Viñales: Erro sobre qual penalidade pagar após queima de largada foi minha culpa
Espanhol reconhece erro na largada e prefere se focar em recuperação a partir de Jerez em vez de reclamações
Piloto da Yamaha, Maverick Viñales admitiu que cumprir a punição errada durante a corrida de Austin da MotoGP foi sua culpa, e também aceitou culpa por ter queimado a largada.
Viñales teve um ride-through dado pela direção de prova no Circuito das Américas após sua infração, mas ele primeiro cumpriu a punição da volta longa antes de pagar o ride-through.
Foi a segunda vez que um piloto errou ao cumprir o novo Long Lap Penalty, uma vez que a penalidade foi introduzida no Catar, onde Romano Fenati fez o mesmo na corrida da Moto3.
Viñales citou que a Comissão de Segurança na sexta-feira antes da corrida falou sobre uma mudança nas penalidades motivada pela controvérsia em torno da punição dada a Cal Crutchlow (que havia queimado a largada) na Argentina como a razão para seu mal-entendido, entretanto assumiu a culpa.
"Nós pensamos, mas não é nada oficial. Foi só que eu entendi errado, foi tudo culpa minha", disse ele.
"Estávamos muito perto de começar bem. Nos primeiros dois ou três segundos, tudo estava bem. Mas no último momento comecei a me mexer.”
"Eu não soltei a embreagem, nem nada. O bom ponto, pelo menos, foi que ultrapassei alguns pilotos no começo. Isso foi o positivo. Eu entendi mal a penalidade, perdi muitos segundos, então foi um bom retorno."
Joan Mir também queimou a largada em Austin e foi penalizado da mesma maneira.
Quando perguntado se o controle de corrida se tornou mais severo nas largadas, Viñales disse: "não, é a mesma coisa. Eu me movi. Se você se mover, você é punido."
"Se você ganhar tempo no começo, você tem que tomar um ride-through, não há desculpas."
Apesar da penalidade, Viñales disse que ele teve uma corrida forte. Ele se recuperou até o 11º lugar.
"Foi uma boa corrida para nós aqui este ano, nós mostramos um bom ritmo. Então, depois da corrida, eu pude andar facilmente em 2min04s", disse ele.
"Eu não esperava terminar em 11º, porque estava muito longe dos caras, mas estava tirando uns dois ou três segundos por volta.”
"Não foi ruim, eu estava andando bem, me sentindo bem na moto. Se eu estivesse na frente eu poderia ter ido ainda mais rápido. Mas foi assim, não podemos mudar. Agora só temos que pensar em Jerez."
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Photo by: Gold and Goose / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.