Porsche utiliza tecnologia de reconhecimento facial para cumprir protocolos de segurança contra coronavírus em Interlagos
Além dos rigorosos cuidados contra propagação da Covid-19, categoria retoma atividades com novidade ao acesso à pista
Neste final de semana a Porsche Cup reinicia a temporada 2020 no autódromo de Interlagos. Para garantir a segurança de todos os envolvidos, além de limitar o número de pessoas e exigir o teste PCR, a categoria está fazendo o uso de tecnologia de reconhecimento facial para liberação do acesso ao evento.
Ao chegar à entrada de acesso aos boxes, os credenciados deverão passar por uma espécie de catraca eletrônica que reconhece se a pessoa de fato está credenciada utilizando a máscara e com a temperatura corporal estabelecida pelos protocolos de segurança.
André Barreto, CEO da Unike Technologies, empresa responsável pelo fornecimento das catracas explica o processo utilizado em Interlagos.
“Usamos uma tecnologia de reconhecimento facial com a utilização de algumas funcionalidades por conta da pandemia, como a medição térmica a distância, através de uma câmera específica. Além disso o equipamento possui um algoritmo desenvolvido para detectar o uso de máscara. “
André também explica como o processo de credenciamento da face é realizado remotamente.
“A pessoa recebe um convite pelo smartphone, envia sua foto e no dia do evento o equipamento reconhece se aquele rosto está cadastrado, com a temperatura correta e usando a máscara. Caso a pessoa não atenda todos os requisitos, a catraca não abre e um profissional é avisado para verificar se realmente a pessoa não está apta a entrar.”
Realizar um evento como a Porsche Cup em um cenário de dificuldades devido ao Covid-19 exige que os profissionais pensem em todos os detalhes.
Regina Franzé, coordenadora de marketing da Porsche Cup, falou sobre os desafios de realizar a corrida e sobre a ideia de utilizar o reconhecimento facial.
“Realizar um evento deste porte é sempre um desafio e acredito que o reconhecimento fácil seja uma entrega a mais para garantir a segurança de todos e diminuir o número de pessoas no local.”
Para e etapa de Interlagos será permitida a presença de apenas seis profissionais por carro nos boxes, sempre respeitando uma densidade máxima de uma pessoa a cada 10 m². Além disso, apenas 20 pessoas serão liberadas para a organização do evento e quatro profissionais para cronometragem.
Os envolvidos com o resgate de pista também serão limitados a seis profissionais em cada uma das três picapes que serão utilizadas. O número de fiscais de pista será de 30, espalhados pelos postos ao longo do circuito, e estes não terão acesso aos boxes. Já os três comissários desportivos manterão contato com os pilotos de preferência por chamadas de vídeo e rádio, ou conversas ao ar livre.
O estafe da categoria foi treinado a manter o máximo distanciamento social dentro dos boxes. Somente o piloto poderá tocar em seu equipamento pessoal como capacete, hans, luvas, balaclava etc.
Os protocolos utilizados na corrida deste final foram desenvolvidos com a assessoria exclusiva de Dino Altmann, Diretor Médico do GP do Brasil de Fórmula 1.
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