Recomendado para você

IMSA: Irmãos Pietro e Enzo Fittipaldi disputam juntos as 24 Horas de Daytona com a Pratt Miller

IMSA: Irmãos Pietro e Enzo Fittipaldi disputam juntos as 24 Horas de Daytona com a Pratt Miller

IMSA
IMSA
IMSA: Irmãos Pietro e Enzo Fittipaldi disputam juntos as 24 Horas de Daytona com a Pratt Miller
ANÁLISE F1: Verstappen pode aproveitar chuva em Interlagos, mas McLaren é favorita

ANÁLISE F1: Verstappen pode aproveitar chuva em Interlagos, mas McLaren é favorita

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
ANÁLISE F1: Verstappen pode aproveitar chuva em Interlagos, mas McLaren é favorita
F1 - Ralf Schumacher: GP de São Paulo define chances de título de Verstappen em 2025

F1 - Ralf Schumacher: GP de São Paulo define chances de título de Verstappen em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Ralf Schumacher: GP de São Paulo define chances de título de Verstappen em 2025
F1: Aston Martin contrata ex-engenheiro de Schumacher na Ferrari

F1: Aston Martin contrata ex-engenheiro de Schumacher na Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Aston Martin contrata ex-engenheiro de Schumacher na Ferrari
F1 - Ecclestone detona Hamilton e Vasseur: "Ferrari precisa de um ditador"

F1 - Ecclestone detona Hamilton e Vasseur: "Ferrari precisa de um ditador"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Ecclestone detona Hamilton e Vasseur: "Ferrari precisa de um ditador"
F1: Bortoleto revela empolgação para correr "diante do meu povo" em Interlagos

F1: Bortoleto revela empolgação para correr "diante do meu povo" em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto revela empolgação para correr "diante do meu povo" em Interlagos
MotoGP: Yamaha 'sobe o tom' após críticas de Quartararo

MotoGP: Yamaha 'sobe o tom' após críticas de Quartararo

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Yamaha 'sobe o tom' após críticas de Quartararo
Cartazes, bonés e mais: O que você deve, pode ou não levar ao GP de São Paulo de F1

Cartazes, bonés e mais: O que você deve, pode ou não levar ao GP de São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Cartazes, bonés e mais: O que você deve, pode ou não levar ao GP de São Paulo de F1

MotoGP: Yamaha 'sobe o tom' após críticas de Quartararo

Nova liderança da marca não está reagindo aos comentários do francês como a antiga gestão

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Embora ainda determinada a convencer Fabio Quartararo a renovar, a nova liderança da Yamaha não está reagindo às críticas do francês como a antiga gestão da marca japonesa na MotoGP.

Leia também:

Espera-se que o mercado de pilotos que formará o grid da MotoGP de 2027 comece a se movimentar à medida que a campanha de 2025 se aproxima do fim, entre em erupção no início da próxima temporada e seja amplamente resolvido quando a categoria retornar à Europa, por volta de maio.

Alguns pilotos tentarão ficar onde estão, seja porque estão satisfeitos com suas máquinas atuais ou simplesmente porque é onde seu futuro está mais seguro. Outros tentarão alcançar equipes mais bem posicionadas.

E ainda há Quartararo, que está enfrentando a decisão mais importante de toda a sua carreira até agora. O francês precisa decidir qual macacão usará quando completar 28 anos - normalmente a idade em que os pilotos atingem o auge.

Todos os sinais enviados por Quartararo nos últimos 18 meses apontam para uma mudança de cenário. Sua frustração é compreensível, considerando que sua última vitória data do GP da Alemanha de 2022.

No entanto, deixar a Yamaha significaria se separar do fabricante que lhe deu sua estreia na MotoGP em 2019, depois de oito temporadas com a M1 - a moto que ele pilotou no título mundial em 2021.

Instintivamente, pode-se supor que Quartararo poderia assinar com qualquer equipe que quisesse. Mas se olharmos mais de perto a situação, veremos que suas opções estão significativamente reduzidas, especialmente se ele quiser garantias sobre a competitividade de sua próxima moto.

"Quero poder terminar entre os três primeiros em todos os testes", disse. Isso não parece estar ao alcance do protótipo que a Yamaha está desenvolvendo - que inclui o tão discutido projeto de motor V4 liderado por Augusto Fernandez e Andrea Dovisioso.

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Foto de: Shameem Fahath / Motorsport Network

Quartararo gostaria de permanecer na Yamaha, mas somente com uma motocicleta que lhe permita lutar por vitórias. Ele se sente em casa em uma equipe que construiu ao seu redor, que cuida dele e se esforça para entendê-lo - mesmo quando ele testa a paciência de seus colegas.

"O que a Yamaha não conseguiu em anos, espero que eles consigam em alguns meses. Porque eu não tenho mais tempo, isso está claro", disse Quartararo ao Motorsport.com na Austrália. "Mais do que começar a me movimentar, estou pensando internamente no que realmente quero, no que estaria disposto a fazer".

"O mercado começa a se movimentar mais cedo a cada ano; não posso me dar ao luxo de adormecer", advertiu ele, como tem feito há meses ou mesmo anos, esperando uma reação.

A estratégia de Quartararo vai além do que ele diz aos jornalistas após cada sessão na pista. Há sinais mais sutis: gestos ainda mais desafiadores do que suas palavras, detalhes que alguns podem considerar triviais - como andar pelo paddock sem o traje da equipe. Para uma empresa que lhe paga cerca de 10 milhões de euros por ano, isso é desrespeitoso.

Os membros da Yamaha afirmam que o garoto, outrora alegre e acessível, deu lugar a uma versão mais cinzenta e distante de si mesmo - uma mudança que não passou despercebida. Há um ano, isso talvez não importasse, mas as coisas mudaram desde que Paolo Pavesio substituiu Lin Jarvis como diretor administrativo da Yamaha.

Pavesio vem da divisão de marketing da Yamaha e estava mais ligado ao projeto WorldSBK do que ao MotoGP. Sua abordagem é mais pragmática do que a de Jarvis, cuja opinião foi decisiva quando a Yamaha escolheu Quartararo como sucessor de Valentino Rossi. Pavesio não fez parte desse capítulo, embora esteja totalmente ciente do talento e do potencial do francês.

Paolo Pavesio, Yamaha Racing Managing Director, Lin Jarvis

Paolo Pavesio, Diretor Geral da Yamaha Racing, Lin Jarvis

Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images

A intenção de Pavesio é estender o contrato de Quartararo até o final de 2028, no mínimo. No entanto, o Motorsport.com apurou que a nova gerência agora prioriza o projeto de médio e longo prazo em detrimento de qualquer figura individual - mesmo uma tão significativa quanto Quartararo, o único piloto da Yamaha que marcou um pódio (em Jerez) e fez a pole position (cinco vezes) nesta temporada.

"Não converso muito com Paolo. Para mim, as pessoas que importam são as que estão na garagem", disse Quartararo ao Motorsport na Austrália.

A Yamaha vem aumentando seu investimento na MotoGP, então os executivos da empresa acreditam que as farpas de seu embaixador mais famoso estão prejudicando aqueles que trabalham incansavelmente para ajudá-lo a vencer novamente.

Em menos de duas semanas, Quartararo fará um teste decisivo para o próximo capítulo de sua carreira, mas a M1 com motor V4 não tem sido nada animadora. No entanto, isso não parece preocupar aqueles que estão supervisionando seu desenvolvimento.

"Não vejo os chefes nervosos, para ser honesto. Ninguém parece preocupado. Essa moto vai evoluir - mesmo para o shakedown de fevereiro, já temos melhorias planejadas", disse Fernandez ao Motorsport.com.

Com uma decisão tão importante a ser tomada e a nova abordagem da Yamaha sob o comando de Pavesio, a única pessoa realmente nervosa pode ser o próprio Quartararo.

DIOGO MOREIRA EXCLUSIVO: Liderança da MOTO2, ida à MOTOGP, Márquez x Rossi, GP do BRASIL e + | MotoE

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior GP de Portugal de MotoGP: Horários e como assistir à etapa, com Diogo Moreira na Moto2 e Eric Granado na final da MotoE

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros