Análise técnica: a ousada e curiosa atualização nas rodas da Red Bull
Novidade levada pela Red Bull ao GP do Japão de F1 busca aumentar a transferência de calor para os pneus
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
Uma das novidades que a Red Bull levou para o GP do Japão foi uma nova roda traseira, mas aparentemente as melhorias não deram o resultado esperado. Não se sabe se a equipe manterá a atualização para as próximas corridas.
Leia também:
A Red Bull teve uma grande decepção do GP do Japão. Depois de atualizar a unidade de potência e o lubrificante, os engenheiros da Honda estavam convencidos que o motor japonês lutaria de frente com Ferrari e Mercedes em Suzuka.
No entanto, a o propulsor não atendeu às expectativas e fez Max Verstappen perder sete décimos na qualificação, enquanto Alex Albon terminou a corrida um minuto atrás de Valtteri Bottas. Em resumo, nem Honda e nem Red Bull atenderam às expectativas criadas perante o público.
Red Bull RB15, lo sfogo del DRS più stretto
Photo by: Giorgio Piola
A equipe de Adrian Newey trabalhou duro no desenvolvimento do RB15, modificando o ativador DRS na traseira e reduzindo significativamente a abertura da asa.
Mas a curiosidade mais interessante tem a ver com as rodas traseiras. Os sulcos entre os raios e a parte mais externa do pneu não são novidade, assim como a tinta preta que permite uma maior transferência de calor para os pneus.
Mas os engenheiros do paddock ficaram realmente intrigados ao ver que na superfície, geralmente coberta pelos pneus, havia uma série de entalhes em alto relevo para aumentar a área de transferência de calor, o que aumentaria a aderência dos compostos e consequentemente a velocidade dos carros, principalmente nas curvas.
De fato, cada equipe desenvolveu seu próprio método para aquecer os pneus o mais rápido possível e colocá-los na janela de operação correta. A Red Bull está entre aqueles que dedicaram mais energia a esse problema entre os times de ponta. Porém, a equipe de Milton Keynes não atingiu os resultados esperados.
Veja todas atualizações que as equipes levaram ao Japão:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam
F1: Carro de 2025 não terá mais atualizações, mas Ferrari trará reforços até o final da temporada
OPINIÃO F1: Rumores sobre Horner agitam Ferrari, mas equipe realmente precisa dele?
F1 - Hamilton: Piastri e Norris devem ser "implacáveis" contra Verstappen na luta pelo título
F1: Red Bull traz série de atualizações para o GP do México que podem ajudar Verstappen
F1: Leclerc ficará "muito surpreso" se Verstappen for o campeão de 2025
F1: Norris 'ri' de tentativa de 'sabotagem' da Red Bull no GP dos EUA
F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda
F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"
Últimas notícias
F1: Como a Red Bull conseguiu mais uma atualização de assoalho para Verstappen em 2025
F1: Stella está confiante com "recuperação na velocidade da luz" de Piastri após caos em Austin
MotoGP: Bagnaia conquista sprint do GP da Malásia de ponta a ponta
Moto2: Holgado 'voa' e conquista pole na etapa da Malásia; Moreira larga em 16º
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.