Com Negrão na Alpine e Nasr na Penske, WEC divulga recorde de 39 carros inscritos para 2022; veja lista
Grid do campeonato ganha importante adições em meio a um período de ressurgimento, graças às novas classes LMH e a futura LMDh
O Campeonato Mundial de Endurance (WEC) vive um período de renascimento, graças à nova classe de Hipercarros (LMH) e a perspectiva da chegada da categoria em conjunto com a IMSA no próximo ano, a LMDh. Os reflexos já começam a ser vistos, com o WEC divulgando um recorde de 39 carros inscritos para a temporada 2022, com nomes de destaque já confirmados.
A classe principal, de hipercarros, contará com seis carros, sendo dois Toyotas, com nomes como Sebastien Buemi e José Maria López, um Alpine, com o brasileiro André Negrão, um Glickenhaus, além da chegada da Peugeot, que contará com dois carros. Até o momento, a montadora francesa confirmou apenas dois pilotos para seu programa: Paul di Resta e Löic Duval.
A LMP2 contará com 15 carros, incluindo duas importantes novidades para a categoria. Uma delas é a Prema, nome importante nas categorias de base do esporte a motor e que contará com Robert Kubica e Louis Délétraz entre seus pilotos.
A outra novidade é a Penske, que a partir do ano que vem contará com a parceria da Porsche nas provas de Endurance, adiantou sua entrada no WEC em um ano, tendo o brasileiro Felipe Nasr no trio. A clássica equipe americana disputará, em 2023, a nova classe LMDh tanto no WEC quanto na IMSA.
Desde a saída da F1, Nasr tem uma boa carreira nas categorias de protótipos, conquistando duas vezes o título da IMSA, em 2018 e 2021.
Esse marca o retorno da Penske a um campeonato mundial da FIA pela primeira vez desde o fim da equipe na Fórmula 1 em 1976. A Penske esteve na categoria por dois anos, vencendo o GP da Áustria de 1976 com John Watson. Essa será também a segunda vez do time nas 24 Horas de Le Mans, após participar em 1971 com uma Ferrari 512M.
Na GTE Pro, o grid ganhou um importante acréscimo. Após a disputa entre Ferrari e Porsche em 2021, que terminou com uma grande polêmica, a Corvette se junta à classe, tendo o piloto da Fórmula E Alexander Sims confirmado no trio.
Já a GTE Am mantém o grid com 13 carros, com modelos da Ferrari, Porsche e Aston Martin.
No momento, temos apenas Negrão e Nasr confirmados no grid de brasileiros. Em comparação com 2021, resta confirmações sobre os futuros de Daniel Serra, que correu na AF Corse #52 da GTE Pro, Felipe Fraga, no #33 da TF Sport na GTE Am e Pipo Derani, que correu no segundo carro da Glickenhaus na LHM nas etapas de Monza e Le Mans.
Já Marcos Gomes e Augusto Farfus, que estiveram ao bordo do #98 da Aston Martin Racing, foram substituídos por Nicki Thiim e David Pittard.
O WEC inicia as atividades de 2022 com a pré-temporada, chamada de Prólogo, nos dias 12 e 13 de março em Sebring, nos Estados Unidos, antes da abertura do campeonato no dia 18 do mesmo mês, com as 1000 Milhas de Sebring.
A temporada contará ainda com outras cinco etapas: 6 Horas de Spa-Francorchamps (07/05), 24 Horas de Le Mans (11-12/06), 6 Horas de Monza (10/07), 6 Horas de Fuji (11/09) e o encerramento com as 8 Horas do Bahrein (12/11).
Confira abaixo as equipes e pilotos já confirmados para a temporada 2022 do WEC:
N° | Equipe | Modelo | Pilotos Confirmados |
Hipercarros (LMH) - 6 carros |
|||
7 | Toyota Gazoo Racing | Toyota GR010 Hybrid |
Mike Conway Kamui Kobayashi Jose Maria Lopez |
8 | Toyota Gazoo Racing | Toyota GR010 Hybrid |
Sebastien Buemi Brendon Hartley Ryo Hirakawa |
36 | Alpine Elf Matmut | Alpine A480-Gibson |
Andre Negrao Nicolas Lapierre Matthieu Vaxiviere |
93 | Peugeot TotalEnergies | Peugeot 9X8 |
Paul di Resta A confirmar A confirmar |
94 | Peugeot TotalEnergies |
Peugeot 9X8 |
Loic Duval A confirmar A confirmar |
708 | Glickenhaus Racing | Glickenhaus 007 LMH |
Olivier Pla A confirmar A confirmar |
LMP2 - 15 carrosEm negrito são entradas que disputam a subcategoria Pro/Am |
|||
1 | Richard Mille Racing |
Oreca 07-Gibson |
Lilou Wadoux A confirmar A confirmar |
5 | Team Penske |
Oreca 07-Gibson |
Felipe Nasr Dane Cameron Emmanuel Collard |
9 | Prema Team Orlen | Oreca 07-Gibson |
Robert Kubica Louis Deletraz Lorenzo Colombo |
10 | Vector Sport | Oreca 07-Gibson |
Nico Muller Sebastien Bourdais Ryan Cullen |
22 | United Autosports | Oreca 07-Gibson |
Phil Hanson Filipe Albuquerque Will Owen |
23 | United Autosports | Oreca 07-Gibson |
Oliver Jarvis Alex Lynn Josh Pierson |
26 | G-Drive Racing | Oreca 07-Gibson |
Rene Binder James Allen A confirmar |
28 | JOTA | Oreca 07-Gibson |
Ed Jones Jonathan Aberdein Oliver Rasmussen |
31 | WRT | Oreca 07-Gibson |
Sean Gelael A confirmar A confirmar |
34 | Inter Europol Competition | Oreca 07-Gibson |
Jakub Smiechowski Alex Brundle Esteban Gutierrez |
35 | Ultimate | Oreca 07-Gibson |
Jean-Baptiste Lahaye Matthieu Lahaye Francois Heriau |
38 | JOTA | Oreca 07-Gibson |
Roberto Gonzalez Antonio Felix da Costa Will Stevens |
41 | RealTeam by WRT | Oreca 07-Gibson |
Rui Andrade A confirmar A confirmar |
44 | ARC Bratislava | Oreca 07-Gibson |
Miro Konopka Mathias Beche Tijmen van der Helm |
83 | AF Corse | Oreca 07-Gibson |
Francois Perrodo Nicklas Nielsen Alessio Rovera |
GTE Pro - 5 carros |
|||
51 | AF Corse | Ferrari 488 GTE |
Alessandro Pier Guidi A confirmar |
52 | AF Corse | Ferrari 488 GTE |
Miguel Molina A confirmar |
64 | Corvette Racing | Corvette C8.R |
Nick Tandy Tommy Milner |
91 | Porsche GT Team | Porsche 911 RSR-19 |
Gianmaria Bruni Richard Lietz |
92 | Porsche GT Team | Porsche 911 RSR-19 |
Kevin Estre Michael Christensen |
GTE Am - 13 carros |
|||
21 | AF Corse |
Ferrari 488 GTE |
Simon Mann Christoph Ulrich Toni Vilander |
33 | TF Sport |
Aston Martin Vantage |
Ben Keating A confirmar A confirmar |
46 | Team Project 1 |
Porsche 911 RSR-19 |
Matteo Cairoli A confirmar A confirmar |
54 | AF Corse | Ferrari 488 GTE |
Thomas Flohr A confirmar A confirmar |
56 | Team Project 1 | Porsche 911 RSR-19 |
Thomas Preining A confirmar A confirmar |
60 | Iron Lynx |
Ferrari 488 GTE |
Claudio Schiavoni A confirmar A confirmar |
71 | Spirit of Race | Ferrari 488 GTE |
Pierre Ragues Franck Dezoteux A confirmar |
77 | Dempsey-Proton Racing |
Porsche 911 RSR-19 |
Christian Ried A confirmar A confirmar |
85 | Iron Dames | Ferrari 488 GTE |
Rahel Frey A confirmar A confirmar |
86 | GR Racing |
Porsche 911 RSR-19 |
Michael Wainwright A confirmar A confirmar |
88 | Dempsey-Proton Racing | Porsche 911 RSR-19 |
Julien Andlauer A confirmar A confirmar |
98 | Aston Martin Racing |
Aston Martin Vantage |
Paul Dalla Lana Nicki Thiim David Pittard |
777 | D'station Racing | Aston Martin Vantage |
Satoshi Hoshino Tomonobu Fujii A confirmar |
Editor revela BASTIDORES da cobertura ESPECIAL no GP DE SÃO PAULO: "Band ABRAÇOU a F1"
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #157: Editor da Band, Fred Sabino fala de sucesso da F1 e dá destaques de 2021
Ouça agora mesmo
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.