Últimas notícias

MotoGP: Resultado de apelo contra Ducati deve sair semana que vem

Honda, Suzuki, Aprilia e KTM apelaram contra winglet usado pela equipe de Dovizioso no Grande Prêmio do Catar, que abriu a temporada

Andrea Dovizioso, Ducati Team

Após vitória de Andrea Dovizioso no GP do Catar, que abriu a temporada 2019 da MotoGP, quatro equipes fizeram apelo contra um aparato aerodinâmico utilizado pela Ducati no circuito de Losail. O resultado deve sair na próxima semana, podendo ocasionar a perda da vitória do piloto italiano.

A audiência relativa à questão ocorreu nesta sexta-feira, na sede da Federação Internacional de Motociclismo, na cidade suíça de Mies, de modo que um veredito deve sair na segunda ou na terça-feira. O Tribunal de Apelações foi constituído por Anand Sashidharan (Índia), Lars Nilsson (Suécia) e Sakari Vuorensola (Finlândia).

Eles ouviram argumentos da Ducati, que usou o winglet na parte traseira de sua moto após a aprovação do diretor técnico da MotoGP Danny Aldridge. Também foram ouvidas as equipes reclamantes: Honda, Suzuki, Aprilia e KTM.

Leia também:


A Ducati foi representada pelo chefe de tecnologia Gigi Dall'Igna e pelo diretor técnico Fabiano Sterlacchini, que tinha defendido a equipe no Catar. Alberto Puig (Honda), Davide Brivio (Suzuki), Massimo Rivola (Aprilia) e Mike Leitner (KTM) representaram as equipes que fizeram a acusação. Honda e KTM tinham um advogado cada, enquanto Aprilia e Suzuki tinham um compartilhado. Aldrige também participou via Skype.

O desfecho do caso permanece incerto, mas o sentimento entre as escuderias é que a posição de Aldridge – divulgada em 2 de março após o final dos testes de pré-temporada - torna mais difícil provar que o winglet da Ducati vai contra os regulamentos.

O que continua a ser provável, no entanto, é que os regulamentos devem ser alterados no futuro próximo para limitar ou erradicar este tipo de desenvolvimento aerodinâmico.

Representante da Aprilia, Rivola disse que o objetivo do recurso não é tirar a vitória de Dovizioso no Catar, apenas estabelecer a legalidade do winglet e uma nova regulamentação para essa parte aerodinâmica.

No entanto, o fato do dispositivo ter sido permitido com base na refrigeração do pneu traseiro pode abrir a porta para que peças sejam consideradas legais, mesmo que também gerem downforce, o que é teoricamente proibido pelas regras atuais.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Chefe da MotoGP sugere que F1 copie seu modelo de distribuição de dinheiro
Próximo artigo KTM diz que mudar conceito inovador de chassi “não é opção”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil