ANÁLISE: Como a F1 impediu uma guerra "insana" no desenvolvimento de motores
A F1 garantiu que não abriria uma brecha de gastos no novo regulamento ao delimitar como será o desenvolvimento de motores nos próximos anos
Com os gastos de desenvolvimento de motores ficando de fora da alçada do novo teto orçamentário da Fórmula 1, que será introduzido em 2021, havia uma grande preocupação que os investimentos nessa área de performance pudessem explodir nos próximos anos. Mas a categoria fez questão de abordar esse problema na votação do novo regulamento, feita ontem.
O chefe da Renault, Cyril Abiteboul, já havia sugerido mais cedo nessa semana que os níveis de gastos necessários para se manter competitivo haviam se tornado um fardo.
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"Nós estamos conseguindo avançar na contenção da louca corrida pelo desenvolvimento de motores, e é realmente insano o quanto estamos gastando com os motores, e isso finalmente vai mudar", disse Abiteboul sobre as novas regras, que foram votadas nessa semana.
Uma das peças-chave da revolução no regulamento que foi acordado para 2020 e além é um limite estrito sobre o que as fornecedoras de motores poderão fazer.
Até agora, as montadoras podiam criar um motor totalmente novo a cada ano, e, na sequência, poderiam apresentar atualizações quando julgassem necessário, sempre apresentando elementos novos durante os finais de semana de GPs. Com três unidades de potência permitidas a cada temporada, isso significa inúmeras atualizações ao longo do ano.
Porém, tudo isso vai mudar para o próximo ano. As montadoras terão que homologar um motor por um período que vai de 2021 até o final de 2025.
A nova regra de 2021 diz: "Cada montadora de unidades de potência poderá apresentar apenas um dossiê de homologação para o período, que será válido até o final do campeonato de 2025".
Isso não significa que as montadoras não poderão fazer modificações nesse período, mas o regulamento deixa claro quais são os limites que estarão em vigor nesse período de cinco anos.
Começando já nesse ano, as regras proíbem as fornecedoras de modificar alguns componentes menores, enquanto outros itens podem ser modificados apenas uma vez por ano, daqui até 2023.
Por exemplo, todos os subconjuntos do motor (como cabeçotes, cárter e caixa de engrenagens) e o MGU-H (unidade geradora de calor), não poderão ser alterados novamente este ano, enquanto apenas uma alteração poderá ser realizada entre 2021 e 2023.
Alguns itens poderão ser alterados entre 2020 e o final de 2021, como o MGU-K (sistema de recuperação de energia) e o armazenamento de energia, com uma atualização adicional permitida em 2022 ou 2023.
Sem entrar em questões específicas dos 41 componentes da unidade de potência que fazem parte do regulamento, isso significa, em linhas gerais, que é permitido apenas uma atualização em certas áreas nesse ano - como o MGU-K.
Para 2021, as montadoras poderão ter um motor novo ou atualizado para o início da temporada, e, posteriormente, apenas mais uma mudança no ano. Em 2022 e 2023, mais uma atualização será permitida e, a partir daí, quase tudo será congelado até o fim da validade do regulamento atual do motor, em 2025.
Porém, há certas exceções, assim como na época que os motores V8 tiveram seu desenvolvimento congelado, para permitir modificações pela confiabilidade das peças.
O regulamento diz: "Uma montadora pode solicitar à FIA, durante o período de homologação, para realizar modificações em elementos da unidade de potência, somente com o propósito de resolver problemas de confiabilidade, segurança, corte de gastos, instalação no carro e fornecimento".
"Os pedidos devem ser submetidos ao Departamento Técnico da FIA por escrito e deve fornecer toda a informação necessária para a tomada de decisão. A FIA irá circular o pedido entre todas as montadoras para conhecimento".
Um outro aspecto interessante é que o regulamento ficou mais rígido ao garantir que as equipes clientes deverão receber os mesmos componentes das equipes fornecedoras a partir do início de 2021.
A menos que uma equipe cliente rejeite uma mudança, tanto a fornecedora quanto a cliente deverão usar "o mesmo software e controle da unidade de potência, que devem ser capaz de ser operados do mesmo modo... [e] correr com a mesma especificação de óleo e combustível, a não ser que a equipe cliente prefira correr com uma fornecedora alternativa".
GALERIA: Relembre todos os circuitos da história da Fórmula 1
1 corrida
Localizado entre Spoltore, Cappelle, Montesilvano e Pescara, era um circuito extremamente rápido graças às suas duas imensas retas, mas também tinha muitas curvas. Passava pelas ruas da cidade e era o mais comprido do mundo, superando Nurburgring.
1 corrida
Localizado nos subúrbios de Casablanca, este circuito seguia as avenidas da cidade e era bastante rápido. Não havia medidas de segurança para o Grande Prêmio e a morte de Lewis Evans fez com que a Fórmula 1 não voltasse para lá.
1 corrida
Localizado nos subúrbios ocidentais de Berlim, este circuito foi inaugurado em 25 de setembro de 1921. As letras AVUS significam Automobil Verkehr und Übung Strass (concessionária de automóveis e pista de treino).
1 corrida
Localizado nos arredores de Lisboa, consistia em um grande número de curvas, mas tinha desvantagens importantes. Além das faixas de bonde na pista, a corrida também estava programada para o pôr do sol para evitar o sol do meio-dia.
1 corrida
O circuito Bugatti recebeu apenas uma corrida da F1, em 1967. O GP ocorreu três semanas após as 24 Horas de Le Mans. A prova não se mostrou atraente e os pilotos não gostaram muito. Denny Hulme chamou a pista de "Mickey Mouse" por causa de sua forma.
1 corrida
Localizado nas ruas da cidade, o circuito de Dallas Fair Park era urbano e dividido por avenidas.
1 corrida
O circuito de Donington Park, criado em 1935, viu Audi e Mercedes poderosos competirem antes da Segunda Guerra Mundial. E foi sede do Grande Prêmio da Europa de 1993. Por ser estreito, não agradou os pilotos. No entanto, a corrida foi emocionante por causa da chuva, que rendeu show de Ayrton Senna.
1 corrida
Localizada na Califórnia, a 50 km a leste de Los Angeles, a Riverside International Raceway b>, inaugurada em 1957, sediou sua primeira corrida de Fórmula 1 em 1958, numa exibição. A categoria retornou a Riverside em 1960, quando houve a única edição oficial.
1 corrida
Localizado na Flórida, 220 km a noroeste de Palm Beach, o Sebring International Raceway foi traçado em um antigo campo aéreo militar em 1950. Foi um circuito de pouco interesse para a Fórmula 1, porque é mais famoso por suas corridas de endurance.
1 corrida
Perto de Knittelfeld, o circuito de Zeltweg Flugplatz estava localizado no aeródromo militar de Zeltweg. Tinha quatro retas e foi o primeiro circuito que hospedou a Fórmula 1 na Áustria.
2 corridas
Localizado perto de Okayama e escondido em um ambiente agradável, no coração de uma paisagem montanhosa e muito arborizada, o Okayama International Circuit é muito bonito e adequado para carros de corrida.
2 corridas
Localizado na cidade de Las Vegas, seu design foi projetado no estacionamento do famoso Cassino "Caesars Palace". Este circuito era mais parecido com uma pista de kart do que de F1. Ele não favorecia a ultrapassagem e girava no sentido anti-horário.
2 corridas
Localizado a 145 km ao norte de Montreal, este circuito deve seu nome à homônima montanha vizinha. Sua assinatura verdadeira é "Holy Jovite". Seu layout foi inaugurado em 1964. Uma pista lenta que foi danificada devido ao rigoroso inverno canadense. Só recebeu dois GPs.
2 corridas
Localizado a 30 km a sudoeste de Bruxelas, Complexe Européen de Nivelles-Baulers b> não existe mais. Recebeu duas corridas da F1.
2 corridas
Localizada na cidade de Barcelona, esta pista foi extremamente rápida e totalmente fora do comum em termos de segurança. Foi usada para dois grandes prêmios.
2 corridas
Localizado no Porto, o Circuito Boavista b> foi feito nas avenidas da cidade. A rota era implacável para a mecânica porque passava por todos os tipos de terrenos, desde estradas pavimentadas a trilhos de bonde.
3 corridas
Localizado a 200 km ao norte de Port Elizabeth, o Prince George Circuit b> foi projetado no meio das dunas da costa do Oceano Índico. Era composto de curvas principalmente à direita e muito prejudicial para a mecânica devido à areia e calor.
3 corridas
Localizado nas ruas da cidade, era um circuito semelhante ao de Detroit. Uma pista com solavancos, curvas em ângulos retos, sem aderência. Girava no sentido anti-horário.
3 corridas
O Circuito Internacional de Buddh está localizado em Greater Noida. Ele sediou o Grande Prêmio da Índia de 2011 até 2013. Foi projetado pelo arquiteto Hermann Tilke.
4 corridas
O Circuito de Baku Street b> foi construído na capital do Azerbaijão. Acolheu o primeiro GP em 2016. Depois de ver os bons resultados obtidos no circuito de rua de Baku, a FIA garantiu a mudança da denominação de GP da Europa para GP do Azerbaijão em 2017.
4 corridas
Localizado a 15 km ao sul de Clermont-Ferrand b>, este circuito, também chamado de Charade, foi inaugurado em 1958. Sua rota era montanhosa e consistia de 51 curvas. Foi muito apreciado pelos pilotos, mas a sua infra-estrutura ao lado de uma montanha, bem como a pista cheia de cascalho, criou muitos problemas.
4 corridas
Localizado em um parque de diversões na cidade, sua rota é dividida em duas partes, uma lenta e outra rápida. As precárias condições de segurança e o acidente de Rolf Stommelen em 1975 apagariam este circuito do calendário da Fórmula 1.
4 corridas
Localizado ao pé do Monte Fuji-Yama, o Fuji International Speedway, construído em 1965 e projetado por Don Nichols e Stirling Moss, incluía uma reta muito rápida que levava a uma curva acentuada. Após o acidente fatal do piloto japonês Hiroshi Kazato, a reta foi encurtada, reduzindo a distância do circuito. Nesta configuração, recebeu os eventos de 1976 e 1977. Depois, o GP do Japão deixou de ser disputado. Em seu retorno em 1987, foi para Suzuka.
4 corridas
A organização de um GP sul-coreano no condado rural de Yeongam é o resultado de um acordo entre Bernie Ecclestone e Korea Auto Valley Operation. O contrato, anunciado em setembro de 2009, vigiu por sete temporadas, com opção de mais cinco. A primeira corrida ocorreu em outubro de 2010 no Circuito Internacional da Coréia. A construção foi confiada a Hermann Tilke.
5 corridas
Localizado perto de Berna, este circuito atravessava o parque de Bremgarten. Era rápido, difícil e perigoso, com curvas e mudanças de luz devido às árvores. Depois da tragédia de Le Mans em 1955, a Suíça imediatamente proibiu todas as corridas de automóveis em seu território, e o circuito foi abandonado.
5 corridas
Localizado a nordeste de Liverpool, o Aintree Motor Racing Circuit b> foi usado na década de 1950, quando o GP da Inglaterra foi realizado alternadamente em Silverstone e em outro percurso. Esta pista fazia parte do hipódromo em que se celebra o Grand National de Steeple Chase e foi inaugurada em 1954.
5 corridas
A criação do Circuito Urbano de Valência b> estava alinhada com duas tendências: a primeira impulsionada por Bernie Ecclestone, que queria aumentar o número de corridas; e a segunda foi a recuperação da popularidade da Fórmula 1 na Espanha, após os sucessos de Fernando Alonso. Em 2007, a Valmor Sport assinou um acordo com Ecclestone para organizar o GP da Europa por 5 anos.
5 corridas
Localizado a 12 km ao sul de Rouen, foi inaugurado em 1950 e substituiu um pequeno circuito, construído antes da Segunda Guerra Mundial. A chicane do Novo Mundo é o lugar mais espetacular do circuito. Em 1957, tornou-se ainda mais rápido com a adição de três sequências. A morte de Jo Schlesser em 1968 foi fatal para a pista, que não foi mais usada pela Fórmula 1.
6 corridas
Ecclestone tem excelentes relações com o presidente russo Vladimir Putin, que queria colocar seu país na vanguarda do cenário esportivo internacional. A organização dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, no início de 2014, ofereceu uma grande oportunidade. No complexo olímpico de Sochi, no Mar Negro, o Sochi International Street Circuit b> foi construído para abrigar o GP de Fórmula 1. O contrato foi assinado com a FOM em 2010.
6 corridas
Localizado a 80 km ao sul de Jonkoping, o Scandinavian Raceway b> segue a pista do aeródromo em que foi construído. É o maior e mais moderno circuito da Escandinávia. É uma rota bastante lenta, com pequenas retas e curvas angulares constantes.
6 corridas
Localizado a 15 km a oeste de Dijon, este magnífico circuito foi inaugurado em 1972. Ele oferece uma rota montanhosa impressionante. Seu único defeito é o comprimento. Muito curto, os retardatários são rapidamente atingidos pelos primeiros.
7 corridas
Localizado nas ruas da cidade, é um circuito urbano com curvas de ângulo reto. A superfície da pista é plana como um terreno baldio. Tem curvas cegas, placas de esgoto às dezenas, e arquibancadas próximas. Era preciso ter muito cuidado para não bater.
7 corridas
Localizado a 35 km ao norte de Cádiz, o Circuito de Jerez de la Frontera b> é uma pista sinuosa e técnica, mas também tem uma superfície bastante acidentada. É um circuito que alguns pilotos descrevem como lento e desinteressante.
7 corridas
Localizado a 17 km de Istambul, o Istanbul Park b> tem 5.378 km e 14 curvas. Teve seu primeiro evento internacional por ocasião do Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1. A parte mais difícil da rota é a combinação das curvas 9 e 10, muito rápidas à esquerda.
8 corridas
Como na maioria dos novos locais, o Circuito das Américas b> foi projetado por Herman Tilke. Alguns pontos lembram outros traçados. Encontramos a série Maggots-Becketts-Chapel de Silverstone, as curvas do estádio de Hockenheim e curvas à esquerda de Istambul.
8 corridas
Localizado nas ruas da cidade, é o circuito urbano de maior sucesso nos Estados Unidos. Apesar dos buracos, das placas de esgoto e das paredes de concreto, a rota é interessante por causa das curvas muito rápidas com uma chicane muito lenta. A reta foi encurtada em 1982 e uma chicane apareceu no centro. A parte mais lenta da rota também foi modificada.
8 corridas
Localizado a 100 km a nordeste de Toronto, o Mosport International Raceway b> foi inaugurado em 1961. Situado às margens do Lago Ontário, tem um porte bastante robusto e rápido, mas sofre o mesmo problema que seu antecessor (Mont Tremblant): a geada destrói o asfalto e, além disso, a segurança é questionável. Por estas razões, o circuito foi abandonado pela Fórmula 1 em 1978.
9 corridas
Localizado a 30 km ao norte de Madri, o Circuito de Jarama b> oferece uma rota interessante e muito sinuosa, favorecendo um forte ajuste aerodinâmico. Quando abriu em 1967, forneceu uma infraestrutura muito moderna para a época.
10 corridas
Localizado a 60 km a nordeste de Bruxelas, este circuito foi inaugurado em 1965 e era relativamente rápido. Teve a morte de um mecânico, que foi atropelado pela Williams de Carlos Reutemann devido à estreiteza do pit lane. O importante trabalho em Spa-Francorchamps condenou este circuito.
10 corridas
Localizado nos subúrbios do Rio de Janeiro, o autódromo de Jacarepaguá b> foi construído em 1978 em um pântano seco. A pista não tinha características técnicas notáveis e era muito acidentada, com clima muito úmido e quente, o que dificultava as condições da corrida. Muitos pilotos desmaiaram após os GPs. O Autódromo Internacional Nelson Piquet já foi destruído.
11 corridas
Sob o patrocínio da Aldar Properties, Hermann Tilke construiu a nova pista na ilha de Yas, daí o nome Yas Marina. O circuito é na verdade um elemento de um complexo turístico gigantesco que inclui uma marina, spas, hotéis, instalações esportivas e, especialmente, o parque temático da Ferrari. O GP de Abu Dhabi é único porque começa à luz do dia, às 17 horas, e termina à noite. Assim, um enorme sistema de iluminação foi instalado.
11 corridas
Localizado a 7 km de Reims, o Circuito de Reims-Gueux tinha a forma de um triângulo entre as aldeias de Le Thillois e Gueux.
11 corridas
Localizado nas ruas da cidade, o Circuito de Adelaide Street b> é muito diferente de outras rotas urbanas modernas. Está a meio caminho da cidade em Rymill Park. É apreciado por pilotos pela atmosfera amigável. Em 1991, teve sua corrida interrompida após 14 voltas. É até hoje a prova mais curta da história da Fórmua 1.
12 corridas
O Grande Prêmio é realizado no layout urbano da cidade no Circuito Marina Bay Street, o primeiro a hospedar uma corrida de Fórmula 1 à noite graças à iluminação artificial composta por cerca de 1.500 lâmpadas de 2.000 watts.
12 corridas
Antigo Österreichring, o Red Bull Ring (anteriormente conhecido como A-1 Ring) é uma versão atualizada e remodelada do famoso circuito. Está situado nas montanhas verdes da província da Estíria, unida pelas cidades de Viena, Salzburgo e Graz.
13 corridas
Localizado a 31 km a oeste de Lisboa e a poucos quilômetros do Oceano Atlântico, o Autódromo Fernanda Pires da Silva b> mudou consideravelmente desde a sua criação. Com uma longa reta e uma sucessão de curvas técnicas, a pista portuguesa oferece aos pilotos uma grande variedade de dificuldades.
14 corridas
Localizado a 30 km de Londres, este circuito foi inaugurado em 1948 e completamente remodelado em 1960. Está localizado nas paisagens verdes de Kent e é muito exigente para suspensões.
15 corridas
Localizado perto de Manama, o Bahrain International Circuit é um projeto nacional iniciado pela dinastia real dominante. A rota foi projetada pelo arquiteto alemão Hermann Tilke. Com dez curvas e quatro retas, oferece aos condutores várias possibilidades de ultrapassagem. Pequena desvantagem: a areia.
16 corridas
Localizado 39 km de Marselha, o circuito Paul Ricard High Tech Test Track b> é lendário. Oferece uma ampla gama de tecnologias para fazer a pista tão segura quanto possível atualmente. Foi redesenhado após a morte de Elio De Angelis em 1986.
16 corridas
A infraestrutura deste circuito é gigantesca. A primeira curva "nunca termina". De resto, parece muito com as pistas do Bahrein e da Áustria, também projetadas por Tilke.
18 corridas
Localizado a 12 km ao sul de Nevers, o Circuito de Nevers Magny-Cours b> está localizado nas fronteiras da Borgonha. Originalmente chamado de circuito Jean Behra, foi construído em 1961.
19 corridas
A 10 km a noroeste da capital de Indiana, o Indianapolis Motor Speedway b> é famoso pelos 500 Milhas de Indianápolis.
19 corridas
Localizado ao sul de Kuala Lumpur, o Circuito Internacional de Sepang b> é ultramoderno. Desde 1999, é muito popular entre os pilotos. É um circuito com curvas agradáveis, longas retas e tomadas de alta. A infraestrutura foi construída com recursos colossais. Desta forma, os stands com um design futurista podem acomodar até 100.000 espectadores. O tempo é um desafio, devido ao clima tropical e o calor, ruins para a mecânica.
20 corridas
Localizado nos subúrbios de Buenos Aires, o autódromo foi construído em terreno plano. Tem a particularidade de propor várias configurações. Ao longo dos anos, recebeu várias melhorias e modificações até 1955. Não tendo completado o trabalho adicional exigido pela FIA, foi abandonado pela Fórmula 1 em 1998.
20 corridas
Localizado a 25 km de Joanesburgo, foi inaugurado em 1962, era muito rápido e requeria a velocidade máxima dos carros. Em 1985, foi retirado do calendário por razões políticas. Retornou em 1992 com um novo design, encurtado e muito mais lento e sinuoso.
20 corridas
Localizado a 300 km a noroeste de Nova York, o Watkins Glen International b> foi criado em 1956. Basicamente, é um circuito muito rápido. Em 1971, foi remodelado para tornar a pista maior e aumentar as arquibancadas. Após o acidente de François Cevert em 1973, uma chicane foi adicionada em 1975.
21 corridas
Foi inaugurado em 1962. Após a invasão do público na pista, na década de 1970, a Fórmula 1 foi retirada no México. Voltou na década de 80 com um layout redesenhado e com o nome do Autódromo Hermanos Rodríguez. Em 2015, com um design moderno, a F1 retornou pela terceira vez para a Cidade do México.
24 corridas
Este circuito oferece ao piloto um ambiente excepcional. Seu design é rápido, muito variado e com belas sequências. Infelizmente, a limpeza nem sempre é adequadas, dada a localização.
27 corridas
Foi construído em 1950. Para a temporada de 1980, a Fórmula 1 deixou Monza para visitar Imola. Foi um sucesso, oferecendo uma trilha rápida, com ótimas sequências. Para 1981, a F1 retornou a Monza, mas foi organizado o 1º GP de San Marino. Após as mortes de Ayrton Senna e Roland Ratzenberger em 1994, o circuito foi modificado, fazendo com que o circuito perdesse sua essência.
29 corridas
Localizado a 20 km a nordeste de Barcelona e construído no início dos anos 90, o Circuito de Barcelona-Catalunya faz parte do calendário do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 1991. Possui uma reta muito longa. É muito solicitado para os testes de pré-temporada.
30 corridas
Localizado a 25 km de Amsterdã, o Circuit Park Zandvoort b> foi inaugurado em 1948. Atravessa as dunas do Mar do Norte, é muito rápido, consistindo de longas retas e curvas rápidas. A condição da pista, a areia e a fraca drenagem da água da chuva forçaram os organizadores a tirarem Zandvoort do calendário da F1.
31 corridas
Localizado a 150 km a leste de Osaka, o Circuito Internacional de Suzuka b> é o único em forma de oito, com uma ponte sobre a pista. Muitas vezes é o evento decisivo dos campeonatos. A pista japonesa é apreciada por todos. Requer condução limpa e técnica.
32 corridas
Localizado perto de Knittelfield, este circuito foi projetado especialmente para a F1 em 1970. O Österreichring foi construído no pé das montanhas próximas. Foi usado até 1987, quando a preocupação com a segurança do circuito fez com que ele deixasse o calendário, mas logo ele voltou.
34 corridas
Localizado a 20 km a nordeste de Budapeste, Hungaroring b> tem apenas uma reta: a das arquibancadas. As opiniões são divididas.
37 corridas
Localizado a 25 km a sudoeste de Heidelberg, Hockenheimring b> é a antiga pista de testes da Mercedes. Foi a mais rápida do campeonato junto com Monza até 2002. Tem uma reta sem fim que corta a floresta e é bastante estreita. As mortes de Jim Clark em 1968 e de Patrick Depailler em 1981 levaram os organizadores a alterar o traçado para reduzir a velocidade. Anos depois, mais alterações foram feitas. Ainda assim é um circuito muito rápido.
37 corridas
O Autódromo José Carlos Pace b> tem a distinção de ter conseguido combinar o máximo desenvolvimento com o mínimo de espaço. É uma via rápida, girando no sentido anti-horário, com longas retas e longas curvas em um raio constante, o que oferece, entre outras coisas, uma diferença significativa na altitude. O Mergulho, que leva à reta dos boxes, é tão íngreme quanto a Raidillon em Spa, por exemplo. Como a condição da pista se deteriorou ao longo dos anos, Interlagos foi substituída por Jacarepaguá. Mas a F1 voltou a São Paulo em 1990. O comprimento da pista foi reduzido pela metade, com a inclusão do "S do Senna" e a retirada do velho retão.
40 corridas
Localizado na ilha Notre-Dame em Montreal, este circuito foi renomeado para Circuit Gilles Villeneuve b> após a morte do piloto canadense. Consiste em retas longas com chicanes lentas e intermediárias. Requer muita frenagem.
40 corridas
Localizado no maciço de Eifel, perto de Adenau, a 50 km de Bohn, o novo circuito de Nurburgring não tem nada a ver com o ancestral Nordschleife (circuito norte). O "Inferno Verde" é considerado muito perigoso desde o acidente que queimou Niki Lauda nos anos 70.
52 corridas
Localizado a 50 km ao sul de Liège, Spa-Francorchamps entusiasma os pilotos com seu layout que combina longas retas e curvas técnicas e rápidas. Entre a área verde e o relevo mais acentuado, oferece a rota mais longa de todos os atuais circuitos de Fórmula 1.
53 corridas
Localizado a 50 km de Northampton, o circuito de Silverstone b> está situado no coração da Inglaterra. Seu design oferece duas longas retas e uma mistura inteligente de curvas lentas e rápidas. É cercado pelas sedes das equipes de F1, incluindo Williams, Renault e McLaren. Este ex-aeródromo é muitas vezes palco de corridas muito competitivas. Em 1991, foi considerado muito rápido e os organizadores decidiram adicionar chicanes em todos os lugares.
66 corridas
Localizado nas ruas do Principado, este circuito é sem dúvida o mais lendário da F1. Os pilotos não têm margem para erros. Adorado por alguns, odiado por outros, não deixa ninguém indiferente. Foi modificado várias vezes desde 1950 para reduzir a velocidade dos carros que entram na cidade.
69 corridas
Localizado a 20 km ao norte de Milão, o lendário Autódromo Nazionale di Monza consiste em longas retas, intercaladas com chicanes e curvas rápidas, tornando-se a pista mais rápida da F1. Tinha um oval, que agora está abandonado. Recebeu muitas modificações, projetadas para retardar seu rumo ultra-rápido.
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