ANÁLISE F1: O que comparação com Hulkenberg revela sobre GP do Bahrein de Bortoleto?
Motorsport.com traz volta por volta da corrida do brasileiro e do companheiro alemão em Sakhir e analisa desempenho dos companheiros de equipe; saiba mais

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Mynt
Bitcoin e criptomoedas? Invista na Mynt.com.br, a plataforma cripto do BTG Pactual
Gabriel Bortoleto não teve vida fácil durante o GP do Bahrein de Fórmula 1. O brasileiro da Sauber cruzou a linha de chegada no Sakhir na 19ª colocação - não sendo o último colocado de forma oficial devido ao abandono de Carlos Sainz.
No fim, o companheiro de Gabriel, Nico Hulkenberg, foi desclassificado por irregularidades técnicas no carro - depois de encerrar a prova na 13ª colocação - e Bortoleto subiu para 18°. Nesta análise, o Motorsport.com detalha as estratégias escolhidas pelo alemão e pelo brasileiro, as paradas nos boxes e o gap entre eles volta após volta.
Estratégia de pneus
Largando com os mesmos compostos que Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Liam Lawson, Bortoleto iniciou a corrida com pneus médios, depois trocou para a gama dura e encerrou a prova com médios.
Por sua vez, Hulkenberg optou pelo caminho da maioria do grid: iniciar o GP do Bahrein de pneus macios, trocar para os médios na primeira parada e finalizar a prova com outro jogo de compostos faixa amarela.
Parada nos boxes
Por ter iniciado a corrida com os compostos macios, Nico precisou fazer a parada mais cedo, já na volta 5. No total, ele levou 24s229. A segunda troca aconteceu na 27ª volta e teve 24s291 de duração.
Enquanto Gabriel alongou um pouco mais o stint, parando pela primeira vez na 13ª volta, em um pit-stop que demorou 24s143, retornando aos boxes na 32ª volta da corrida em uma troca de 25s396.
Volta a volta
VOLTA | BORTOLETO/COMPOSTO | POSIÇÃO | GAP | HULKENBERG/COMPOSTO | POSIÇÃO |
1 | 1m49s307 (MÉDIO) | P19 | -0s175 | 1m49s482 (MACIO) | P20 |
2 | 1m40s450 (MÉDIO) | P19 | -0s184 | 1m40s634 (MACIO) | P20 |
3 | 1m39s00 (MÉDIO) | P19 | -0s119 | 1m40s019 (MACIO) | P20 |
4 | 1m40s079 (MÉDIO) | P19 | +0s250 | 1m39s829 (MACIO) | P20 |
5 | 1m40s726 (MÉDIO) | P19 | -1s232 | 1m41s958 (MACIO) | P20 |
6 | 1m39s953 (MÉDIO) | P19 | -17s671 |
1m57s624 (MÉDIO) | (PIT - 24.229) |
P20 |
7 | 1m39s772 (MÉDIO) | P18 | +1s822 | 1m37s950 (MÉDIO) | P19 |
8 | 1m40s131 (MÉDIO) | P18 | +0s720 | 1m39s411 (MÉDIO) | P20 |
9 | 1m40s325 (MÉDIO) | P17 | +1s078 | 1m39s247 (MÉDIO) | P20 |
10 | 1m40s312 (MÉDIO) | P16 | +1s053 | 1m39s259 (MÉDIO) | P20 |
11 | 1m40s248 (MÉDIO) | P13 | +0s992 | 1m39s256 (MÉDIO) | P20 |
12 | 1m40s903 (MÉDIO) | P12 | +1s753 | 1m39s150 (MÉDIO) | P20 |
13 |
1m42s993 (MÉDIO) | (PIT - 24.143) |
P15 | +3s956 | 1m39s037 (MÉDIO) | P19 |
14 | 1m59s074 (DURO) | P20 | +19s602 | 1m39s472 (MÉDIO) | P18 |
15 | 1m39s255 (DURO) | P20 | -0s134 | 1m39s389 (MÉDIO) | P15 |
16 | 1m38s456 (DURO) | P20 | -1s489 | 1m39s945 (MÉDIO) | P16 |
17 | 1m39s262 (DURO) | P20 | -0s621 | 1m39s883 (MÉDIO) | P15 |
18 | 1m39s265 (DURO) | P20 | -0s007 | 1m39s272 (MÉDIO) | P15 |
19 | 1m38s953 (DURO) | P20 | -0s449 | 1m39s402 (MÉDIO) | P15 |
20 |
1m38s764 (DURO) |
P20 | -1s008 | 1m39s772 (MÉDIO) | P16 |
21 |
1m39s320 (DURO) |
P20 | -0s205 | 1m39s525 (MÉDIO) | P16 |
22 |
1m39s167 (DURO) |
P20 | -0s223 | 1m39s390 (MÉDIO) | P16 |
23 |
1m39s252 (DURO) |
P20 | -0s210 | 1m39s462 (MÉDIO) | P16 |
24 |
1m39s787 (DURO) |
P20 | +0s266 | 1m39s521 (MÉDIO) | P16 |
25 |
1m39s358 (DURO) |
P20 | -0s242 | 1m39s600 (MÉDIO) | P16 |
26 |
1m39s765 (DURO) |
P20 | -0s756 | 1m40s521 (MÉDIO) | P17 |
27 |
1m40s319 (DURO) |
P20 | -2s142 | 1m42s461 (MÉDIO) (PIT- 24.291) |
P17 |
28 |
1m39s870 (DURO) |
P19 | -18s942 | 1m58s812 (MÉDIO) | P20 |
29 |
1m39s853 (DURO) |
P 18 | +2s100 | 1m37s753 (MÉDIO) | P20 |
30 |
1m39s880 (DURO) |
P18 | +2s542 | 1m37s338 (MÉDIO) | P20 |
31 |
1m39s929 (DURO) |
P18 | +2s171 | 1m37s758 (MÉDIO) | P20 |
32 |
2m12s657 (DURO) |
P18 | +1s350 | 2m11s307 (MÉDIO) | P20 |
33 |
2m31s899 (MÉDIO) |
P20 | +17s869 | 2m14s030 (MÉDIO) | P17 |
34 |
1m46s476 (MÉDIO) |
P20 | -5s642 | 1m52s118 (MÉDIO) | P17 |
35 |
1m56s831 MÉDIO) |
P20 | -4s924 | 2m01s755 (MÉDIO) | P17 |
36 |
1m40s448 (MÉDIO) |
P20 | +1s505 | 1m38s943 (MÉDIO) | P15 |
37 |
1m38s701 (MÉDIO) |
P20 | +0s551 | 1m38s150 (MÉDIO) | P15 |
38 |
1m38s006 (MÉDIO) |
P20 | +0s096 | 1m37s910 (MÉDIO) | P15 |
39 |
1m38s433 (MÉDIO) |
P20 | +0s157 | 1m38s276 (MÉDIO) | P15 |
40 |
1m38s311 (MÉDIO) |
P20 | -0s351 | 1m38s662 (MÉDIO) | P15 |
41 |
1m38s758 (MÉDIO) |
P20 | -0s361 | 1m39s119 (MÉDIO) | P16 |
42 |
1m38s490 (MÉDIO) |
P20 | -0s188 | 1m38s678 (MÉDIO) | P16 |
43 |
1m38s919 (MÉDIO) |
P20 | +1s460 | 1m37s459 (MÉDIO) | P15 |
44 |
1m40s209 (MÉDIO) |
P19 (ABANDONO SAINZ) |
+2s370 | 1m37s839 (MÉDIO) | P15 |
45 |
1m38s554 (MÉDIO) |
P19 |
+0s630 | 1m37s924 (MÉDIO) | P15 |
46 |
1m38s151 (MÉDIO) |
P19 |
+0s541 | 1m37s610 (MÉDIO) | P15 |
47 |
1m38s470 (MÉDIO) |
P19 |
+0s545 | 1m37s925 (MÉDIO) | P15 |
48 |
1m38s583 (MÉDIO) |
P19 |
+0s433 | 1m38s150 (MÉDIO) | P15 |
49 |
1m38s580 (MÉDIO) |
P19 | +0s566 | 1m38s014 (MÉDIO) | P15 |
50 |
1m38s592 (MÉDIO) |
P19 | +0s706 | 1m37s886 (MÉDIO) | P15 |
51 |
1m38s706 (MÉDIO) |
P19 | +0s714 | 1m37s992 (MÉDIO) | P15 |
52 |
1m38s551 (MÉDIO) |
P19 | +0s526 | 1m38s025 (MÉDIO) | P15 |
53 |
1m38s973 (MÉDIO) |
P19 | +0s713 | 1m38s260 (MÉDIO) | P15 |
54 |
1m38s936 (MÉDIO) |
P19 | +0s438 | 1m38s498 (MÉDIO) | P15 |
55 |
1m39s001 (MÉDIO) |
P19 | +0s577 | 1m38s424 (MÉDIO) | P15 |
56 |
1m39s381 (MÉDIO) |
P19 | +0s383 | 1m38s998 (MÉDIO) | P15 |
57 |
1m39s063 (MÉDIO) |
P19 | +0s240 | 1m38s823 (MÉDIO) | P15 |
Conclusões
A estratégia de pneus de Bortoleto colaborou para o resultado do GP do Bahrein. Olhando o primeiro stint da prova, é possível concluir que a diferença entre o composto macio e o médio não foi tão grande. Se o brasileiro tivesse optado pelo faixa vermelha, talvez encontrasse mais facilidade em conseguir avançar no grid, uma vez que a gama macia chega na janela de performance mais rápido que o composto médio.
Outro detalhe importante é que analisando o segundo e terceiro stint, o melhor momento do paulista na prova em relação a Hulkenberg é quando ele calça os pneus duros. Enquanto o alemão corria com um composto médio de seis voltas, o brasileiro encarou a gama mais rígida e conseguiu se sobressair nos tempos de volta.
Ao parar pela segunda vez e retornar para a gama média, é possível perceber que o rendimento da Sauber nº 5 cai e Gabriel não 'embala' na parte final da prova, enquanto Nico o supera nos tempos de volta com certa facilidade.
Contudo, vale destacar que possivelmente na reta final da corrida, a prancha do assoalho de Hulkenberg iniciou o processo de desgaste e isso pode ter dado ao alemão um pequeno ganho de desempenho em relação ao Bortoleto, mesmo com ambos usando o mesmo tipo de pneu. Diferentemente do cenário da Ferrari, o composto médio não funcionou para a equipe suíça, uma estratégia de macio - duro - duro poderia ter apresentado um resultado melhor, contudo, o brasileiro não tinha dois compostos de pneus brancos disponíveis.
Por fim, analisando volta por volta, é possível perceber que Bortoleto não ficou em um ritmo tão aquém de Hulkenberg, uma vez que das 57 voltas completadas no GP do Bahrein, Bortoleto ficou à frente do companheiro de equipe em 23. As 34 lideradas por Hulkenberg acontecem, em sua maioria, na parte final da prova, onde possivelmente o carro já estava com a prancha do assoalho mais desgastada.
Obs: nesta conta, estão incluídas as 'enter laps', 'out laps' e safety car.
Além de tudo isso, é preciso levar em conta a experiência, que o alemão tem de sobra e o brasileiro ainda está acumulando, e as limitações do carro, principalmente no tráfego.
Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.