Análise técnica: a ousada e curiosa atualização nas rodas da Red Bull
Novidade levada pela Red Bull ao GP do Japão de F1 busca aumentar a transferência de calor para os pneus

Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
Uma das novidades que a Red Bull levou para o GP do Japão foi uma nova roda traseira, mas aparentemente as melhorias não deram o resultado esperado. Não se sabe se a equipe manterá a atualização para as próximas corridas.
Leia também:
A Red Bull teve uma grande decepção do GP do Japão. Depois de atualizar a unidade de potência e o lubrificante, os engenheiros da Honda estavam convencidos que o motor japonês lutaria de frente com Ferrari e Mercedes em Suzuka.
No entanto, a o propulsor não atendeu às expectativas e fez Max Verstappen perder sete décimos na qualificação, enquanto Alex Albon terminou a corrida um minuto atrás de Valtteri Bottas. Em resumo, nem Honda e nem Red Bull atenderam às expectativas criadas perante o público.

Red Bull RB15, lo sfogo del DRS più stretto
Photo by: Giorgio Piola
A equipe de Adrian Newey trabalhou duro no desenvolvimento do RB15, modificando o ativador DRS na traseira e reduzindo significativamente a abertura da asa.
Mas a curiosidade mais interessante tem a ver com as rodas traseiras. Os sulcos entre os raios e a parte mais externa do pneu não são novidade, assim como a tinta preta que permite uma maior transferência de calor para os pneus.
Mas os engenheiros do paddock ficaram realmente intrigados ao ver que na superfície, geralmente coberta pelos pneus, havia uma série de entalhes em alto relevo para aumentar a área de transferência de calor, o que aumentaria a aderência dos compostos e consequentemente a velocidade dos carros, principalmente nas curvas.
De fato, cada equipe desenvolveu seu próprio método para aquecer os pneus o mais rápido possível e colocá-los na janela de operação correta. A Red Bull está entre aqueles que dedicaram mais energia a esse problema entre os times de ponta. Porém, a equipe de Milton Keynes não atingiu os resultados esperados.
Veja todas atualizações que as equipes levaram ao Japão:








































































Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


ANÁLISE F1: Ferrari encara teste decisivo da nova suspensão traseira em Mugello nesta quarta-feira

F1: Ferrari estreará nova suspensão no dia de filmagens em Mugello; veja datas

ANÁLISE F1: Entenda como a Ferrari planeja evoluir em 2025 a partir do assoalho


F1: Red Bull confirma grande pacote de atualização do RB21 para manter Verstappen competitivo em 2025

F1: Red Bull recebe alerta sobre "período difícil" após a saída de Horner

ANÁLISE F1: Quais são os maiores desafios da Red Bull após demissão de Horner?


F1 - Vettel: 'Foi bom estar na Ferrari, mas ainda me identifico com a Red Bull'

F1: Ex-companheiro de equipe revela por que Hülkenberg já esteve 'à sombra' de Pérez

F1: Futuro de Liam Lawson em 2026 já está decidido, afirma imprensa da Nova Zelândia
Últimas notícias

Stock Car: Gabriel Casagrande é destaque com segundo lugar no primeiro dia de treinos no Velocitta

Stock Car: Felipe Baptista lidera treino no Velocitta com a Car Racing e destaca mudança do regulamento da categoria

Stock Car retoma temporada 2025 com 31 SUVs em ação após treinos extras no Velocitta

NASCAR: Katherine Legge também disputará as 400 Milhas de Indianápolis de 2025, ampliando impacto de iniciativa; entenda
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.