Últimas notícias

Chefe da Renault diz que equipe vai mudar foco para o carro de 2020

Cyril Abiteboul acredita que, apesar das dificuldades, o bólido deste ano possui base sólida para desenvolvimentos e que características das pistas favorecem quem larga na frente

Nico Hulkenberg, Renault R.S. 19

De acordo com o chefe da Renault, Cyril Abiteboul, a equipe francesa está pensando em mudar o foco do desenvolvimento do carro de 2020, priorizando o desempenho nos treinos classificatórios ao invés de focar nas corridas. As características dos circuitos atuais seriam o motivo por trás da mudança. Além disso, seria um ponto de partida para a criação do carro de 2021, quando a F1 passará por grandes modificações.

Leia também:

Apesar de estar enfrentando dificuldades nesta temporada, o time está convencido de que o carro de 2019 possui uma base sólida para vencer o pelotão intermediário no restante do ano.

“Acho que nosso foco será em duas ou três mudanças que são totalmente possíveis de serem realizadas neste momento, elas podem mudar drasticamente o comportamento e competitividade do carro no próximo ano”, disse Abiteboul.

“A primeira é na eficiência aerodinâmica e a segunda é como você ajusta o desempenho entre o treino classificatório e a corrida, porque na F1 moderna tudo gira em torno do classificatório. Todas as pistas são um pouco como Mônaco agora, e há um padrão diferente no desenvolvimento dos carros, dependendo se você quer focar nos treinos classificatórios ou nas corridas”.

“São coisas como a relação de marchas. Se você quiser priorizar o treino ao invés da corrida, você precisa mudar a configuração do câmbio. Essa configuração é fixa no regulamento, então isso é algo que que não podemos mudar para este ano, mas está completamente aberto para o ano que vem. E o último ponto a se considerar seria o ângulo de construção do carro”.

“Ainda há tempo. Não é tarde para mudar os parâmetros do carro. Não temos um carro ruim, mas ele pode ser melhorado, então o carro do ano que vem será um avanço do deste ano”.

Enquanto no curto prazo a ambição da Renault continua sendo reduzir a diferença para as equipes de ponta, Abiteboul deixou claro que esta é uma oportunidade para dar um salto maior em 2021, ano em que as regras serão completamente alteradas.

“Esse vai ser um passo que nos permitirá lutar por pódios ou vitórias regularmente? Não, porque nós conhecemos a F1. E francamente, nossa melhor aposta é trabalhar do desenvolvimento para 2021”.

“Essa é a razão de querermos nos esforçar para ajustar o balanço em 2020, porque nós queremos começar agora o desenvolvimento de 2021.

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Renault F1 Team
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton se vê na Fórmula 1 por mais alguns anos e quer igualar Schumacher
Próximo artigo Ex-companheiro de ambos, Ricciardo diz que Verstappen é mais rápido que Vettel

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros