Recomendado para você

F1: Red Bull quebra parque fechado e faz mudanças no carro de Verstappen; piloto deve ser punido

F1: Red Bull quebra parque fechado e faz mudanças no carro de Verstappen; piloto deve ser punido

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Red Bull quebra parque fechado e faz mudanças no carro de Verstappen; piloto deve ser punido
F1: Norris admite 'susto' com ritmo da Mercedes em Interlagos

F1: Norris admite 'susto' com ritmo da Mercedes em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris admite 'susto' com ritmo da Mercedes em Interlagos
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP de São Paulo, em Interlagos
WEC: Ferrari é coroada campeã da classe Hypercar; Toyota vence no Bahrein

WEC: Ferrari é coroada campeã da classe Hypercar; Toyota vence no Bahrein

WEC
WEC
Bahrein
WEC: Ferrari é coroada campeã da classe Hypercar; Toyota vence no Bahrein
F1 - Leclerc confia no acerto da Ferrari para primeiro pódio no Brasil: "Estamos fortes"

F1 - Leclerc confia no acerto da Ferrari para primeiro pódio no Brasil: "Estamos fortes"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc confia no acerto da Ferrari para primeiro pódio no Brasil: "Estamos fortes"
F1: Hamilton classifica GP de São Paulo como "mais um fim de semana para esquecer"

F1: Hamilton classifica GP de São Paulo como "mais um fim de semana para esquecer"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton classifica GP de São Paulo como "mais um fim de semana para esquecer"
F1: Bortoleto pode largar mesmo sem marcar tempo na classificação em Interlagos?

F1: Bortoleto pode largar mesmo sem marcar tempo na classificação em Interlagos?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto pode largar mesmo sem marcar tempo na classificação em Interlagos?
F1: Verstappen 'joga toalha' na disputa pelo título de 2025 após quali do GP de São Paulo

F1: Verstappen 'joga toalha' na disputa pelo título de 2025 após quali do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen 'joga toalha' na disputa pelo título de 2025 após quali do GP de São Paulo

Brawn elogia postura "encorajadora" da F1 atual de testar coisas novas

Dirigente da categoria acredita que capacidade de fornecer dados robustos e análises precisas motivou equipes a aceitarem novidades

Ross Brawn, Managing Director of Motorsports, FOM

O diretor da Fórmula 1, Ross Brawn, acredita que um pensamento de "novo mundo" no automobilismo abriu as portas para um futuro muito mais brilhante. A aquisição da categoria pela Liberty Media em 2016 já resultou em uma mudança de atitude para os fãs - com as corridas abrindo seus canais de mídia social e abraçando conceitos como a série da Netflix Drive to Survive, expandindo o antes fechado esporte.

Além disso, também surgiram inovações na forma de praticá-lo, com a empresa experimentando conceitos radicais e já aplicados como o novo formato de qualificação através da corrida sprint, antes de comprometê-los com o longo prazo.

Leia também:

Brawn, que é diretor administrativo de esportes motorizados da F1, diz que a disposição do automobilismo em abraçar coisas novas é encorajadora - e deve abrir caminho para que ele tente coisas maiores e melhores no longo prazo.

É um contraste com a história recente, onde as tentativas de forçar qualquer mudança encontraram resistência em meio a temores das equipes de que isso pudesse prejudicar qualquer vantagem competitiva que tivessem.

"O que eu gosto é o fato de que a F1 parece estar mudando", disse ele ao Motorsport.com sobre a aprovação da corrida sprint. "É uma mente mais aberta e as pessoas de dentro estão olhando mais para o bem geral do esporte, não apenas suas próprias posições pessoais."

"Não sei se este formato ajuda ou não ajuda em particular alguma equipe ou piloto, provavelmente sim. Acho que quando você apresenta uma iniciativa, alguma escuderia pode ver se é do interesse dela ou não e fica difícil, mas creio que isso tem sido muito encorajador."

"E o que vejo é esse tipo de novo mundo da F1 surtindo efeitos de todas as maneiras. A mídia social explodiu, era muito pequena há cinco anos. E o ambiente em Zandvoort, teria acontecido se fosse anos atrás? Tivemos a oportunidade de desenvolver a pista e tínhamos o promotor que estava a bordo para fazer tudo isso."

"É uma verdadeira frustração que o Vietnã não tenha acontecido, porque aquele teria sido nosso primeiro tipo de circuito projetada pela Liberty e teria demonstrado a direção que queremos seguir, mas a Arábia Saudita vai ser espetacular. Então você está vendo esta realidade de cooperação."

Jeddah Street Circuit

Jeddah Street Circuit

Photo by: Formula 1

Brawn acredita que uma das vantagens que os chefes da F1 têm agora em buscar mudanças com as equipes é que há muito mais dados e ferramentas de simulação disponíveis para mapear os benefícios e consequências. No passado, alterações de regras propostas baseavam-se mais em caprichos e desejos pessoais do que em análises robustas.

"Acho que o que as equipes queriam ver era com base em evidências, porque esse é o mundo a que estão acostumadas", comentou. "Quando você se sentava em uma sala, antes desse período, todos tinham uma opinião e ninguém tinha nada que a fundamentasse."

“Após o experimento da sprint, podemos sentar com fatos, dados e números. Claro, haverão algumas visões subjetivas sobre como devemos seguir, mas pelo menos teremos muitas informações objetivas para julgar."

"Isso é o que me empolga na F1 e ainda temos o novo carro no ano que vem, baseado em análises do que precisávamos fazer. Portanto, tudo isso é muito encorajador e estou otimista para o futuro", concluiu.

F1: SAINZ ridicularizou BARRICHELLO? Entenda CONTEXTO da declaração do espanhol sobre brasileiro

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #133: O que poderia ser melhorado no documentário sobre Schumacher?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Coluna do Lawrence Stroll: A nova fábrica da Aston Martin e o passo à frente da equipe na F1
Próximo artigo Netflix pode entrar na luta pelos direitos de transmissão da Fórmula 1 no futuro

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros