A década da Stock Car: Daniel Serra e Eurofarma RC dominam rivais
No sexto episódio de nossa série sobre os últimos dez anos do esporte a motor, relembramos quem foram os últimos campeões da Stock Car Brasil

A maior categoria do automobilismo brasileiro completou 40 anos em 2019 e a disputa nas pistas foi o grande presente da Stock Car aos fãs, que viram seis pilotos chegarem à final com chances de título. Com sete campeões em dez anos, a última década* foi marcada por grandes disputas e muitas emoções.
Daniel Serra terminou o período com um tricampeonato histórico, que o fez igualar o feito do pai, Chico Serra, ao vencer três campeonatos consecutivos e se tornar o maior campeão da década. Além dele, apenas Cacá Bueno levantou o caneco em mais de uma oportunidade, com os títulos de 2011 e 2012.
A equipe Eurofarma RC, de Rosinei Campos (Meinha), faturou nada menos que cinco campeonatos em dez anos, Três com Serra e mais dois com Max Wilson e Ricardo Maurício. Além da equipe de Meinha, apenas a Red Bull Mattheis conquistou mais de um título na década.
Outro destaque do período foi a presença de Rubens Barrichello, que se aposentou da Fórmula 1 em 2011 e disputou suas primeiras corridas na Stock Car logo no ano seguinte. O ex-piloto da Ferrari foi campeão na temporada 2014, a primeira que disputou do começo ao fim, e ainda garantiu mais um vice-campeonato dois anos depois.
Confira quem foram os campeões da Stock Car entre 2010 e 2019:
Ouça nossa retrospectiva 2019:
O ano chega ao fim e com ele uma temporada agitada no esporte a motor, sendo em duas ou quatro rodas. Os jornalistas do Motorsport.com Felipe Motta, Erick Gabriel e Carlos Costa passam o ano a limpo, destacando o que tivemos de bom e ruim ao longo do período. Confira:
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
*Vale destacar que embora a década tenha começado em 2011, consideramos a Fórmula 1 como padrão de referência para as demais competições, ou seja, com a década começando em 2010 e terminando em 2019, já que a primeira temporada da categoria foi disputada em 1950 e, desta forma, as décadas são completadas nos anos terminados em nove (1959, 1969 e etc). Essa padronização foi feita para facilitar a análise, uma vez que cada categoria começou em um ano diferente e, por isso, têm suas décadas completadas em anos diferentes.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.