VÍDEO: Forte acidente de Bagnaia e 'strike' na curva 1 interrompem prova da MotoGP em Barcelona
Líder e atual campeão foi levado consciente ao centro médico para mais exames e, posteriormente, encaminhado ao hospital, mas foi liberado tendo apenas contusões, evitando fraturas
O GP da Catalunha, 11ª etapa da temporada 2023 da MotoGP, foi interrompido antes mesmo do fim da primeira volta devido a uma série de incidentes, incluindo um acidente assustador envolvendo o líder e atual campeão Francesco Bagnaia.
A confusão começou ainda na largada. Enquanto Bagnaia saiu melhor para se manter na ponta, com Jorge Martín subindo para a segunda posição, aproveitando uma saída ruim das Aprilias de Aleix Espargaró e Maverick Viñales, a confusão começava atrás.
Cinco pilotos, Fabio Di Giannantonio, Johann Zarco, Enea Bastianini, Álex Márquez e Marco Bezzechi acabaram caindo no 'strike' da primeira curva. Mas alguns ainda conseguiram subir na moto e retomar a corrida.
Poucas curvas depois, Bagnaia atacou com força a zebra e, ao entrar na segunda perna do S, já estava se desequilibrando e acabou caindo da moto no meio da pista. Em meio à confusão, uma KTM, possivelmente de Brad Binder, acabou passando por cima da perna do italiano.
Veja o momento abaixo:
A prova foi imediatamente interrompida para o atendimento a Bagnaia. Segundo a direção de prova, o italiano estava consciente e foi levado ao centro médico para o atendimento. Posteriormente, a categoria confirmou que ele foi encaminhado ao Hospital Geral da Catalunha para mais exames.
Na hora da saída de Bagnaia com a ambulância, o italiano foi bastante aplaudido pelo público presente no autódromo.
Após a ida de Bagnaia para o centro médico, os fiscais realizaram uma rápida limpeza da pista para o reinício da prova, que aconteceu cerca de 18 minutos após o acidente, sem a presença de Bagnaia e Bastianini, os dois pilotos da equipe oficial da Ducati.
Posteriormente, a Ducati confirmou que Bagnaia sofreu múltiplas contusões, mas nenhuma fratura. Com isso, ele acompanhará a equipe no GP de San Marino do próximo final de semana. Pelas redes sociais, Pecco publicou uma foto com a legenda: "Hoje só posso dizer muito obrigado".
Já Bastianini sofreu uma fratura não-deslocada do maléolo medial do tornozelo esquerdo e uma fratura subcapital do segundo metacarpo da mão esquerda. O italiano precisará de uma cirurgia, que acontecerá nos próximos dias e, com isso, está fora do GP em Misano.
Esta é a segunda vez que a temporada de Bastianini é prejudicada por uma lesão. O italiano sofreu uma fratura no ombro no GP de Portugal que o deixou de fora de cinco GPs.
Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #245 - Novidades sobre Massa-2008 e Drugo na Sauber: Brasil nos holofotes!
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.