Vibra e Vicar, promotora da Stock Car, se unem no combate à violência sexual de crianças e adolescentes
Ernesto Pousada, CEO da Vibra, e Lincoln Oliveira, CEO da Vicar, assinam documento em Interlagos

Assinatura da carta-compromisso
Foto de: Rodrigo Guimarães
Os momentos importantes da etapa de abertura da temporada 2025 da Stock Car não terminaram na bandeirada. Após a corrida deste domingo, em Interlagos, o CEO da Vibra, Ernesto Pousada, e o CEO da Vicar, promotora da principal categoria do automobilismo brasileiro, Lincoln Oliveira, se reuniram para assinar uma carta-compromisso de entrada da entidade no Movimento Violência Sexual Zero, que tem o objetivo de combater o problema que é crônico em todo país.
A assinatura do documento não aconteceu neste mês por acaso. 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000.
Os números evidenciam a gravidade: a cada hora, oito crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual no Brasil, sendo que 5 têm menos de 14 anos. Além disso, apenas 8,5% dos casos são denunciados e mais de 17 mil pontos vulneráveis à exploração sexual foram identificados nas rodovias federais e mais de quatro bebês nascem por hora, filhos de mães de até 15 anos. Em 2023, foram feitas 197 denúncias por dia de conteúdo de abuso e exploração sexual online de crianças e adolescentes, um aumento de 77% em relação a 2022.
A Vibra, que é patrocinadora da Stock Car, já vem realizando ações de conscientização nos autódromos contra a violência sexual desde o ano passado. No último fim de semana, em Interlagos, foram dispostos e distribuídos materiais com o disque 100, número para denunciar casos de violência sexual; um vídeo sobre essa causa foi exibido diversas vezes no circuito interno de TV de Interlagos, além dos narradores do autódromo e do canal oficial da Stock Car passarem essa importante mensagem ao público. As ações terão continuidade ao longo da temporada.
"O compromisso que assumimos hoje com a Stock Car reflete a importância de unirmos forças para transformar essa realidade invisível e inaceitável. Nosso objetivo é que cada vez mais pessoas e empresas façam parte deste movimento e tenham consciência de que este é um problema de todos. Agora é o momento de acelerar o engajamento e colocar as ações em prática para combater este crime", enfatizou Ernesto Pousada.
“É importante que toda a sociedade compreenda a seriedade desse problema e abrace essa causa, que afeta milhares de jovens brasileiros e suas famílias. E o esporte, não apenas o automobilismo, precisa dar sua contribuição. Estamos muito felizes de podermos formar essa parceria com a Vibra e dar visibilidade a este movimento. Toda a comunidade da Stock Car está unida em torno dessa causa”, comentou Lincoln Oliveira.
O Movimento Violência Sexual Zero é uma iniciativa de mais de 150 empresas e mais de 550 revendedores dos postos Petrobras, em prol da prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes, disseminando informações essenciais à população. A iniciativa é liderada pelo Grupo Mulheres do Brasil, pela Childhood Brasil, pelo Instituto Liberta e pela Vibra.
Piastri REINA e vence em Miami! Ferrari FIASCO, Norris mostra DEDO DO MEIO a Max, BORTOLETO ABANDONA
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Versão áudio: GUERRA FRIA na McLaren, MAX NO AUGE e Hamilton ABALADO pré-Miami | THIAGO FAGNANI, repórter da BAND
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.