MotoGP - Rossi critica Ducati por caos criado com contratação de Márquez: "É normal que os pilotos se sintam traídos"
Multicampeão defende que Bagnaia está pronto para encarar o desafio que Márquez trará para a equipe
Valentino Rossi se junta àqueles que criticam a Ducati, acreditando que a marca tenha cometido um erro ao escolher Marc Márquez como companheiro de Francesco Bagnaia na temporada 2025 da MotoGP, devido às consequências e considerações envolvidas com sua chegada, como as perdas de Jorge Martín e Enea Bastianini, além da troca da Pramac para a Yamaha.
Considerando o histórico de desentendimentos entre o italiano e o catalão, é compreensível que Il Dottore tenha, sem dúvida, se posicionado com os mais críticos da opinião em relação à chegada do piloto #93 à equipe oficial da Ducati.
De acordo com Rossi, o fato de a Ducati ter optado por Márquez em vez de Martín foi o gatilho que levou a Pramac a não prolongar seu relacionamento com a marca. E não apenas isso, mas também o desmantelamento da pirâmide que havia sido montada e que levou alguns pilotos da marca anunciarem sua saída.
Em entrevista concedida ao jornal francês 'L'Équipe', Rossi se mostrou à vontade para criticar os responsáveis pelo futuro da marca, a quem acusa de não medir as consequências de sua escolha, ao mesmo tempo em que defendeu as credenciais de Pecco, seu pupilo na Academia VR46.
"Eu não entendi muito bem, tudo parecia estar pronto para a contratação de Martín", disse. "A Ducati tinha um sistema interessante, com uma pirâmide que permitia o progresso de jovens pilotos. Então, Pecco foi trazido a bordo, e Martín e Marco Bezzechi também estavam esperando por ele. E, de repente, a Ducati decidiu trazer Marc", acrescentou.
"É normal que [os pilotos] se sintam traídos. De um momento para o outro, eles não servem mais, então não me surpreende que eles considerem a escolha de Márquez uma piada", reflete o piloto de Tavullia, que vê a mudança como um mau negócio para a fabricante, especialmente em termos da estabilidade que ele havia alcançado.
"A consequência disso [a contratação de Márquez] é o rompimento da aliança com a Pramac", argumentou, referindo-se ao contrato de mais de cinco anos assinado pela equipe de Paolo Campinoti e a Yamaha, que recupera sua equipe satélite.
Questionado sobre o efeito que a chegada de Márquez poderia ter sobre Bagnaia, Rossi acredita que seu pupilo está mais do que pronto para encarar o desafio que tem pela frente.
"Pecco está pronto. Ele está fazendo a diferença e conseguiu elevar o nível. Ele é bicampeão mundial e está lutando pelo terceiro título, mas, na minha opinião, ele não precisava ter Marc no box para provar que é o número um", disse o multicampeão.
Jorge Martin, Pramac Racing, Enea Bastianini, Ducati Team, Francesco Bagnaia, Ducati Team
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
MARTÍN retoma LIDERANÇA da MOTOGP! Final do BRASILEIRO DE MOTOCROSS e Yamaha na F-E com DI GRASSI
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
PÓDIO CAST traz tudo sobre a final do Brasileiro de Motocross e a MotoGP em Silverstone
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.