Análise: Manuseio de volante foi determinante para punição de Vettel

Segundo movimento do volante de Sebastian Vettel depois de recuperar o controle de sua Ferrari para voltar à pista foi fundamental na decisão de puni-lo no GP do Canadá, segundo apurado pelo Motorsport.com

Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Zak Mauger / Motorsport Images

Sebastian Vettel ficou furioso depois de receber uma punição de cinco segundos por ter voltado à pista de maneira insegura e forçado Lewis Hamilton a sair do circuito quando errou na primeira chicane na 48ª volta da corrida de Montreal deste domingo.

O alemão estava convencido de que não fizera nada de errado e disse que não tinha conseguido nada na situação, já que seu carro ficou fora de controle depois de correr pela grama.

Mas, enquanto está claro a partir das imagens a bordo que Vettel estava lutando para recuperar o controle de seu carro depois de passar pela grama, entende-se que a decisão dos comissários foi baseada em ações que Vettel tomou uma vez que ele estava no controle de suas ações novamente.

Leia também:

Os comissários examinaram as imagens em câmera lenta das ações de Vettel desde o momento em que ele havia recuperado o controle e começou a guiar seu carro e foi percebido que o alemão poderia ter escolhido um caminho diferente daquele que ele pegou.

As imagens claramente capturam Vettel corrigindo um momento de saída de traseira quando ele volta à pista, o que é mostrado por um movimento acentuado do volante para a direita pelo alemão.

Logo depois disso, no entanto, Vettel começa a seguir para a esquerda na direção do circuito - sugerindo que ele estava no controle.

Mas um momento depois, em vez de se manter à esquerda, Vettel vira o volante que permite que seu carro vá para a direita, cortando a rota que Hamilton teria tomado se tivesse espaço livre.

O movimento que colocou Vettel no caminho de Hamilton é considerado fundamental para a decisão unânime dos comissários de punir Vettel.

Outra razão que os comissários estabeleceram a decisão veio por uma câmera que não foi transmitida no canal oficial da transmissão, mostrando a cabeça de Vettel olhando nos espelhos onde Hamilton estava durante esses momentos.

As imagens onboard do incidente de Vettel também mostram sua cabeça olhando para os espelhos naquele momento, sugerindo que ele sabia onde Hamilton estava.

Se Vettel mantivesse o carro para a esquerda quando recuperasse o controle, provavelmente haveria espaço suficiente para permitir a passagem de Hamilton à direita, o que faria o caso não ser investigado.

O fato de os dados de telemetria mostrarem que Hamilton teve que frear para evitar a colisão com Vettel mostrou como o piloto da Mercedes foi surpreendido pelas ações de seu rival.

Antes do caso de Vettel, Max Verstappen passou por situação parecida no Japão, quando foi punido com uma penalidade de cinco segundos por uma colisão com Kimi Raikkonen na chicane.

Verstappen passou reto na chicane na primeira volta da corrida e voltou de forma agressiva, empurrando Raikkonen para fora.

Na época, o falecido diretor de corridas, Charlie Whiting, disse: "É necessário que você se junte com segurança e Kimi estava lá. Então, acho que foi bastante simples para os comissários".

Confira as imagens do polêmico GP do Canadá

No sábado, Vettel fez a pole, algo que não conseguia desde o GP da Alemanha em 2018.

No sábado, Vettel fez a pole, algo que não conseguia desde o GP da Alemanha em 2018.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Antes da corrida, a Mercedes identificou um vazamento no carro de Hamilton e teve que correr contra o tempo pra colocar o piloto na pista em tempo.

Antes da corrida, a Mercedes identificou um vazamento no carro de Hamilton e teve que correr contra o tempo pra colocar o piloto na pista em tempo.

Na largada, os três primeiros mantiveram as posições.

Na largada, os três primeiros mantiveram as posições.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

As Renault mostraram força desde o início, brigando com a Red Bull

As Renault mostraram força desde o início, brigando com a Red Bull

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lando Norris começou bem a prova com sua McLaren

Lando Norris começou bem a prova com sua McLaren

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Mas o carro da McLaren teve um problema na suspensão e o jovem precisou abandonar a prova

Mas o carro da McLaren teve um problema na suspensão e o jovem precisou abandonar a prova

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Daniel Ricciardo foi um dos destaques da prova

Daniel Ricciardo foi um dos destaques da prova

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

O australiano conseguiu segurar Valteri Bottas por muitas voltas, mesmo com um equipamento inferior

O australiano conseguiu segurar Valteri Bottas por muitas voltas, mesmo com um equipamento inferior

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Antes das paradas, os ponteiros se mantinham próximos mas sem ameaças.

Antes das paradas, os ponteiros se mantinham próximos mas sem ameaças.

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Sebastian Vettel parou primeiro e levou vantagem.

Sebastian Vettel parou primeiro e levou vantagem.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lewis Hamilton parou na sequência

Lewis Hamilton parou na sequência

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Sebastian Vettel fez algumas voltas rápidas e abriu do inglês

Sebastian Vettel fez algumas voltas rápidas e abriu do inglês

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Mas o ritmo de Hamilton foi melhorando e ele colou em Vettel, pressão total.

Mas o ritmo de Hamilton foi melhorando e ele colou em Vettel, pressão total.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Vettel errou e escapou da pista, no retorno, espremeu Hamilton contra a parede. Esse foi o lance que definiu a prova, pois os comissários entenderam que o movimento foi errado e puniram o alemão em 5 segundos.

Vettel errou e escapou da pista, no retorno, espremeu Hamilton contra a parede. Esse foi o lance que definiu a prova, pois os comissários entenderam que o movimento foi errado e puniram o alemão em 5 segundos.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

O piloto da Ferrari cruzou a linha de chegada em primeiro, com cerca de 2 segundos de vantagem para Hamilton.

O piloto da Ferrari cruzou a linha de chegada em primeiro, com cerca de 2 segundos de vantagem para Hamilton.

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Com a punição de Vettel, Hamilton herdou a vitória.

Com a punição de Vettel, Hamilton herdou a vitória.

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Hamilton comemorou, mas disse no rádio

Hamilton comemorou, mas disse no rádio "Não gostaria de vencer desta forma".

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

O piloto ficou emocionado com a vitória depois dos problemas que teve antes da largada.

O piloto ficou emocionado com a vitória depois dos problemas que teve antes da largada.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

E Hamilton valorizou o trabalho de sua equipe em solucionar os problemas do carro.

E Hamilton valorizou o trabalho de sua equipe em solucionar os problemas do carro.

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Vettel estacionou seu carro no lugar errado e sumiu. Quando voltou, foi até o carro de Hamilton e tirou a placa de 1º lugar da frente e substituiu pela de 2º colocado.

Vettel estacionou seu carro no lugar errado e sumiu. Quando voltou, foi até o carro de Hamilton e tirou a placa de 1º lugar da frente e substituiu pela de 2º colocado.

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Vettel arrastou a placa do vencedor e posicionou no lugar onde deveria estar seu carro.

Vettel arrastou a placa do vencedor e posicionou no lugar onde deveria estar seu carro.

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

No pódio, Lewis Hamilton puxou Vettel e colocou o alemão ao seu lado no degrau mais lado ao seu lado. O alemão ficou sem graça e não sabia se subia ou descia.

No pódio, Lewis Hamilton puxou Vettel e colocou o alemão ao seu lado no degrau mais lado ao seu lado. O alemão ficou sem graça e não sabia se subia ou descia.

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Foi provavelmente o pódio mais constrangedor desde a marmelada da Ferrari na Áustria em 2002, com Barrichello e Schumacher.

Foi provavelmente o pódio mais constrangedor desde a marmelada da Ferrari na Áustria em 2002, com Barrichello e Schumacher.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

O Clima no pódio ficou tenso apesar das tentativas de Hamilton para amenizar as coisas.

O Clima no pódio ficou tenso apesar das tentativas de Hamilton para amenizar as coisas.

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

24

 

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior GP do Canadá polêmico: Ferrari não perdoa comissários; Mercedes não quer pressão
Próximo artigo Vettel diz que participou de pódio por respeito a Leclerc e Mercedes

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil