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ANÁLISE F1: Erro no pit stop da McLaren custou a Norris duas posições em Baku?

Problema com a pistola pneumática da roda dianteira direita dobrou a duração do pitstop do britânico - e ele então retornou atrás de Lawson e Leclerc

Lando Norris, McLaren

Ao terminar em sétimo lugar, Lando Norris não conseguiu tirar tanto proveito da batida que fez o companheiro de equipe e rival no campeonato mundial, Oscar Piastri, abandonar o do GP do Azerbaijão de Fórmula 1. Não há dúvidas quanto a isso. Mas será que ele poderia ter terminado duas posições acima, se não fosse o problema com a pistola pneumática que atrasou sua parada nos boxes? 

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Na verdade, provavelmente não.

As circunstâncias da classificação - Piastri bateu no terceiro trimestre, Norris saiu mais cedo após o reinício e não aproveitou ao máximo a evolução da pista - colocaram as duas McLarens fora de posição no grid. Saindo da sétima posição, Norris perdeu um lugar para Isack Hadjar na primeira volta, quando Piastri errou na largada e bateu no muro, fazendo com que o safety car fosse acionado.

Na relargada, Norris pareceu reagir lentamente à aceleração dos outros carros e perdeu outro lugar para Charles Leclerc. Ambos se beneficiaram do fato de Hadjar ter cometido um erro para passar o carro da Racing Bulls.

Mas Norris teve dificuldades para passar Leclerc, tornando-se parte de um mini trem de DRS atrás da Red Bull de Yuki Tsunoda - e não conseguiu muito espaço para Tsunoda quando Leclerc saiu do caminho no final da 19ª volta.

O momento crucial pareceu acontecer quando Norris parou para trocar os pneus duros no final da 37ª volta, e a pistola pneumática da roda dianteira direita pulou sobre a face da porca, em vez de se firmar nela. Norris ficou parado por quatro segundos, em vez dos dois habituais, e voltou à pista logo atrás de Liam Lawson e Leclerc.

Charles Leclerc, Ferrari, Lando Norris, McLaren

Charles Leclerc, Ferrari, Lando Norris, McLaren

Foto de: Joe Portlock / LAT Images via Getty Images

Uma conclusão óbvia a ser tirada foi que os dois segundos extras consumidos pela parada impediram que Norris saísse dos boxes à frente da dupla. Essa foi certamente a reação dos comentaristas: Norris foi prejudicado pela segunda corrida consecutiva por um pit stop lento.

Tsunoda foi para os boxes uma volta mais tarde e surgiu no espaço entre Lawson e Leclerc, pouco à frente da Ferrari. Norris acabou ultrapassando Leclerc, mas ficou preso atrás de Lawson e Tsunoda pelo resto da corrida e foi classificado em sétimo. Mas é realmente possível afirmar que a parada custou efetivamente duas posições a Norris?

O chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella, pareceu mudar de ideia após a corrida "O pit stop em si não fez nenhuma diferença porque teríamos terminado praticamente na área de Leclerc", disse ele à Sky TV logo após a corrida.

"Para mim, a conclusão mais importante é que o carro não era rápido o suficiente. Com um carro rápido o suficiente, acho que poderíamos ter feito a ultrapassagem e depois ter um pouco de ar limpo, e no ar limpo realmente usar todo o potencial".

No momento de sua habitual reunião com a imprensa no domingo, ele parecia ter ajustado um pouco sua posição sobre a parada: "Ainda temos que verificar se, mesmo com um pitstop mais rápido, poderíamos estar à frente ou não da Ferrari".

Andrea Stella, McLaren

Andrea Stella, McLaren

Foto de: Bryn Lennon / Fórmula 1 / Getty Images

Um exame mais detalhado das voltas em torno das paradas sugere que não. Norris estava 1,9s atrás de Tsunoda antes de encostar na entrada do pitlane. Quando saiu dos boxes, ele estava 1,8s atrás de Leclerc.

Portanto, mesmo sem os dois segundos adicionais perdidos por causa do atraso nos boxes, Norris provavelmente teria saído junto com a Ferrari, talvez até mesmo com vantagem. Mas isso teria sido um momento difícil com pneus frios nas curvas seguintes - e ele certamente não teria saído à frente de Lawson

Portanto, o problema para Norris não foi a parada, mas, como Stella apontou, o carro não era rápido o suficiente, provavelmente porque suas características de desempenho não se adequam a essa pista. 

"Simplesmente não havia vantagem de ritmo suficiente no carro hoje para ultrapassar os carros que estavam em um ritmo semelhante", concluiu Stella. "Eu não diria que foi por causa da escolha, preferência ou sequência dos pneus. Acho que o carro simplesmente não estava rápido o suficiente".

No entanto, um segundo episódio consecutivo de "problemas nos dedos" ou problemas de hardware nos boxes deve ser preocupante. Em Monza, a McLaren tinha vantagem de ritmo suficiente para resolver as consequências do problema de parada nos boxes de forma amigável entre os pilotos, embora ao custo de despertar a ira da comunidade de fãs. Em Baku, foi apenas um inconveniente. Em outros lugares, pode ser mais crítico para o resultado da corrida.

"Definitivamente, em termos de pit stops, essa é uma área na qual já concentramos nossos esforços", disse Stella. "Mas, na verdade, precisamos continuar trabalhando porque há um desempenho importante disponível por meio dos pit stops e vimos que a corrida está cada vez mais apertada.

Lando Norris, McLaren

Lando Norris, McLaren

Foto de: Mark Thompson - Getty Images

"Então o impacto de um pit stop está se tornando cada vez mais importante. Portanto, definitivamente, para o restante da temporada e também pensando no carro do próximo ano, há trabalho a ser feito do ponto de vista do pit stop para a execução do pit stop, mas também do hardware, de modo que a execução de um pit stop para nossa equipe seja mais direta e natural".
 
"Ainda há algumas interações entre o operador e o hardware que devem ser melhoradas do ponto de vista do hardware".

A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero

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