"É uma palavra só: calma" - Galvão Bueno aconselha Bortoleto sobre jornada na F1
Icônico narrador esportivo esteve presente na corrida de Interlagos da Stock Car no domingo (4) e falou ao Motorsport.com

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Galvão Bueno, icônico narrador esportivo e que fez história na Fórmula 1, com a locução de momentos como os títulos de Ayrton Senna, esteve presente em Interlagos para acompanhar a etapa de abertura da Stock Car 2025. Hoje, na Bandeirantes, ele deu dicas para o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, ter sucesso na maior categoria de monopostos do mundo.
Em entrevista ao Motorsport.com, ao ser questionado sobre as expectativas em relação a Bortoleto e ao futuro do piloto, Galvão afirmou que "para isso tudo é uma palavra só: calma. Calma. Ninguém ganha GP3 [F3], GP2 [F2] à toa".
No entanto, o narrador entende as dificuldades de Bortoleto com o carro da Sauber: "Sentar no pior carro do grid não é legal. Então ele tem esse primeiro ano e tem o tipo certo, o adversário dele é o companheiro [Nico Hulkenberg]. Experiente, rápido, bom. Ele [Bortoleto] paga o preço do noviciado. Uma escapadinha aqui, uma erradinha ali, mas tem que ter constância".
"Tem que ser constante para depois poder subir de equipe, melhorar, e aí brigar lá na frente", afirma Galvão. "O piloto, ele vende a emoção quando ele senta no carro, quando ele começa a ter a obrigação de ganhar e começa a perder o direito de errar. E a vida é assim. A não ser aqueles raros que saem da categoria de baixo direto para uma grande equipe".
O narrador também afirma que está torcendo pela evolução de Bortoleto. "Então, é preciso ver que carro ele tem. E esperar e torcer para que ele tenha um desenvolvimento, vá crescendo e possa subir de qualidade".
De volta à antiga casa

Galvão Bueno
Foto de: Acervo pessoal
Galvão Bueno, que agora apresenta um programa esportivo na noite de segunda-feira, também comentou sobre uma possível volta às coberturas de automobilismo: "Eu não fui para a Band para tirar o lugar de ninguém".
"Eu levei o meu programa. É o Bem Amigos, 20 anos de Bem Amigos. Virou Galvão e Amigos. O nome não deu para levar. Mas o espírito foi. Então, eu fui para fazer isso. Ajudar em tudo".
"Tenho liberdade para participar das transmissões quando quiser. Mas a equipe está lá há anos fazendo o trabalho muito bem feito. O Serginho [Maurício, narrador de F1 ], quem indicou o Serginho narrar Fórmula 1, lá, na Globo, fui eu", afirmou Galvão sobre a possibilidade de voltar às cabines da F1.
"Então, eu vou passar em uma corrida, outra vou estar lá e dar uns palpites. Vou juntar e fazer com o Reginaldo [Leme, comentarista e dupla de Galvão por anos na TV]. O Reginaldo já fez o programa [Galvão e Amigos]. Foi no último programa. Então, é muito gostoso estar lá e estar junto com o automobilismo. Faz parte do sangue da gente".
Stock Car e "pai nervoso" de Cacá Bueno

Foto de: Rodrigo Guimarães
Pai de Cacá Bueno, pentacampeão da Stock Car, Galvão foi perguntado sobre as expectativas pela temporada 2025 do filho e revelou que "pouco posso vir [à Stock Car], mas me sinto muito feliz".
"Muito bom que, no começo de ano, ele me disse que está bem. Agora, o carro está bom, brigou pela pole. E é o lugar dele, onde ele merece estar, pela história dele".
Ele também está impressionado com o crescimento da categoria: "A Stock está gigantesca. Cada dia mais nomes, cada dia mais pilotos. Agora o Helinho [Castroneves] chegando. Juntaram tantos outros que vêm retornando ao Brasil, depois de carreiras internacionais vitoriosas".
No entanto, revelou o papel paterno com Cacá, já veterano piloto da tradicional categoria do automobilismo nacional. "Eu fico muito feliz de estar aqui. Vou estar como pai nervoso na corrida".
Piastri REINA e vence em Miami! Ferrari FIASCO, Norris mostra DEDO DO MEIO a Max, BORTOLETO ABANDONA
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Versão áudio: GUERRA FRIA na McLaren, MAX NO AUGE e Hamilton ABALADO pré-Miami | THIAGO FAGNANI, repórter da BAND
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.