MotoGP: Viñales aliviado de "muita pressão" após vitória na Holanda
Espanhol conquistou a primeira vitória da Yamaha em dois anos e festejou o fim de semana "bom da sexta até o domingo"
Maverick Viñales saiu vitorioso de uma luta tripla com Marc Márquez e Fabio Quartararo na etapa da Holanda da MotoGP. O espanhol superou o pentacampeão pela ponta nas últimas voltas em Assen e venceu a prova com quase cinco segundos de vantagem para o piloto da Honda (veja fotos da comemoração de Viñales em galeria no fim desta matéria).
A vitória do espanhol da Yamaha vem depois de um início difícil em 2019, já que Viñales foi derrubado por outros pilotos em três etapas neste ano, mais recentemente por Jorge Lorenzo em Barcelona.
Após o triunfo na Holanda, o companheiro de Valentino Rossi se disse aliviado. "Foi incrível porque passei por momentos muito difíceis", desabafou o espanhol, que fez ainda uma recapitulação de sua temporada.
"Fui derrubado em duas corridas e, em seguida, fui bem na largada em Austin, que foi a corrida em que me senti mais preparado. Em Barcelona, acho que tínhamos chances de vencer, então fiquei muito feliz quando cruzei a linha de chegada, aliviei muita pressão".
"Trazer a Yamaha para o topo é algo inacreditável, porque em dois anos somos os únicos (entre os pilotos da Yamaha) a vencer até o momento, mas tenho que dizer que o time todo está de parabéns", completou.
Viñales acrescentou que não esperava ter um ritmo tão forte e que achava que seria menos competitivo na corrida, algo que tem se verificado para o piloto espanhol nos últimos anos com a Yamaha.
"É difícil de acreditar, porque achei que não conseguiria manter o ritmo porque no warm-up não fui mal com pneus usados, mas sempre sabemos que do aquecimento até a corrida nós perdemos alguns décimos. Mas no final eu consegui rodar na casa dos 1m33s o tempo todo. Fiquei muito feliz”.
"Tive uma classificação boa neste fim de semana, então eu sabia que, partindo da primeira fila, teria chances de vencer a corrida. Esperava que mais pilotos brigassem pela liderança, mas, de alguma forma, no final da corrida tivemos apenas três”.
"Eu joguei minhas cartas da melhor maneira. Sabia que tinha o pneu duro na traseira, então estava economizando meu potencial para as últimas 10 voltas, forcei no momento certo. Tentei seguir um bom ritmo. A melhor sensação é que finalmente o trabalho foi bem feito da sexta até o domingo. Isso é o mais importante", comemorou o espanhol.
GALERIA: Viñales comemora vitória no GP da Holanda
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.