, infelizmente, não há peças suficientes", disse Bagnaia ao Motorsport.com.

"Nossa moto [a dele e a de Martín] permanecerá como está até o final da temporada. E é uma pena, porque é um passo importante, que provavelmente poderia ajudar a fazer a diferença. Mas a Ducati sempre foi clara quanto a isso, e as duas motos serão as mesmas até o final. Esse chassi será o ponto de partida para a Ducati do próximo ano".

A Ducati afirma dar tratamento igual aos dois principais candidatos ao título, mas isso obviamente se limita a esta temporada. A mudança de Martín para a Aprilia significou que ele não testou o chassi em questão no circuito italiano.

Na verdade, nem ele nem qualquer membro da Pramac, que mudará para motos Yamaha na próxima temporada, puderam entrar na garagem da Ducati, algo que habitual nos testes.

Perguntado diretamente sobre a confiança que ele tem na Ducati para manter sua promessa até o final em Valência, Martín disse: "A Ducati está me apoiando 100%. Minha moto está perfeita e estou convencido de que continuará assim até o final do campeonato mundial".

Bagnaia DOMINA, mas Martín COMPENSA ERRO e BOTA PRESSÃO em Pecco antes de 'DECISÕES'! Acosta SOFRE

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Batalha até o fim? Pódio Cast analisa GP do Japão e reta final da temporada 2024

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Patrocinador da Gresini na Moto2 pede demissão de piloto espanhol pelo uso de símbolo japonês
Próximo artigo MotoGP confirma congelamento dos motores até o fim de 2026

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil