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ANÁLISE: Os números do domínio de Verstappen em Nurburgring Nordschleife

Holandês venceu primeira prova oficial que competiu no icônico circuito alemão; confira comparação com fortes nomes do endurance

Analyse: Max Verstappens Dominanz bei NLS9 in Zahlen

Max Verstappen, hier gemeinsam mit seinem Teamkollegen Chris Lulham, fuhr auf der Nordschleife alles in Grund und Boden

Foto de: VLN

Mais uma vez o mundo do automobilismo ficou chocado com Max Verstappen. O tetracampeão de Fórmula 1 esteve em Nordschleife no último fim de semana e não só competiu como venceu a corrida endurance da qual participou. 

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No entanto, a corrida aconteceu no mesmo fim de semana da etapa de Fiji do WEC e os dois adversários reais do holandês eram Frank Stippler no HRT-Ford nº 6 (em dupla com Bincent Kolb) e Christian Krognes no Walkenhorst-Aston-Martin nº 34 (em trio com Mateo Villagomez e Anders Buchardt). 

Para piorar a situação de Krognes, o recordista de Nordschleife foi atingido logo na primeira curva da corrida e perdeu parte do difusor traseiro. Isso mudou o comportamento do carro e o norueguês teve que lutar contra as saídas de dianteira durante todo o seu duplo stint.

Frank Stippler, por outro lado, é o principal piloto de desenvolvimento do Ford Mustang GT3 em Nürburgring-Nordschleife, um projeto que está em seu primeiro ano. Acima de tudo, o Mustang ainda carece da capacidade de mudar de direção rapidamente em curvas fechadas.

Além disso, há o trabalho de desenvolvimento da Ford com a parceira de pneus Yokohama. A Ferrari 296 GT3 com pneus Michelin, por outro lado, é uma quantidade conhecida no Nordschleife, pois tem sido usada por várias equipes nessa configuração desde 2023 e venceu a corrida de 24 horas daquele ano pela Frikadelli Racing, entre outras.

Sete voltas abaixo de oito minutos

Foi uma corrida muito disciplinada, o que significa que apenas a segunda volta e, posteriormente, as voltas onze e doze foram afetadas por neutralizações locais (código 120 ou código 60, ou seja, um máximo de 120 e 60 km/h, respectivamente).

Apesar de tudo, o duplo stint que Verstappen fez foi simplesmente assustador. Em 15 voltas, ele ficou abaixo da marca mágica de oito minutos, que é o limite para "realmente rápido", sete vezes.

Comparação de voltas Verstappen x Stippler x Krognes antes do primeiro pit stop

 

No segundo stint, que teve uma volta a mais por não ter havido volta de apresentação, o cenário foi semelhante. 

No geral, Verstappen estava no caminho certo para fazer a corrida mais rápida da história da NLS, mas, na segunda metade da corrida, seu companheiro de equipe, Chris Lulham foi retardado por muitas zonas de 60km/h e nem mesmo uma 29ª volta se concretizou.

No total, Verstappen conseguiu uma vantagem de 1min05s690 sobre Stippler e 2min36s528 sobre Krognes, que parecia um garoto, durante as 15 voltas. Ainda mais impressionante foi o fato de que ele lidou com o tráfego como um veterano. Foi sua primeira corrida com diferentes categorias na vida real mas, graças à sua experiência em corridas simuladas, ele pilotou no tráfego como se nunca tivesse feito outra coisa.

Difícil de comparar com outras corridas

Também tentamos comparar o desempenho de Verstappen com o de concorrentes maiores em corridas anteriores deste ano. Infelizmente, apenas a sétima corrida da NLS permitiu a comparação - prova em que Verstappen ganhou a permissão de Nordschleife pois não havia tantas zonas de 60km/h e condições climáticas extremas.

Aqui, usamos como referência os dois Porsches Falken que dominaram a corrida. Usamos apenas tempos de volta abaixo de 8min10s para todos os pilotos. O resultado foram as seguintes médias:

1º Max Verstappen (NLS9) - 7min 56s966 

2º Julien Andlauer (NLS7) - 8min00s775

3º Frank Stippler (NLS9) - 8min01s679

4º Tim Heinemann (NLS7) - 8min03s650

5º Christian Krognes (NLS9) - 8min08s036

 

Mas e os grandes competidores de fábrica, que geralmente correm antes da corrida de 24 horas? É quando as equipes com suporte da Mercedes-AMG, Porsche, Lamborghini e BMW, bem como outros times de GT3 que disputam a corrida de 24h, treinam para a grande corrida.

Aqui, só podemos comparar a volta mais rápida de todas as corridas, porque as três provas realizadas na variante de pista NLS foram marcadas por zonas de 60km/h ou por condições climáticas extremas. o que não permite uma comparação justa.

No entanto, o tetracampeão mundial de F1 também está à frente em termos de volta mais rápida:

 

1º Max Verstappen - Ferrari (NLS9) - 7min51s514 

2. Luca Stolz - Mercedes-AMG (NLS3) - 7min52s588

3. Nico Menzel - Porsche (NLS6) - 7min55s118

4º Tobias Müller - Porsche (NLS7) - 7min56s040

5º Julien Andlauer - Porsche (NLS8) - 7min57s117

6º Kelvin van der Linde - BMW (NLS1) - 7min58s177

7º Frank Stippler - Audi (NLS2) - 8min01s500

Na verdade, Frank Stippler fez a volta mais rápida na NLS2 em um Audi R8 LMS GT3 Evo II, já que normalmente ele compete como piloto duplo pela Haupt Racing Team (Ford) e pela Juta Racing (Audi).

Uma comparação com a própria corrida de 24 horas e com os classificatórios das 24h (que foram simultaneamente NLS4 e NLS5) não é possível, pois lá é utilizada uma outra configuração de pista, aproximadamente um quilômetro mais longa.

Conclusão

Talvez a análise das voltas mais rápidas da corrida possa salvar um pouco a honra dos "pilotos de Nordschleife", pois mostra que outros pilotos também conseguiram entrar na faixa de tempo de Verstappen sob as condições certas.

No entanto, esse continua sendo um desempenho realmente excepcional. Verstappen confirma, assim, o que há muito se sabe nas corridas de simuladores: ele é simplesmente extraordinariamente forte em todas as categorias e, com frequência, consegue encontrar um pouco mais, mesmo contra os melhores, o que ninguém sabe realmente como ele faz. Algo que seus companheiros na Fórmula 1 entendem. 

Houve apenas uma coisa que foi negada a Verstappen e isso certamente o deixou um pouco nervoso: O recorde de volta permanece em 7min49s578, estabelecido por Christian Krognes em um BMW M4 GT3 em novembro de 2022.

Krognes disse durante a corrida que o tempo de Verstappen de 7min51s514 foi "extremamente rápido nessas condições. Mas estou feliz que meu recorde ainda esteja de pé". Portanto, Verstappen ainda tem um pouco de trabalho inacabado em Nordschleife, mas isso não deve esconder o fato de que seu desempenho foi absolutamente gigantesco em termos de pilotagem.

MAX CAMPEÃO ou VICE em '25? McLAREN deve PRIORIZAR PIASTRI? Ferrari, BORTOLETO e + | Com FELIPE BAPTISTA, piloto da Stock Car

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