Confirmado: Alonso disputará Rally Dakar de 2020
Alonso e Marc Coma serão uma das duplas da Toyota Gazoo Racing na competição. Os dois ainda terão três testes antes da prova

Os planos de Fernando Alonso para disputar o Rally Dakar em 2020 foram finalmente confirmados nesta quinta-feira. Ele fará parte da equipe Toyota Gazoo Racing que participa da competição, que acontece entre 5 e 17 de janeiro.
Leia também:
Embora o contrato tenha sido assinado há quase três meses, a confirmação da participação de Alonso no rali só aconteceu nesta quinta, em um evento na Espanha, antes do Rally da Catalunha.
O desejo de se transformar em uma lenda no esporte a motor continua a motivar o espanhol. O bicampeão da Fórmula 1 enfrentará seu maior desafio nos ralis até hoje: brilhar no Dakar, competição considerada a mais difícil no mundo.
Alonso começou a avaliar a possibilidade de correr nos ralis em 2018, fazendo sua estreia pela equipe vencedora da última edição em março. Em agosto, o espanhol e a Gazzo Racing da África do Sul começaram um programa de preparação, aventurando-se no Rally Touareg.

Fernando Alonso e Marc Coma
Photo by: Toyota Racing
O espanhol quis participar de algumas competições para ter certeza de que queria realmente competir. O grande teste foi o Rally do Marrocos, disputado no início deste mês, onde o espanhol terminou três etapas no top-10, mas sofreu diversos problemas e terminou nas últimas posições da classificação geral.
O espanhol disse ao Motorsport.com depois do rali que ele ainda tinha “muitas coisas” para melhorar. “No meu caso, melhorar a leitura do terreno, dos obstáculos, onde atravessar em alguns pontos. As dunas também, preciso ter um pouco mais de ritmo, mais velocidade e nunca ficar preso”.
“Com Marc Coma [copiloto], quanto mais quilômetros fazemos, melhor ficamos, porque também é novidade para ele. Não é como se Coma tivesse vários anos de experiência como copiloto, então pouco a pouco nós estamos melhorando”.
As outras duplas que farão parte da equipe serão os vencedores da edição 2019 Nasser Al Attiyah-Mathieu Baumel, além de Giniel de Villiers-Alex Haro e Bernhard Ten Brinke-Tom Colsoul. Todos eles guiarão a última versão da Hilux 4x4, projetada e construída pela divisão sul-africana da marca, com motores V8 de cinco litros.
Preparação continua
Como o Motorsport.com já havia antecipado, a preparação de Alonso e Coma ainda não acabou. Entre 25 e 26 de outubro, a dupla completará mais dois dias de testes em Tarragona, na Espanha, para continuar adquirindo experiência.
De 4 a 9 de novembro, Alonso e Coma vão disputar o Ula Rally, na Arábia Saudita. Será uma oportunidade única para a dupla adquirir experiência no mesmo tipo de terreno onde disputarão o Dakar em janeiro, pois os pilotos são proibidos pela organização de realizarem testes no país. Por fim, a equipe está planejando realizar um teste em Abu Dhabi em dezembro.
Veja imagens de Alonso e Coma em ação no Marrocos:








































Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


Luto no Dakar: Mecânico da PH Sport morre em acidente na última etapa de 2022

Conheça a história de Miriam Silva, primeira mulher comissária do Dakar

Governo francês considera cancelar Dakar após explosão de carro; organização descarta interrupção


Piastri sobre veterano da F1: "Um dos melhores que esse esporte já viu"

F1: Aston Martin revela causa de quebra da suspensão de Alonso em Monza

Bortoleto aponta Alonso como responsável por chegada à F1: "Não sei se estaria aqui"


11 anos após aposentadoria da categoria, Kobayashi volta a testar carro de F1

WEC: Ferrari AF Corse supera Toyota no fim e vence em Austin

Com seis brasileiros inscritos, veja quem é quem no grid das 24 Horas de Le Mans 2024
Últimas notícias

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.