MotoGP - Quartararo alerta Yamaha: "Moto de 2026 decidirá meu futuro"
Francês fala abertamente sobre frustrações que sente com a moto atual e com o protótipo de 2026

Após seus primeiros testes oficiais com a nova M1 da Yamaha com motor V4, o francês Fabio Quartararo voltou aos holofotes no dia de mídia da MotoGP pré GP do Japão. O francês vê potencial na moto, mas alertou a marca japonesa que há muito trabalho pela frente, com a performance de 2026 sendo fundamental antes de iniciarem as discussões pela renovação do contrato.
A empresa sediada em Iwata colocou na pista durante o GP em Misano, nas mãos de seu testador Augusto Fernandez, sua nova moto com motor V4, que aposentará a M1 atual, com quatro cilindros em linha.
Na segunda-feira, as motos do espanhol foram passadas para Fabio Quartararo, Álex Rins e Jack Miller. Mas 'El Diablo', a ponta de lança do projeto, não ficou convencido com o novo motor, achando que a máquina atualizada era pior do que a atual e que não resolveria os problemas crônicos que a M1 vem sofrendo há algum tempo.
Quartararo disse à DAZN em sua chegada a Motegi na quinta-feira:"O teste de Misano me deixou com o gosto de uma bebida que você não sabe se é boa ou não. Mas foi um teste em que tentamos muitas coisas. Um teste em que queríamos experimentar todas as geometrias possíveis da moto e coletar informações", ele começou.
"Para mim, não, o motor V4 não é a solução para nossos problemas. Vimos também outras marcas que tiveram muitas dificuldades com esse motor, portanto, ele não é a solução de forma alguma. Agora, é difícil fazer uma moto tão competitiva em poucos meses. Mas espero que a Yamaha tenha entendido muito bem o que aconteceu no teste de Misano e que todos os pontos sejam melhorados", continuou.
Depois disso, o campeão de 2021 falou com a mídia escrita, incluindo o Motorsport.com, e começou analisando o que esperar deste fim de semana, especial para a marca japonesa, devido ao número de chefes que estarão presentes na corrida em casa. Algo que, por outro lado, não preocupa Quartararo.

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing
Foto de: Yamaha MotoGP
"Eu não me preocupo com as pessoas [que estarão aqui]. Eu só me preocupo comigo e com a equipe para fazer o melhor trabalho possível. Sempre darei meu 100%. Portanto, não importa quem esteja aqui. Deve ser uma pista difícil, especialmente porque há muita aceleração nas curvas lentas. E os pneus são algo que ainda não conseguimos controlar. Mas, em uma volta, acho que podemos ser rápidos. E, com esse ritmo, vamos sobreviver".
Voltando ao teste e a algumas novas informações que podem ser usadas no Japão, Quartararo foi realista e deixou a bola no campo da Yamaha, confirmando que eles têm muito trabalho a fazer para colocar uma moto competitiva na pista:
"Não, eu realmente não tenho nenhuma informação. Tento me concentrar apenas em mim mesmo. Eles sabem o que precisam fazer para serem mais rápidos, precisam trabalhar muito. Mas, no momento, só quero me concentrar em mim e deixar que eles façam seu trabalho".
"Não vou ser discreto. Estou falando da realidade. E quando você está tão distante como nós, é difícil voltar [ao topo] de verdade. E o projeto é novo. Então, espero que eles consigam fazer mágica em alguns meses. Acho que não preciso colocar muita pressão [na Yamaha]".
"Porque é a moto que vou usar no próximo ano e a que me fará decidir sobre meu futuro [meu contrato termina em 2026]. Então, acho que a Yamaha quer me manter e eles sabem o que precisam fazer. Então, não quero colocar muita pressão. Estou apenas esperando que eles tragam algo novo. É claro que é apenas o começo. Mas espero que eles possam realmente trazer algumas atualizações nas quais realmente sofremos".
Por fim, o #20 falou sobre o ano de Marc Márquez, que pode ser coroado campeão neste fim de semana:
"2020 foi seu melhor momento. Na primeira corrida, ele estava super rápido. Ele caiu, voltou e estava quase em segundo. Depois aconteceu o que aconteceu: lesões, a moto não estava funcionando... A confiança não estava lá. A confiança não estava lá. Ele se mudou para uma equipe satélite e depois para uma equipe de fábrica. E ele teve uma temporada incrível. É [inacreditável] o quanto ele é forte mentalmente. E o quanto ele é bom como piloto. Para mim, ele é 10 de 10", concluiu.
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