Webber vence em Xangai; 5º, di Grassi dá adeus a título
Porsche conquista quarta vitória nas últimas cinco etapas e garante título entre construtores; batalha no campeonato de pilotos segue aberta na LMP1 e teve definição na LMP2
A quarta vitória nas últimas cinco corridas: esse é o Porsche #1, de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartkey, que triunfou nas 6 Horas de Xangai, realizadas neste domingo (6). Partindo da pole, o trio não teve dificuldades para vencer a prova.
O Toyota #6, de Kamui Kobayashi, Stephane Sarrazin e Mike Conway terminou em segundo, com o #5, de Sebastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima em terceiro. Com o resultado, a Porsche conquistou o campeonato entre construtores, mas a disputa pelo título entre os pilotos segue em aberto entre o #2 e o #6.
Quem não se deu bem foi Lucas di Grassi. Sofrendo com um problema no sistema de reabastecimento no início da prova, o Audi #8, que o brasileiro divide com Oliver Jarvis e Loic Duval, ficou de fora da briga pela vitória, terminando a prova em quinto. Com isso, o trio de di Grassi não tem mais chances de brigar pelo título da temporada 2016 na LMP1.
LMP2: Signatech faz festa e comemora título
Enquanto na LMP1 a disputa ainda segue em aberto, a LMP2 já tem novos campeões: Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e Stephane Richelmi, com um quarto lugar em Xangai, fecharam a fatura e se sagraram campeões na classe.
A vitória ficou com o #26 da G-Drive, pilotado por Alex Brundle, Roman Rusinov e Will Stevens. Bruno Senna, a bordo do #43 da RGR Sport By Morand junto a Ricardo Gonzalez e Filipe Albuquerque, terminou em terceiro. Pipo Derani, no #31 da ESM Tequila Patrón, dividido com Ryan Dalziel e Chris Cumming, foi o quinto.
LMGTE-Pro: dobradinha da Ford; LMGTE-Am: Aston Martin vence quinta
Na LMGTE-Pro, a Ford converteu a dobradinha na primeira fila em uma dobradinha na corrida, com o #67 Harry Tincknell e Andy Priaulx vencendo pela segunda vez consecutiva no WEC, com o #66, de Olivier Pla e Stefan Mucke em segundo. Gianmaria Bruni e James Calado, na Ferrari #51, completaram o pódio.
Pela LMGTE-Am, o Aston Martin #98, de Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda venceu pela quinta vez no ano e de maneira dominante, para manter acesa a esperança de título. A Ferrari #83, de Emmanuel Collard, Rui Aguas and Francois Perrodo, com o terceiro lugar, segue na liderança do campeonato.
Confira o resultado final:
Pos. | Num. | Pilotos | Carro | Classe | Voltas | Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Mark Webber Timo Bernhard Brendon Hartley |
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 195 | |
2 | 6 | Stéphane Sarrazin Kamui Kobayashi Mike Conway |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 195 | 59.785 |
3 | 5 | Anthony Davidson Kazuki Nakajima Sébastien Buemi |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 195 | 1'06.038 |
4 | 2 | Romain Dumas Neel Jani Marc Lieb |
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 195 | 1'40.855 |
5 | 8 | Lucas di Grassi Loic Duval Oliver Jarvis |
Audi R18 | LMP1 | 192 | 3 Voltas |
6 | 7 | Andre Lotterer Marcel Fassler Benoit Tréluyer |
Audi R18 | LMP1 | 181 | 14 Voltas |
7 | 4 | Simon Trummer Oliver Webb Pierre Kaffer |
CLM P1/01 | LMP1 | 181 | 9.380 |
8 | 26 | Will Stevens Roman Rusinov Alex Brundle |
Oreca 05 | LMP2 | 180 | 15 Voltas |
9 | 30 | Sean Gelael Antonio Giovinazzi Tom Blomqvist |
Ligier JS P2 | LMP2 | 179 | 16 Voltas |
10 | 43 | Bruno Senna Ricardo Gonzalez Filipe Albuquerque |
Ligier JS P2 | LMP2 | 179 | 26.158 |
11 | 36 | Nicolas Lapierre Gustavo Menezes Stéphane Richelmi |
Alpine A460 | LMP2 | 179 | 26.667 |
12 | 31 | Pipo Derani Ryan Dalziel Chris Cumming |
Ligier JS P2 | LMP2 | 179 | 57.789 |
13 | 27 | Maurizio Mediani Nicolas Minassian Mikhail Aleshin |
BR01 | LMP2 | 177 | 18 Voltas |
14 | 37 | Vitaly Petrov Viktor Shaytar Kirill Ladygin |
BR01 | LMP2 | 177 | 42.713 |
15 | 35 | Paul-Loup Chatin Ho-Pin Tung David Cheng |
Alpine A460 | LMP2 | 176 | 19 Voltas |
16 | 44 | Richard Bradley Matthew Rao Alex Lynn |
Oreca 05 | LMP2 | 174 | 21 Voltas |
17 | 67 | Ford GT | LMGTE PRO | 170 | 25 Voltas | |
18 | 66 | Stefan Mücke Olivier Pla |
Ford GT | LMGTE PRO | 170 | 50.652 |
19 | 51 | Gianmaria Bruni James Calado |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 170 | 1'13.367 |
20 | 95 | Marco Sorensen Nicki Thiim |
Aston Martin Vantage V8 | LMGTE PRO | 170 | 1'38.850 |
21 | 71 | Sam Bird Davide Rigon |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 168 | 27 Voltas |
22 | 77 | Richard Lietz Michael Christensen |
Porsche 911 RSR (2016) | LMGTE PRO | 168 | 16.041 |
23 | 98 | Pedro Lamy Paul Dalla Lana Mathias Lauda |
Aston Martin Vantage V8 | LMGTE AM | 166 | 29 Voltas |
24 | 13 | Alexandre Imperatori Dominik Kraihamer Matheo Tuscher |
Rebellion R-One | LMP1 | 166 | 40.670 |
25 | 78 | Christian Ried Wolf Henzler Joel Camathias |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 166 | 51.837 |
26 | 83 | François Perrodo Emmanuel Collard Rui Aguas |
Ferrari F458 Italia | LMGTE AM | 166 | 54.023 |
27 | 88 | David Heinemeier Hansson Patrick Long Khaled Al Qubaisi |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 166 | 1'13.423 |
28 | 50 | Pierre Ragues Ricky Taylor Romain Brandela |
Chevrolet Corvette C7-Z06 | LMGTE AM | 164 | 31 Voltas |
29 | 86 | Michael Wainwright Adam Carroll Ben Barker |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 164 | 44.462 |
30 | 97 | Darren Turner Richie Stanaway |
Aston Martin Vantage V8 | LMGTE PRO | 1 | 194 Voltas |
31 | 45 | Mathias Beche Tor Graves Roberto Gonzalez |
Oreca 05 | LMP2 | 0 | 195 Voltas |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.