Com visita de Bortoleto, Brasília confirma reabertura do Autódromo Nelson Piquet em etapa da Stock Car

Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) fez o anúncio em um evento que contou com a presença do piloto de F1 da Sauber

Obras no Autódromo de Brasília

Foto de: Paulo H. Carvalho - Agência Brasília

Após mais de 10 anos fechado, o Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, tem data para a sua reabertura. Em evento com o piloto de Fórmula 1 Gabriel Bortoleto, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou que a ação das corridas voltará no dia 30 de novembro, em uma etapa da Stock Car que já estava no calendário da categoria, mas que agora foi, de fato, confirmada.

O editor recomenda:

As obras no autódromo brasiliense foram interrompidas em 2015 depois do Tribunal de Contas do Distrito Federal encontrar irregularidades no projeto.

Em 2022, a gestão do circuito passou da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) para a iniciativa privada, com o Banco de Brasília (BRB) assumindo a operação. O BRB é a patrocinadora da Stock Car e de Gabriel Bortoleto na F1.

Rocha afirmou que "em 30 de novembro, nós estaremos reinaugurando o Autódromo com a corrida de Stock Car. Brasília volta para o cenário nacional e internacional do automobilismo".

Bortoleto elogiou a pista da capital federal: "É incrível ter mais um autódromo de qualidade no Brasil. O projeto de Brasília é impressionante, com nível europeu em asfalto, drenagem, áreas de escape e segurança. A pista é larga, rápida e oferece pontos de ultrapassagem, o que cria muita competição. São seis layouts diferentes, permitindo diversidade e desafios para os pilotos. Estou muito feliz em ver o resultado desse trabalho".

O autódromo

A pista do Autódromo de Brasília, projetada pelo engenheiro Luís Ernesto Morales, presidente da Comissão de Homologação de Circuitos da CBA, terá 5.384 metros de extensão, sentido horário, 16 curvas – sendo nove à direita e sete à esquerda – e três retas principais, a maior com 803 metros, a de largada com 614 metros e a reta oposta com 502 metros. 

A curva 1, de alta velocidade, possui 207 metros e inclinação de 5°, enquanto a pista mantém largura generosa, com 15 metros na largada e 14 metros nos demais trechos, garantindo ultrapassagens. Com 40 boxes, torre de controle, salas de imprensa, transmissão, camarotes e áreas VIPs, totalizando 15.592 m² de infraestrutura, o complexo poderá receber até 100 mil pessoas. 

Ouça o Podcast Motorsport.com com Emerson Fittipaldi e Emmo Jr: 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior Felipe Massa revela quais corridas sonha disputar: "Quem sabe..."

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros