WEC: Dudu Barrichello brilha no fim e garante pódio nas 6h de São Paulo; Cadillac bate expectativas e vence com 1-2
Trios de Lynn/Nato/Stevens e Button/Bourdais/Bamber superaram expectativas de que carro americano não teria bom ritmo de corrida
 
    O Campeonato Mundial de Endurance entregou uma 6h de São Paulo com muita ação e muitas emoções até o fim. A Cadillac superou as expectativas de todos, entregando um belo ritmo de corrida para garantir uma dobradinha importante, com vitória do #12 de Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens. Na GT3, vitória do Lexus #87, mas o destaque foi o pódio de Dudu Barrichello com o #10 da Racing Spirit of Léman, graças a uma bela manobra nos minutos finais.
Em uma largada limpa nos hipercarros, o Cadillac #12 conseguiu segurar a liderança apenas nas primeiras curvas, não sendo capaz de manter o ímpeto do Porsche #5 durante a primeira volta. Com isso, a marca americana passou a fazer P2 e P3.
Na GT3, o #10 de Dudu Barrichello soube se posicionar para manter a ponta, evitando as disputas no S do Senna, chegando a ter três carros um ao lado do outro nas curvas, o que fez alguns pilotos escaparem.
A primeira bandeira amarela veio com pouco mais de 20 minutos de prova, após um toque do TF Sport #33 no Heart of Racing #27, deixando o segundo na contramão da pista. Enquanto isso, o BMW #15 de Kevin Magnussen passava um longo período nos boxes com problemas no carro.
A prova teve ainda outra bandeira amarela curiosa. Os fiscais precisaram retirar uma rabiola de pipa que havia ficado pela pista durante a primeira parte da corrida.
A janela inicial de pit stops começou próximo do fim da primeira hora de prova, com os GT3 indo aos boxes na primeira leva. Neste momento, Farfus assumiu o comando do #31 do The Bend Team WRT.
A segunda hora de prova foi marcada por uma batalha intensa entre o Porsche #5 e o Cadillac #38 pela liderança, com muitas trocas de posições entre eles.
Neste período, um momento infeliz para os brasileiros do grid do WEC. O #31 de Augusto Farfus e Pedro Ebrahim acabou tocando no #10 do trio de Dudu Barrichello, com o carro de Dudu rodando e perdendo muitas posições com o incidente, caindo para 12º.
Quando a prova concluía sua terceira hora, chegando à metade, os GT3s estavam concluindo mais uma rodada de pit stops, enquanto os hipercarros iniciavam mais uma passagem pelos boxes.
Nos hipercarros, dobradinha da Cadillac, com o #12 à frente, com Alex Lynn a bordo, 13s à frente do #38 de Jenson Button. O Porsche #5, com Michael Christensen, vinha em terceiro, a 20s dos líderes. Na GT3, o Lexus #87 da Akkodis liderava, mas com um drive through a ser cumprido. As Iron Dames vinham em segundo, a 11s. Dos brasileiros, Dudu Barrichello colocavam de novo o #10 em quarto na classe, com o #31 de Farfus e Ebrahim em 13º. Já o #46 de Valentino Rossi estava em décimo.
Uma bandeira amarela de pista inteira (equivalente ao SC Virtual na F1) precisou ser acionada a 01h35min do fim por conta de mais uma pipa, agora colocada no meio da reta principal. Mas a interrupção foi curta.
A noventa minutos do fim da prova, a classificação dos hipercarros vinham em duplas. O Cadillac #12 seguia na liderança, com o Cadillac #38 de Sébastien Bourdais em segundo, a 41s. Na sequência, os Porsches #5 e #6 em terceiro e quarto, com os Peugeots #94 e #93 em quinto e sexto. Na GT3, o Lexus #87 seguia na liderança, com uma boa vantagem para o Lexus #78, que buscava manter a posição contra as Iron Dames. O #10 de Dudu Barrichello era o quinto, enquanto o #46 de Valentino Rossi era o sétimo e o #31 de Augusto Farfus e Pedro Ebrahim vinha em 15º.
A rodada final de pitstops de ambas as classes veio no início da última hora de prova, quando o Sol começava a baixar no autódromo.
No final, a Cadillac superou todas as expectativas de que poderiam minguar no ritmo de corrida. Com uma performance forte, a marca americana garantiu a dobradinha nas 6h de São Paulo, com vitória do #12 de Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens, com um caminhão de vantagem para o #38 de Jenson Button, Sébastien Bourdais e Earl Bamber. O #38 precisou segurar nas voltas finais as investidas do Porsche #5, de Julien Andlauer e Michael Christensen, que completou o pódio.
A Porsche ainda colocou o #6, de Kévin Estre e Laurens Vanthoor, em quarto, com o Peugeot #94, de Löic Duval e Malthe Jakobson completando os cinco primeiros entre os hipercarros.
Já na LMGT3, a vitória ficou com o Lexus #87 da Akkodis, com Pechito López, Clemens Schmid e Răzvan Umbrărescu. Em segundo, ficou o Corvette #81 da TF Sport, com Rui Andrade, Charlie Eastwood e Tom van Rompuy. E com uma belíssima manobra a cinco minutos do fim, Dudu Barrichello colocou o Aston Martin #10 da Racing Spirit of Léman, na terceira colocação, junto de Valentin Hasse-Clot e Anthony McIntosh.
O BMW #46 da WRT, de Valentino Rossi, Ahmad Al Harthy e Kelvin van der Linde terminou em 10º, enquanto o #31 de Augusto Farfus, Pedro Ibrahim e Yasser Shahin, ficou em 12º.
Agora o WEC tira uma pausa de quase dois meses, retomando as atividades da temporada 2025 nos dias 05 a 07 de setembro com a etapa do Circuito das Américas, também com seis horas de duração.
Confira o resultado final das 6h de São Paulo:
| 1- 2 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Cla | Equipe | # | Pilotos | Carro | Voltas | Tempo | Intervalo | Pits | Abandono | Pontos | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 1 | Cadillac Hertz Team JOTA HYPERCAR  | 12 |  | Cadillac V-Series.R | 242 | 6:00'19.732 | 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 2 | Cadillac Hertz Team JOTA HYPERCAR  | 38 |  | Cadillac V-Series.R | 242 | +57.016 6:01'16.748 | 57.016 | 5 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 3 | PORSCHE PENSKE MOTORSPORT HYPERCAR  | 5 |  | Porsche 963 | 242 | +58.882 6:01'18.614 | 1.866 | 5 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 4 | PORSCHE PENSKE MOTORSPORT HYPERCAR  | 6 |  | Porsche 963 | 241 | +1 Lap 6:00'47.676 | 1 Lap | 5 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 5 | BMW M Team WRT HYPERCAR  | 20 |  | BMW M Hybrid V8 | 241 | +1 Lap 6:01'42.059 | 54.383 | 6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 6 | PEUGEOT TOTALENERGIES HYPERCAR  | 94 |  M. Jakobsen  | Peugeot 9X8 | 240 | +2 Laps 6:00'23.184 | 1 Lap | 5 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 7 | PEUGEOT TOTALENERGIES HYPERCAR  | 93 |  | Peugeot 9X8 | 240 | +2 Laps 6:00'40.955 | 17.771 | 5 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 8 | AF Corse HYPERCAR  | 83 |  | Ferrari 499P | 240 | +2 Laps 6:00'56.572 | 15.617 | 5 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 9 | Alpine Endurance Team HYPERCAR  | 36 |  | Alpine A424 | 240 | +2 Laps 6:00'57.326 | 0.754 | 5 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 10 | Proton Competition HYPERCAR  | 99 |  N. Varrone  | Porsche 963 | 240 | +2 Laps 6:01'40.434 | 43.108 | 5 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 11 | FERRARI AF CORSE HYPERCAR  | 51 |  | Ferrari 499P | 239 | +3 Laps 6:00'26.730 | 1 Lap | 6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 12 | FERRARI AF CORSE HYPERCAR  | 50 |  | Ferrari 499P | 239 | +3 Laps 6:00'42.389 | 15.659 | 6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 13 | Aston Martin THOR Team HYPERCAR  | 009 |  | Aston Martin Valkyrie | 239 | +3 Laps 6:01'04.673 | 22.284 | 5 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 14 | Toyota Racing HYPERCAR  | 7 |  | Toyota GR010 - Hybrid | 239 | +3 Laps 6:01'20.329 | 15.656 | 5 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 15 | Toyota Racing HYPERCAR  | 8 |  | Toyota GR010 - Hybrid | 239 | +3 Laps 6:01'21.870 | 1.541 | 5 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 16 | Aston Martin THOR Team HYPERCAR  | 007 |  | Aston Martin Valkyrie | 238 | +4 Laps 6:01'00.107 | 1 Lap | 5 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 17 | BMW M Team WRT HYPERCAR  | 15 |  | BMW M Hybrid V8 | 222 | +20 Laps 6:01'23.383 | 16 Laps | 5 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 18 | AKKODIS ASP Team LMGT3  | 87 |  R. Umbrarescu  | Lexus RC F GT3 | 216 | +26 Laps 6:00'54.573 | 6 Laps | 7 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 19 | TF Sport LMGT3  | 81 |  | Chevrolet Corvette Z06 GT3.R | 216 | +26 Laps 6:01'32.289 | 37.716 | 6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 20 | Racing Spirit of Leman LMGT3  | 10 |  A. McIntosh  | Aston Martin Vantage AMR GT3 | 216 | +26 Laps 6:01'37.138 | 4.849 | 6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 21 | IRON DAMES LMGT3  | 85 |  C. Martin  | Porsche 911 GT3 R | 216 | +26 Laps 6:01'38.599 | 1.461 | 7 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 22 | AKKODIS ASP Team LMGT3  | 78 |  A. Robin   F. Gehrsitz  | Lexus RC F GT3 | 216 | +26 Laps 6:01'42.288 | 3.689 | 6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 23 | Manthey 1st Phorm LMGT3  | 92 |  | Porsche 911 GT3 R | 215 | +27 Laps 6:00'34.980 | 1 Lap | 6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 24 | TF Sport LMGT3  | 33 |  | Chevrolet Corvette Z06 GT3.R | 215 | +27 Laps 6:00'41.425 | 6.445 | 7 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 25 | United Autosports LMGT3  | 59 |  J. Cottingham  | McLaren 720S GT3 Evo | 215 | +27 Laps 6:00'41.642 | 0.217 | 7 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 26 | United Autosports LMGT3  | 95 |  | McLaren 720S GT3 Evo | 215 | +27 Laps 6:00'55.775 | 14.133 | 8 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 27 | TEAM WRT LMGT3  | 46 |  | BMW M4 GT3 | 215 | +27 Laps 6:00'57.512 | 1.737 | 6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 28 | Vista AF Corse LMGT3  | 54 |  | Ferrari 296 GT3 | 215 | +27 Laps 6:01'12.575 | 15.063 | 6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 29 | The Bend Team WRT LMGT3  | 31 |  Y. Shahin  | BMW M4 GT3 | 215 | +27 Laps 6:01'29.019 | 16.444 | 6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 30 | Vista AF Corse LMGT3  | 21 |  | Ferrari 296 GT3 | 215 | +27 Laps 6:01'43.139 | 14.120 | 6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 31 | Heart of Racing Team LMGT3  | 27 |  | Aston Martin Vantage AMR GT3 | 214 | +28 Laps 6:00'50.966 | 1 Lap | 7 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 32 | IRON LYNX LMGT3  | 60 |  A. Gilbert   L. Nicolas Hanafin  | Mercedes AMG GT3 | 214 | +28 Laps 6:02'29.910 | 1'38.944 | 7 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 33 | Alpine Endurance Team HYPERCAR  | 35 |  | Alpine A424 | 200 | +42 Laps 6:00'50.068 | 14 Laps | 6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| dnf | IRON LYNX LMGT3  | 61 |  M. Berry   L. Hodenius  | Mercedes AMG GT3 | 184 | +58 Laps 5:11'21.327 | 16 Laps | 8 | Abandono | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| dnf | Proton Competition LMGT3  | 77 |  | Ford Mustang GT3 | 169 | +73 Laps 4:45'01.108 | 15 Laps | 6 | Abandono | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| dnf | Proton Competition LMGT3  | 88 |  G. Levorato  | Ford Mustang GT3 | 86 | +156 Laps 2:27'03.189 | 83 Laps | 3 | Abandono | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Ver resultados completos | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DE VRIES fala sobre HORNER; DI RESTA relembra parceria com HULK e DUDU BARRICHELLO nas 6HSP!
HULK brilha: SAUBER SURPRESA do ano? E Bortoleto? PIASTRI SENTIU vs LANDO? Hamilton e + | Ivan Bruno
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
 
     
     
     
     
     
     
     
     
  
 
 
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
                            