Com Negrão na Alpine e Nasr na Penske, WEC divulga recorde de 39 carros inscritos para 2022; veja lista
Grid do campeonato ganha importante adições em meio a um período de ressurgimento, graças às novas classes LMH e a futura LMDh
O Campeonato Mundial de Endurance (WEC) vive um período de renascimento, graças à nova classe de Hipercarros (LMH) e a perspectiva da chegada da categoria em conjunto com a IMSA no próximo ano, a LMDh. Os reflexos já começam a ser vistos, com o WEC divulgando um recorde de 39 carros inscritos para a temporada 2022, com nomes de destaque já confirmados.
A classe principal, de hipercarros, contará com seis carros, sendo dois Toyotas, com nomes como Sebastien Buemi e José Maria López, um Alpine, com o brasileiro André Negrão, um Glickenhaus, além da chegada da Peugeot, que contará com dois carros. Até o momento, a montadora francesa confirmou apenas dois pilotos para seu programa: Paul di Resta e Löic Duval.
A LMP2 contará com 15 carros, incluindo duas importantes novidades para a categoria. Uma delas é a Prema, nome importante nas categorias de base do esporte a motor e que contará com Robert Kubica e Louis Délétraz entre seus pilotos.
A outra novidade é a Penske, que a partir do ano que vem contará com a parceria da Porsche nas provas de Endurance, adiantou sua entrada no WEC em um ano, tendo o brasileiro Felipe Nasr no trio. A clássica equipe americana disputará, em 2023, a nova classe LMDh tanto no WEC quanto na IMSA.
Desde a saída da F1, Nasr tem uma boa carreira nas categorias de protótipos, conquistando duas vezes o título da IMSA, em 2018 e 2021.
Esse marca o retorno da Penske a um campeonato mundial da FIA pela primeira vez desde o fim da equipe na Fórmula 1 em 1976. A Penske esteve na categoria por dois anos, vencendo o GP da Áustria de 1976 com John Watson. Essa será também a segunda vez do time nas 24 Horas de Le Mans, após participar em 1971 com uma Ferrari 512M.
Na GTE Pro, o grid ganhou um importante acréscimo. Após a disputa entre Ferrari e Porsche em 2021, que terminou com uma grande polêmica, a Corvette se junta à classe, tendo o piloto da Fórmula E Alexander Sims confirmado no trio.
Já a GTE Am mantém o grid com 13 carros, com modelos da Ferrari, Porsche e Aston Martin.
No momento, temos apenas Negrão e Nasr confirmados no grid de brasileiros. Em comparação com 2021, resta confirmações sobre os futuros de Daniel Serra, que correu na AF Corse #52 da GTE Pro, Felipe Fraga, no #33 da TF Sport na GTE Am e Pipo Derani, que correu no segundo carro da Glickenhaus na LHM nas etapas de Monza e Le Mans.
Já Marcos Gomes e Augusto Farfus, que estiveram ao bordo do #98 da Aston Martin Racing, foram substituídos por Nicki Thiim e David Pittard.
O WEC inicia as atividades de 2022 com a pré-temporada, chamada de Prólogo, nos dias 12 e 13 de março em Sebring, nos Estados Unidos, antes da abertura do campeonato no dia 18 do mesmo mês, com as 1000 Milhas de Sebring.
A temporada contará ainda com outras cinco etapas: 6 Horas de Spa-Francorchamps (07/05), 24 Horas de Le Mans (11-12/06), 6 Horas de Monza (10/07), 6 Horas de Fuji (11/09) e o encerramento com as 8 Horas do Bahrein (12/11).
Confira abaixo as equipes e pilotos já confirmados para a temporada 2022 do WEC:
| N° | Equipe | Modelo | Pilotos Confirmados |
Hipercarros (LMH) - 6 carros |
|||
| 7 | Toyota GR010 Hybrid |
|
|
| 8 | Toyota GR010 Hybrid |
|
|
| 36 | Alpine A480-Gibson |
|
|
| 93 | Peugeot 9X8 |
A confirmar A confirmar |
|
| 94 | Peugeot 9X8 |
A confirmar A confirmar |
|
| 708 | Glickenhaus 007 LMH |
A confirmar A confirmar |
|
LMP2 - 15 carrosEm negrito são entradas que disputam a subcategoria Pro/Am |
|||
| 1 | Oreca 07-Gibson |
A confirmar A confirmar |
|
| 5 | Oreca 07-Gibson |
|
|
| 9 | Oreca 07-Gibson |
|
|
| 10 | Oreca 07-Gibson |
|
|
| 22 | Oreca 07-Gibson |
|
|
| 23 | Oreca 07-Gibson |
|
|
| 26 | Oreca 07-Gibson |
A confirmar |
|
| 28 | Oreca 07-Gibson |
|
|
| 31 | Oreca 07-Gibson |
A confirmar A confirmar |
|
| 34 | Oreca 07-Gibson |
|
|
| 35 | Oreca 07-Gibson |
|
|
| 38 | Oreca 07-Gibson |
|
|
| 41 | Oreca 07-Gibson |
A confirmar A confirmar |
|
| 44 | Oreca 07-Gibson |
|
|
| 83 | Oreca 07-Gibson |
|
|
GTE Pro - 5 carros |
|||
| 51 | Ferrari 488 GTE |
A confirmar |
|
| 52 | Ferrari 488 GTE |
A confirmar |
|
| 64 | Corvette C8.R |
|
|
| 91 | Porsche 911 RSR-19 |
|
|
| 92 | Porsche 911 RSR-19 |
|
|
GTE Am - 13 carros |
|||
| 21 | Ferrari 488 GTE |
|
|
| 33 | Aston Martin Vantage |
A confirmar A confirmar |
|
| 46 | Porsche 911 RSR-19 |
A confirmar A confirmar |
|
| 54 | Ferrari 488 GTE |
A confirmar A confirmar |
|
| 56 | Porsche 911 RSR-19 |
A confirmar A confirmar |
|
| 60 | Ferrari 488 GTE |
A confirmar A confirmar |
|
| 71 | Ferrari 488 GTE |
A confirmar |
|
| 77 | Porsche 911 RSR-19 |
A confirmar A confirmar |
|
| 85 | Ferrari 488 GTE |
A confirmar A confirmar |
|
| 86 | Porsche 911 RSR-19 |
A confirmar A confirmar |
|
| 88 | Porsche 911 RSR-19 |
A confirmar A confirmar |
|
| 98 | Aston Martin Vantage |
|
|
| 777 | Aston Martin Vantage |
A confirmar |
|
Editor revela BASTIDORES da cobertura ESPECIAL no GP DE SÃO PAULO: "Band ABRAÇOU a F1"
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #157: Editor da Band, Fred Sabino fala de sucesso da F1 e dá destaques de 2021
Ouça agora mesmo
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Ryan Cullen