Recomendado para você

F1 - Ralf Schumacher: GP de São Paulo define chances de título de Verstappen em 2025

F1 - Ralf Schumacher: GP de São Paulo define chances de título de Verstappen em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Ralf Schumacher: GP de São Paulo define chances de título de Verstappen em 2025
F1: Aston Martin contrata ex-engenheiro de Schumacher na Ferrari

F1: Aston Martin contrata ex-engenheiro de Schumacher na Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Aston Martin contrata ex-engenheiro de Schumacher na Ferrari
F1 - Ecclestone detona Hamilton e Vasseur: "Ferrari precisa de um ditador"

F1 - Ecclestone detona Hamilton e Vasseur: "Ferrari precisa de um ditador"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Ecclestone detona Hamilton e Vasseur: "Ferrari precisa de um ditador"
F1: Bortoleto revela empolgação para correr "diante do meu povo" em Interlagos

F1: Bortoleto revela empolgação para correr "diante do meu povo" em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto revela empolgação para correr "diante do meu povo" em Interlagos
MotoGP: Yamaha 'sobe o tom' após críticas de Quartararo

MotoGP: Yamaha 'sobe o tom' após críticas de Quartararo

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Yamaha 'sobe o tom' após críticas de Quartararo
Cartazes, bonés e mais: O que você deve, pode ou não levar ao GP de São Paulo de F1

Cartazes, bonés e mais: O que você deve, pode ou não levar ao GP de São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Cartazes, bonés e mais: O que você deve, pode ou não levar ao GP de São Paulo de F1
Com Vettel confirmado na Fanzone do GP de São Paulo, confira programação completa da F1

Com Vettel confirmado na Fanzone do GP de São Paulo, confira programação completa da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Com Vettel confirmado na Fanzone do GP de São Paulo, confira programação completa da F1
Com recorde, relembre a primeira vez em que Bortoleto correu em Interlagos

Com recorde, relembre a primeira vez em que Bortoleto correu em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Com recorde, relembre a primeira vez em que Bortoleto correu em Interlagos

Análise técnica: Conheça o assoalho assimétrico usado pela Ferrari em Ímola

A novidade passou por despercebida em novembro, mas Giorgio Piola tenta explicar porque a Ferrari apostou em um desenho assimétrico para esta etapa

Ferrari SF1000 floor detail

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

A Ferrari segue surpreendendo, para bem ou para mal. A temporada de 2020 foi uma das mais desastrosas em sua história e a sexta colocação no Mundial de Construtores da Fórmula 1 segue sendo um ponto baixo, o mais baixo em quase quarenta anos.

Feita essa premissa, vale ressaltar uma curiosidade técnica que surgiu no ano passado, durante o GP da Emilia Romagna em Ímola, uma pista com sentido anti-horário e curvas para a esquerda em sua maioria.

Leia também:

Para explorar essa característica, os aerodinamicistas da Ferrari, chefiados por David Sanchez, consideraram adequado desenvolver um assoalho assimétrico para o SF1000.

À frente das rodas traseiras, existe uma zona do assoalho inferior muito delicada para o comportamento do carro. Os técnicos usaram a borda para introduzir ranhuras diagonais, que criaram uma espécie de "minissaia" pneumática, capaz de selar o fundo conforme a altura da configuração. O objetivo era reduzir o arrasto e melhorar a velocidade máxima, sendo fortemente batido na frente para aumentar a carga aerodinâmica nas curvas.

Dettagli del fondo asimmetrico sulla Ferrari SF1000 al GP dell'Emilia Romagna 2020

Dettagli del fondo asimmetrico sulla Ferrari SF1000 al GP dell'Emilia Romagna 2020

Photo by: Giorgio Piola

Em Ímola, a Ferrari apostou em duas soluções completamente diferentes na frente da roda traseira direita, em comparação com a esquerda. A estranha modificação acabou passando reto durante o fim de semana, porque há anos não se via uma solução assimétrica na parte traseira de um F1, e as limitações de acesso ao paddock tornavam quase impossível ter imagens úteis para revelar essa anomalia.

Porque, se o lado direito mostrava o desenho usual, com a extremidade inferior aproximando-se do pneu traseiro em ângulo reto, no lado oposto era possível ver a retirada de uma parte do assoalho e o sopro.

Poderia até ser um dano causado pelas zebras de Ímola, mas as fotos que mostramos são do domingo e mostram que essa solução apareceu tanto no carro de Charles Leclerc quanto de Sebastian Vettel, o que prova que era intencional. Funcionou? Não sabemos, mas será interessante prestar atenção na nova edição do GP da Emilia Romagna, neste ano, para ver se a ideia estará ali novamente.

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

EXCLUSIVO: Sérgio Maurício ASSINA com a BAND e será NARRADOR da F1 no BRASIL

PODCAST - Como congelamento de motores impacta mercado da F1?

 

Artigo anterior Análise técnica: O que a AlphaTauri mostrou (ou não) nas fotos do novo carro da F1
Próximo artigo F1: Chefe da Red Bull diz que tomou decisão "madura" ao contratar Pérez

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros