Análise
Fórmula 1 GP do Bahrein

ANÁLISE F1: O que comparação com Hulkenberg revela sobre GP do Bahrein de Bortoleto?

Motorsport.com traz volta por volta da corrida do brasileiro e do companheiro alemão em Sakhir e analisa desempenho dos companheiros de equipe; saiba mais

Nico Hulkenberg, Sauber, Gabriel Bortoleto, Sauber

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Mynt

Bitcoin e criptomoedas? Invista na Mynt.com.br, a plataforma cripto do BTG Pactual

Gabriel Bortoleto não teve vida fácil durante o GP do Bahrein de Fórmula 1. O brasileiro da Sauber cruzou a linha de chegada no Sakhir na 19ª colocação - não sendo o último colocado de forma oficial devido ao abandono de Carlos Sainz.

Leia também:

No fim, o companheiro de Gabriel, Nico Hulkenberg, foi desclassificado por irregularidades técnicas no carro - depois de encerrar a prova na 13ª colocação - e Bortoleto subiu para 18°. Nesta análise, o Motorsport.com detalha as estratégias escolhidas pelo alemão e pelo brasileiro, as paradas nos boxes e o gap entre eles volta após volta. 

Estratégia de pneus

Largando com os mesmos compostos que Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Liam Lawson, Bortoleto iniciou a corrida com pneus médios, depois trocou para a gama dura e encerrou a prova com médios

Por sua vez, Hulkenberg optou pelo caminho da maioria do grid: iniciar o GP do Bahrein de pneus macios, trocar para os médios na primeira parada e finalizar a prova com outro jogo de compostos faixa amarela.

Parada nos boxes

Por ter iniciado a corrida com os compostos macios, Nico precisou fazer a parada mais cedo, já na volta 5. No total, ele levou 24s229. A segunda troca aconteceu na 27ª volta e teve  24s291 de duração.

Enquanto Gabriel alongou um pouco mais o stint, parando pela primeira vez na 13ª volta, em um pit-stop que demorou 24s143, retornando aos boxes na 32ª volta da corrida em uma troca de 25s396

Volta a volta

VOLTA BORTOLETO/COMPOSTO POSIÇÃO GAP HULKENBERG/COMPOSTO POSIÇÃO
1 1m49s307 (MÉDIO) P19 -0s175 1m49s482 (MACIO) P20
2 1m40s450 (MÉDIO) P19  -0s184 1m40s634 (MACIO) P20
3 1m39s00 (MÉDIO) P19 -0s119 1m40s019 (MACIO) P20
4 1m40s079 (MÉDIO) P19 +0s250 1m39s829 (MACIO) P20
5 1m40s726 (MÉDIO) P19   -1s232 1m41s958 (MACIO) P20
6 1m39s953 (MÉDIO) P19  -17s671 

1m57s624 (MÉDIO)  | 

(PIT - 24.229)

P20 
7  1m39s772 (MÉDIO) P18  +1s822  1m37s950 (MÉDIO) P19
8 1m40s131 (MÉDIO) P18 +0s720 1m39s411 (MÉDIO) P20
9 1m40s325 (MÉDIO) P17 +1s078 1m39s247 (MÉDIO) P20
10  1m40s312 (MÉDIO) P16 +1s053 1m39s259 (MÉDIO) P20
11 1m40s248 (MÉDIO) P13 +0s992 1m39s256 (MÉDIO) P20
12 1m40s903 (MÉDIO) P12 +1s753 1m39s150 (MÉDIO) P20
13

 1m42s993 (MÉDIO) | 

(PIT - 24.143)

P15 +3s956 1m39s037 (MÉDIO) P19
14  1m59s074 (DURO) P20 +19s602 1m39s472 (MÉDIO) P18
15 1m39s255 (DURO) P20 -0s134 1m39s389 (MÉDIO) P15
16 1m38s456 (DURO) P20  -1s489 1m39s945 (MÉDIO) P16
17  1m39s262 (DURO) P20 -0s621 1m39s883 (MÉDIO) P15
18 1m39s265 (DURO) P20 -0s007 1m39s272 (MÉDIO) P15
19 1m38s953 (DURO) P20 -0s449  1m39s402 (MÉDIO) P15
20

1m38s764 (DURO)

P20 -1s008 1m39s772 (MÉDIO) P16
21

1m39s320 (DURO)

P20 -0s205 1m39s525 (MÉDIO) P16
22

1m39s167 (DURO)

P20 -0s223 1m39s390 (MÉDIO) P16
23

1m39s252 (DURO)

P20 -0s210 1m39s462 (MÉDIO) P16
24

 1m39s787 (DURO)

P20 +0s266 1m39s521 (MÉDIO) P16
25

1m39s358 (DURO)

P20 -0s242  1m39s600 (MÉDIO)  P16
26

1m39s765 (DURO)

P20 -0s756 1m40s521 (MÉDIO) P17
27

1m40s319 (DURO)

P20 -2s142  1m42s461 (MÉDIO) 
(PIT- 24.291)
P17
28

 1m39s870 (DURO)

P19  -18s942 1m58s812 (MÉDIO) P20
29

1m39s853 (DURO)

P 18 +2s100 1m37s753 (MÉDIO) P20
30

1m39s880 (DURO)

P18   +2s542 1m37s338 (MÉDIO) P20
31

1m39s929 (DURO)

P18 +2s171 1m37s758 (MÉDIO) P20
32 

2m12s657 (DURO)
(PIT - 25.396)

P18 +1s350 2m11s307 (MÉDIO) P20
33

2m31s899 (MÉDIO)

P20 +17s869 2m14s030 (MÉDIO) P17
34

1m46s476 (MÉDIO)

P20 -5s642 1m52s118 (MÉDIO) P17
35

1m56s831 MÉDIO)

P20 -4s924 2m01s755 (MÉDIO) P17
36

1m40s448 (MÉDIO)

P20 +1s505 1m38s943 (MÉDIO) P15
37

1m38s701 (MÉDIO)

P20  +0s551 1m38s150 (MÉDIO) P15
38

1m38s006 (MÉDIO)

P20 +0s096 1m37s910 (MÉDIO) P15
39

1m38s433 (MÉDIO)

P20 +0s157 1m38s276 (MÉDIO) P15
40

1m38s311 (MÉDIO)

P20 -0s351 1m38s662 (MÉDIO) P15
41

1m38s758 (MÉDIO)

P20 -0s361 1m39s119 (MÉDIO) P16
42

1m38s490 (MÉDIO)

P20 -0s188 1m38s678 (MÉDIO) P16

43

1m38s919 (MÉDIO)

P20 +1s460 1m37s459 (MÉDIO) P15
44

1m40s209 (MÉDIO)

P19 

(ABANDONO SAINZ)

+2s370 1m37s839 (MÉDIO) P15
45

1m38s554 (MÉDIO)

P19

 +0s630 1m37s924 (MÉDIO) P15
46

1m38s151 (MÉDIO)

P19

+0s541  1m37s610 (MÉDIO) P15
47

1m38s470 (MÉDIO)

P19

+0s545  1m37s925 (MÉDIO) P15
48

1m38s583 (MÉDIO)

P19

+0s433 1m38s150 (MÉDIO) P15
49

1m38s580 (MÉDIO)

P19  +0s566 1m38s014 (MÉDIO) P15
50

 1m38s592 (MÉDIO)

P19 +0s706 1m37s886 (MÉDIO) P15
51

1m38s706 (MÉDIO)

P19 +0s714   1m37s992 (MÉDIO) P15
52

1m38s551 (MÉDIO)

P19 +0s526 1m38s025 (MÉDIO) P15
53

1m38s973 (MÉDIO)

P19 +0s713 1m38s260 (MÉDIO) P15
 54

1m38s936 (MÉDIO)

P19  +0s438 1m38s498 (MÉDIO) P15
55

 1m39s001 (MÉDIO)

P19 +0s577  1m38s424 (MÉDIO) P15
56

1m39s381 (MÉDIO)

P19 +0s383 1m38s998 (MÉDIO) P15
57

1m39s063 (MÉDIO)

P19 +0s240 1m38s823 (MÉDIO) P15

Conclusões

A estratégia de pneus de Bortoleto colaborou para o resultado do GP do Bahrein. Olhando o primeiro stint da prova, é possível concluir que a diferença entre o composto macio e o médio não foi tão grande. Se o brasileiro tivesse optado pelo faixa vermelha, talvez encontrasse mais facilidade em conseguir avançar no grid, uma vez que a gama macia chega na janela de performance mais rápido que o composto médio. 

Outro detalhe importante é que analisando o segundo e terceiro stint, o melhor momento do paulista na prova em relação a Hulkenberg é quando ele calça os pneus duros. Enquanto o alemão corria com um composto médio de seis voltas, o brasileiro encarou a gama mais rígida e conseguiu se sobressair nos tempos de volta. 

Ao parar pela segunda vez e retornar para a gama média, é possível perceber que o rendimento da Sauber nº 5 cai e Gabriel não 'embala' na parte final da prova, enquanto Nico o supera nos tempos de volta com certa facilidade. 

Contudo, vale destacar que possivelmente na reta final da corrida, a prancha do assoalho de Hulkenberg iniciou o processo de desgaste e isso pode ter dado ao alemão um pequeno ganho de desempenho em relação ao Bortoleto, mesmo com ambos usando o mesmo tipo de pneu. Diferentemente do cenário da Ferrari, o composto médio não funcionou para a equipe suíça, uma estratégia de macio - duro - duro poderia ter apresentado um resultado melhor, contudo, o brasileiro não tinha dois compostos de pneus brancos disponíveis.

Por fim, analisando volta por volta, é possível perceber que Bortoleto não ficou em um ritmo tão aquém de Hulkenberg, uma vez que das 57 voltas completadas no GP do Bahrein, Bortoleto ficou à frente do companheiro de equipe em 23. As 34 lideradas por Hulkenberg acontecem, em sua maioria, na parte final da prova, onde possivelmente o carro já estava com a prancha do assoalho mais desgastada.

Obs: nesta conta, estão incluídas as 'enter laps', 'out laps' e safety car. 

Além de tudo isso, é preciso levar em conta a experiência, que o alemão tem de sobra e o brasileiro ainda está acumulando, e as limitações do carro, principalmente no tráfego. 

Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Isa Fernandes
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1 - Desanimado, Alonso diz que "Não é apenas a baixa velocidade, é um pouco de tudo"
Próximo artigo F1: Diretor da Sauber compara Bortoleto a Leclerc

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros