De Ferran: Norris "pilotou como um veterano" na Austrália
Diretor esportivo da McLaren, brasileiro elogiou desempenho do novo piloto da equipe, que estreou na F1 no fim de semana em Melbourne

Diretor esportivo da McLaren, o brasileiro Gil de Ferran disse que o britânico Lando Norris, novo piloto da equipe que estreou na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Austrália, "pilotou como um veterano". "Ele fez um ótimo trabalho no geral. Realmente não errou o pé todo o final de semana e acho que conseguiu se virar muito bem”, disse De Ferran.
O grande momento de Norris em Melbourne foi o treino classificatório. O britânico surpreendeu e levou o MCL34 ao Q3, conseguindo o oitavo lugar no grid para a corrida de domingo. Após a largada, o novato ficou em 10º. Por lá ficou nas fases iniciais, mas, na primeira parte de seu segundo stint, ficou atrás da Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi.
Norris acabou perdendo tempo e foi ultrapassado por Lance Stroll, da Racing Point, Daniil Kvyat, da Toro Rosso, e Pierre Gasly, da Red Bull. O britânico terminou a prova disputada no circuito de Albert Park em 12º. Nada que tenha apagado o bom do desempenho do novato, conforme aponta De Ferran: “Ele teve muito controle e disciplina e alcançou o pico quando no treino classificatório. Na corrida, estávamos apenas azarados com Giovinazzi”.
O diretor esportivo da McLaren elogiou a atuação do novo piloto da equipe de Woking: "Ele conseguiu se virar muito bem e, francamente, pilotou como um veterano de muitas maneiras. Ele teve que atacar e defender durante a corrida, teve que controlar seu ritmo e os pneus e ele fez isso muito bem”.
O brasileiro não ficou desapontado com o fato de Giovinazzi ter ficado à frente por tanto tempo, apesar de Norris dizer que poderia ter passado a Alfa Romeo mais rapidamente. "Ouça, foi o primeiro grande prêmio dele", disse de Ferran. "Tenho certeza que se isso acontecer de novo, muitos pensariam que ele poderia passar com mais facilidade”.
“Esse é um dos grandes atributos de Lando: sua capacidade de pensar em sua própria performance e analisar com muito cuidado o que ele está fazendo dentro do carro, suas decisões e assim por diante. Essa capacidade de ser autocrítico e de mente aberta, no meu ver, é algo que vai servi-lo bem”.
De Ferran disse que o desempenho de Norris durante o fim de semana mostrou que o piloto de 19 anos pertence à F1 mesmo que o resultado final não tenha sido tão bom. "Ele certamente não se sentia fora do lugar", disse Norris. "Foi um bom desempenho e uma pena que ele não tenha voltado para casa com alguns pontos, o que era uma possibilidade bem real se a corrida tivesse sido um pouco diferente".

Lando Norris, McLaren MCL34
Photo by: Erik Junius
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.