CEO da McLaren: Vettel nunca esteve nos planos da equipe para 2021
Zak Brown afirmou que Vettel não estava nos planos da equipe por já estarem visando Sainz ou Ricciardo para 2021
Com a ida de Carlos Sainz para a Ferrari, uma das vagas na McLaren estava livre para 2021, até a contratação de Daniel Ricciardo. Houve certa dúvida sobre quem ocuparia a vaga mas, segundo o CEO da McLaren, Zak Brown, um nome nunca esteve nos planos da equipe: o de Sebastian Vettel.
Em entrevista à Sky Sports F1, Brown afirmou que o tetracampeão nem chegou a ser considerado porque a equipe considerava Ricciardo o candidato ideal para preencher a vaga deixada por Sainz. Ele disse também que sabia que existia a chance de Sainz deixar a McLaren no final do ano, que já estava em contato com a Ferrari.
Com isso, Ricciardo já estava em sua mira, após quase assinar com a equipe em 2019.
"Obviamente Seb é um piloto excelente e um tetracampeão", disse. "Mas acredito que já tinhamos um caminho a seguir na pré-temporada: Daniel ou Carlos. Nunca fomos além disso, e, especialmente com a notícia de Seb vindo tarde, já estávamos em outra rota".
Brown revelou que sabia da possível ida de Sainz para a Ferrari, e confirmou que deu permissão ao espanhol para conversar com a rival, apesar de ainda ter um ano de contrato pela frente.
"Eu aprendi que na F1 você não espera por nada a não ser o inesperado", disse. "Nós tínhamos uma noção, começamos a conversar com Carlos nas férias sobre seu futuro com nós e se ele queria correr com a McLaren ou a Ferrari".
"Nós temos uma relação muito forte com Carlos, seu empresário e seu pai. Isso não foi uma surpresa para nós, já que anunciamos Daniel rapidamente. Nós fizemos esse processo juntos".
"Acho que essa movimentação teria acontecido com ou sem a Covid, porque essas conversas começaram antes da pandemia".
Brown acredita que a tensão vista na Ferrari na temporada passada deve continuar em 2020.
"Claramente o ambiente na Ferrari não é dos melhores na garagem com os pilotos e a direção. Não parece ser uma família feliz. Mas acho que isso vai render corridas excitantes em 2020 porque o que vimos no Brasil era inevitável, era algo que vinha se construindo. Acredito que teremos mais em 2020".
Brown acredita que a Renault é uma opção para Vettel, mas vê o piloto mais próximo da aposentadoria.
"Acho que depende. Se o Seb olhar, não acho que Mercedes ou Red Bull serão opções para ele, não vai ter a McLaren, Ferrari muito menos. Então sua melhor opção seria a Renault mesmo. Mas a questão é: Seb vai querer ir para uma equipe que provavelmente não vencerá em 2021?".
"É uma grande equipe que deveria estar crescendo. Mas acredito que, a menos que Seb queira reiniciar uma jornada com uma equipe com um objetivo, ele vai acabar se aposentando, infelizmente".
GALERIA: Relembre todas as vitórias de Sebastian Vettel na F1
VÍDEO: Reginaldo Leme fala sobre troca da Ferrari e avalia futuro de Vettel
PODCAST - Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?
.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.