Recomendado para você

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

NASCAR Brasil: Saiba como funciona o sistema de equipes da categoria

Apesar de contar comum único time de especialistas, foco muda na pista em cada etapa

NASCAR Brasil em Campo Grande

Entre as principais e mais importantes categorias do automobilismo brasileiro, a NASCAR Brasil Series conta com um sistema pouco utilizado entre os campeonatos monomarcas do mundo, que traz a competitividade e a igualdade no mesmo patamar.

Leia também:

Desde o ano passado, o grid foi dividido em quatro partes, gerando quatro equipes, mas todas lideradas pelo ex-piloto Thiago Marques. São elas: a Singus Competition, Maxon Racing, Unnika Racing Team e a Race Engineering Team.

Cada uma dessas equipes conta na pista com pessoal dedicado, desde mecânicos, passando por engenheiros e um chefe de equipe próprio.

Um deles, Eduardo Serrato, da Maxon Racing, detalhou como funciona esse sistema no dia a dia e em finais de semana de corridas.

“São dois formatos de trabalho diferentes. Na oficina é uma equipe única. Lá, é tudo bem dividido. O departamento de suspensão, por exemplo: o carro chega, é desmontado, essa equipe vem em todos os carros desmonta a suspensão, revisa e remonta. Tem a equipe de freios, a equipe de amortecedores, equipe de caixa de direção, de fibra, de acabamento, de elétrica etc. Então, cada um desses departamentos cuida de todos os carros.”

“Quando chegamos à pista, são os mesmos mecânicos, basicamente, porém, são divididos em quatro grupos, que seriam as quatro equipes que atendem na pista. Cada time também tem, por exemplo, um eletricista, um primeiro, segundo, terceiro mecânicos, seus auxiliares, tem o chefe dos mecânicos de cada equipe, tem quem cuida de pneu, tem seu engenheiro, tem o telemetrista etc.”

As variáveis de cada equipe

Na NASCAR Brasil, o piloto faz a diferença, mas cada competidor também conta com sua própria equipe, que pode ajustar sua máquina ao seu gosto, além de ter outras variáveis como o traçado (mais de alta ou travado) e as condições do piso (mais liso ou acidentado).

Neste caso, o trabalho feito em pista por essas equipes ganha ainda mais importância, especialmente pelo fato de o regulamento técnico da categoria ter ‘aberto’ um pouco mais o leque de ajustes que cada time pode fazer.

“Esse ano entrou a questão da pré-carga do amortecedor traseiro”, explica Serrato. “Quando você faz a montagem do conjunto de suspensão, desde a pressão do pneu, que é uma variável que oscila, há todo o conjunto, com o amortecedor, mola, os coxins etc. Quando você monta essa torre, você compacta esse conjunto. A pré-carga é o quanto isso está compactado, pré-determinado.”

“O que foi aberto esse ano? A possibilidade de você regular essa pré-carga da mola. Então, você pode apertar ou soltar um pouco mais o conjunto. Mas o sintoma disso, te abre um leque de opções. Quando você aperta essa pré-carga, você deixa a ação do amortecedor muito mais precisa, muito mais ágil. Automaticamente, você deixa o carro mais duro, o que já muda muito em performance, e também você interfere na altura. Se você tira um pouco dessa pré-carga, você amolece o carro, muda altura e assim vai”.

Confira como está a divisão das quatro equipes da NASCAR Brasil e seus pilotos

Singus Competition
Chefe: João Rosate
Pilotos:
Vitor Genz
Jeff Giassi
Nick Monteiro
Victor Andrade
Felipe Tozzo
Dorivaldo Gondra/Luís Trombini
 
Maxon Racing
Chefe: Eduardo Serrato
Pilotos:
Edson Reis
Beto Monteiro/Luan Lopes
Lourenço Beirão/Rafa Dias
Gui Backes
Giovani Girotto
Antonio Carvalho
 
Unikka Racing Team
Chefe: Felipe Lobo
Pilotos:
Gabriel Casagrande/Alex Seid
Witold Ramasauskas
Brendon Zonta/Alexandre Kauê
Antonio Junqueira
Léo Reis
Gabryel Romano
 
Race Engineering Team
Chefe: Thiago Marciano
Pilotos:
Cayan Chianca
Sergio Ramalho/Lucas Mendes
Jorge Martelli
Léo Yoshii
MC Gui
Marcel Jorand

ALONSO na ASTON até 2026 e com motor HONDA! Ele AGUENTA até 45 anos ou devia ter tentado a Mercedes?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #277 – Leclerc não se ajuda ou é azarado?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Artigo anterior NASCAR Brasil: Léo Reis disputa etapa no anel externo de Goiânia pela primeira vez
Próximo artigo NASCAR Brasil: Jorge Martelli lidera treino extra de sexta-feira

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros