Recomendado para você

Se não for campeão em 2025, Verstappen planeja 'abandonar' 33 e adotar número de ex-companheiro de equipe

Se não for campeão em 2025, Verstappen planeja 'abandonar' 33 e adotar número de ex-companheiro de equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Se não for campeão em 2025, Verstappen planeja 'abandonar' 33 e adotar número de ex-companheiro de equipe
F1: Como Norris salvou sua temporada para se tornar o favorito ao título

F1: Como Norris salvou sua temporada para se tornar o favorito ao título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Como Norris salvou sua temporada para se tornar o favorito ao título
Vitória de Verstappen provoca mudança nas regras para obter licença em Nordschleife; entenda

Vitória de Verstappen provoca mudança nas regras para obter licença em Nordschleife; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
Vitória de Verstappen provoca mudança nas regras para obter licença em Nordschleife; entenda
F1: Brown critica 'agressividade excessiva' e arrogância de Verstappen

F1: Brown critica 'agressividade excessiva' e arrogância de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Brown critica 'agressividade excessiva' e arrogância de Verstappen
F1 - Leclerc minimiza fala do presidente da Ferrari: “Mensagem positiva"

F1 - Leclerc minimiza fala do presidente da Ferrari: “Mensagem positiva"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Leclerc minimiza fala do presidente da Ferrari: “Mensagem positiva"
F1: Alonso diz 'se ver' em Verstappen e compara Norris x Piastri a briga com Hamilton na McLaren em 2007

F1: Alonso diz 'se ver' em Verstappen e compara Norris x Piastri a briga com Hamilton na McLaren em 2007

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Alonso diz 'se ver' em Verstappen e compara Norris x Piastri a briga com Hamilton na McLaren em 2007
F1 - Hamilton retruca crítica feita pelo presidente da Ferrari: "Todos precisamos assumir responsabilidade"

F1 - Hamilton retruca crítica feita pelo presidente da Ferrari: "Todos precisamos assumir responsabilidade"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Hamilton retruca crítica feita pelo presidente da Ferrari: "Todos precisamos assumir responsabilidade"
F1: Russell coloca desempenho da McLaren para GP de Las Vegas 'em xeque'

F1: Russell coloca desempenho da McLaren para GP de Las Vegas 'em xeque'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Russell coloca desempenho da McLaren para GP de Las Vegas 'em xeque'

Análise técnica F1: As soluções nas asas dianteiras que Ferrari e Mercedes levaram para Austrália

Ainda se preparando para um maior rigor no GP da Espanha, equipes trouxeram conceitos de asas diferentes na abertura do campeonato

Ferrari SF-25, dettaglio tecnico

As equipes de Fórmula 1 estão desenvolvendo suas asas dianteiras em antecipação às novas restrições que virão a partir do GP da Espanha que limitarão as deflexões. Além dos sensores para medir movimentos, no SF-25 da Ferrari e no W16 da Mercedes pudemos observar soluções que permitem aumentar o efeito ‘out wash’ em uma área que pode estar relacionada ao desempenho.

Leia também:

A FIA reforçou as regras sobre a asa traseira: a partir do GP da Austrália, de fato, as novas restrições sobre as deflexões do trem traseiro entrarão em vigor, enquanto na frente as tolerâncias reduzidas entrarão em vigor apenas a partir do GP da Espanha, que será realizado em Barcelona em 1º de junho.

A FIA, ciente de que colocaria diversas equipes em dificuldades na preparação de novas soluções, diluiu o tempo para dar a elas a oportunidade de se acostumarem às novas medidas. Enquanto isso, os times que descobriram como exagerar os movimentos dos flaps com deformações programadas terão a oportunidade de levar os conceitos ao extremo para obter a máxima vantagem de desempenho.

A Ferrari e a Mercedes se equiparam com marcações coloridas, graças aos quais a FIA poderá monitorar os movimentos dos elementos individuais da asa dianteira com câmeras de altíssima resolução.

No SF-25, há até sete adesivos amarelos na antepara lateral (três na frente e quatro atrás), enquanto no W16 há apenas quatro.

Mercedes W16, dettaglio dell'ala anteriore che esaspera l'effetto out wash

Mercedes W16, dettaglio dell'ala anteriore che esaspera l'effetto out wash

Foto di: Giorgio Piola

As imagens de Giorgio Piola nos mostram as soluções que foram trazidas para Melbourne: o circuito de rua de Albert Park exige uma configuração de carga média.

Durante o inverno, as equipes trabalharam não apenas na flexibilidade, mas também no efeito de escoamento da asa dianteira, ou seja, a capacidade de empurrar o fluxo para fora da roda dianteira para criar, com vórtices específicos projetados especificamente para essa finalidade, uma esteira de roda menos turbulenta e geralmente mais limpa.

A Ferrari tem um longo plano principal próximo à antepara lateral e os últimos flaps não se prendem diretamente à antepara lateral porque formam uma espécie de espiral que permite que o fluxo seja desviado para fora graças a um projeto de duto complexo.

A Mercedes desenvolveu um conceito diferente (copiado da Red Bull no Bahrein): sem repudiar evoluções anteriores, em Brackley eles se dedicaram a desenvolver um flap horizontal inédito que é dividido em três estágios com anteparas de separação curvas. Nesta área-chave, os técnicos trabalharam com material de prototipagem rápida, um sinal de que estão desenvolvendo um conceito interessante que quase certamente será destinado a novas modificações para melhor otimização.

Rico Penteado decifra GP DA AUSTRÁLIA! O que esperar de BORTOLETO, HAMILTON e cia? | TELEMETRIA

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #325 – As certezas que veremos no GP da Austrália, com Tiago Mendonça, da Band

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

 

 

Artigo anterior F1: Chefe da Aston Martin revela que Newey trabalhará apenas no carro de 2026
Próximo artigo F1: Leclerc é o mais rápido do TL2 do GP da Austrália; Bortoleto é 18º

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros