Alfa Romeo desvenda mito por trás de champagne fechada de Kubica
Equipe italiana, que comprou a Sauber em 2018, revelou detalhes sobre a história da garrafa de champagne que se tornou o centro de uma verdadeira disputa
A Alfa Romeo revelou a verdadeira história por trás de uma lenda urbana que foi construída ao redor da garrafa de champagne recebida por Robert Kubica, quando venceu o GP do Canadá de 2008.
Leia também:
Na ocasião, a equipe de Hinwill, que se chamava BMW-Sauber, conquistou seu único triunfo na F1, com uma dobradinha de Kubica e Nick Heidfeld.
Como uma forma de lembrar de seu sucesso, a equipe da fábrica possuí um painel em que exibe as garrafas de champagne dos 27 pódios alcançados na F1. No entanto, a garrafa de Kubica é especial, porque á a única da coleção que ainda está com a rolha.
A equipe diz que a lenda criada ao redor da garrafa, a mesma que os novos membros ouvem em seu primeiro dia de trabalho, é de que a garrafa nunca foi aberta porque Kubica teria esquecido de estourar a champagne no excitamento do pódio.
Mas como a Alfa Romeo explicou em uma reunião nesta semana, a verdadeira história por trás da garrafa é mais complicada do que a lenda conta.
“É uma grande história na Sauber, uma que mostra o lado humano da Fórmula 1. É uma lenda que é contada para os novos membros em seus primeiros dias na fábrica. Mas também é uma história falsa”.
A realidade é que a champagne da vitória se tornou o centro de uma disputa entre a BMW e a Sauber, sobre quem seria o dono da garrafa. E Kubica na verdade estourou a champagne como é normal de se fazer, antes de entregar aos membros do time”.
Race winner Robert Kubica, BMW Sauber F1
Photo by: Sutton Images
“Sauber e BMW quiseram manter a lembrança, a embalagem da champagne mais doce que nós já provamos
“Nós pedimos e imploramos, mas infelizmente o gigante alemão venceu ‘a batalha pela garrafa’. A garrafa original está orgulhosamente em exibição no museu da BMW em Munique”.
Com a BMW pegando a garrafa para si, a Sauber pediu à F1 para produzir uma réplica que a equipe pudesse exibir em sua fábrica, que é justamente a que está em Hinwill hoje em dia.
“Naquele dia, nós escolhemos desistir dessa memória preciosa e ceder aos nossos parceiros. Isso é o que fizemos, de forma magnânima e elegante. Para seguirmos adiante e construirmos grandes memórias no futuro”.
“Daquele momento em diante batizamos o troféu que mantivemos de: ‘Aquele que nem sequer sentimos o cheiro’”.
A vitória de Kubica em Montreal seria a única conquistada pela parceria BMW-Sauber antes de a fabricante alemã se separar do time suíço no fim de 2009.
Relembre carreira de Robert Kubica com fotos exclusivas:
Com o # 46 no RS17 da Renault, Kubica foi o quarto no seu retorno. Deu mais de 140 voltas com o volante modificado para se adaptar às suas condições. Ele deixou uma impressão muito boa e abriu novamente a possibilidade de um retorno em 2018. p>
Com a saída de Stroll e depois de deixar de lado Sirotkin, a Williams queria um parceiro experiente para o jovem Russell, que assinou para 2019. Robert foi finalmente escolhido e nove anos depois se tornou parte do grid. p>
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1 - Binotto sobre objetivos da Audi: Lutar por vitórias em três anos e pelo título até 2030
ANÁLISE: O dilema das novas regras que definirá a F1 2025
Como a McLaren enfrentou a desinformação, o barulho e as distrações para garantir o título na F1
Com Antonelli e brasileiro, quem são os 20 pilotos mais jovens a chegar ao pódio da F1?
WEC: Ferrari AF Corse supera Toyota no fim e vence em Austin
"Não poderia ter sido pior", diz Kubica sobre seu retorno à F1 com a Williams
Últimas notícias
FRECA: Pedro Clerot conquista pódio na corrida de sábado na Itália
MotoGP: Aldeguer perde pódio na sprint da Malásia após punição; entenda
VÍDEO: Batida 'assustadora' fere fotógrafos na Supercars australiana
Stock Car: Camilo conquista a pole da etapa de Campo Grande
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.