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Rebellion abandonará automobilismo após Le Mans

A empresa suíça Rebellion anunciou que vai encerrar todas as suas atividades ligadas ao automobilismo após as 24 Horas de Le Mans desse ano, colocando fim ao seu programa na LMP1

#1 Rebellion Racing Rebellion R-13 - Gibson: Bruno Senna, Gustavo Menezes, Norman Nato

A equipe Rebellion, que participa do WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, desde o início do campeonato, em 2012, vai terminar seus compromissos na temporada atual, 2019/20 e em seguida vai dar adeus ao automobilismo após a bandeira quadriculada em Le Mans, em junho.

A Rebellion está participando da temporada atual do WEC com apenas um carro, que conta com um motor R-13 da Gibson e um chassis da empresa francesa Oreca, mas já havia anunciado planos para trazer novamente seu segundo carro para as duas últimas etapas, em Spa e Le Mans.

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A decisão da Rebellion de encerrar suas atividades no automobilismo deve anular sua aliança com a Peugeot, anunciada em dezembro, sobre a volta da montadora francesa, com a criação de um novo programa de um hipercarro híbrido, que seria colocado em prática a partir de 2022. A Peugeot já deixou claro que seus planos não serão afetados pela decisão da Rebellion.

"O automobilismo tem sido um ótimo recurso para a Rebellion", comentou o presidente da companhia Alexandre Pesci. "Os circuitos foram vitrines excepcionais e um importante veículo de nossa marca para uma grande audiência. O retorno do investimento nesta atividade no esporte a motor foram mais do que satisfatórios".

"Vamos nos dar tempo para redefinir os objetivos de nossos negócios, mas os efeitos desta decisão serão imediatos para o departamento de corrida assim que a temporada do WEC chegue ao fim. Essas decisões não são fáceis de tomar e estamos muito tristes por não conseguirmos manter nossos compromissos pelos próximos anos".

O nome Rebellion Racing foi usado pela primeira vez em 2010 após uma fusão entre a equipe suíça Speedy Racing e a britânica Sebah Automotive.

#12 Rebellion Racing Lola B10/60 Coupé - Rebellion: Nicolas Prost, Neel Jani

#12 Rebellion Racing Lola B10/60 Coupé - Rebellion: Nicolas Prost, Neel Jani

Photo by: Daniel James Smith

Desde então, a equipe participou da categoria LMP1 em Le Mans em todos os anos exceto um, vencendo a classe de não híbridos em 2014 e conquistando um merecido pódio pela primeira vez em 2018.

Durante a temporada 2018/19 do WEC, a Rebellion surgiu como a principal desafiante da Toyota, após a saída da Porsche da LMP1, deixando a equipe japonesa como a única montadora na classe, herdando a vitória em Silverstone quando ambas as Toyotas TS050 Híbridas foram desqualificadas.

Em novembro do ano passado, conseguiu sua primeira vitória na pista na etapa de Xangai, devido ao sucesso do novo sistema implantado para tentar reduzir a dominância esmagadora da Toyota.

Last November, it scored its first on-the-road win at Shanghai, boosted by the new LMP1 success handicap systems aimed at curbing Toyota's crushing dominance. O triunfo na LMP1 veio após um ano em que a equipe optou por correr na LMP2, em 2017, quando venceu o título da classe com Bruno Senna e Julien Canal.

A Rebellion tem abrigado pilotos brasileiros nos últimos anos no WEC. Entre 2016 e 2019, Bruno Senna, Nelson Piquet Jr. e Pipo Derani correram pela equipe. Na temporada atual, apenas Bruno Senna compete pela equipe em tempo integral.

Peugeot: "O trabalho continua, sem mudanças"

Após o anúncio, a Peugeot se manifestou e afirmou que o programa de desenvolvimento de seu novo hipercarro continua como planejado.

"Nós continuamos com o programa do mesmo modo desde o lançamento. Sobre a parceria com a Rebellion, ela dizia que eles tomariam conta da direção da equipe. Então vamos assumir a direção do projeto com a Peugeot Sport. O programa terá total responsabilidade da Peugeot, que será a única grande mudança. A segunda questão importante é o orçamento e nós estamos seguindo como o planejado. Não há impacto no comprometimento da marca Peugeot e a contribuição de nossos parceiros, principalmente a Total", afirmou a montadora em comunicado.

"A intervenção da Rebellion em termos de operação teriam começado apenas no momento em que entraríamos na corrida, aproximadamente em 2022. No momento, estamos nas atividades de desenvolvimento do projeto e para o desenvolvimento técnico, sem o envolvimento da Rebellion. Por enquanto estamos focados no projeto e no desenvolvimento técnico. O carro deve ir à pista pela primeira vez no segundo semestre de 2021".

GALERIA: Relembre os vencedores das 24 Horas de Le Mans na última década

2010: Audi - Mike Rockenfeller, Timo Bernhard e Romain Dumas
2011: Audi - Andre Lotterer, Timo Bernhard e Romain Dumas
2012: Audi - Marcel Fässler, Andre Lotterer e Benoit Tréluyer
2013: Audi - Tom Kristensen, Allan McNish e Loic Duval
2014: Audi - Marcel Fässler, Andre Lotterer e Benoit Tréluyer
2015: Porsche - Nico Hulkenberg, Nick Tandy e Earl Bamber
2016: Porsche - Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb
2017: Porsche - Timo Bernhard, Earl Bamber e Brendon Hartley
2018: Toyota - Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Fernando Alonso
2019: Toyota - Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Fernando Alonso
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In this article
Jamie Klein
WEC
Rebellion Racing
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