Últimas notícias

Em fase 'confiável', Honda celebra mais tempo para pensar em desempenho

Diretor técnico da Honda, Toyoharu Tanabe comemorou fato de não ter problemas de quebras de motor em 2019

A Honda logo on a Red Bull engine cover

Zak Mauger / Motorsport Images

O primeiro ano da Honda na Red Bull teve três vitórias, duas poles e uma temporada completa sem abandonos causados por problemas no motor.

Embora a fabricante japonesa ainda precise provar que pode completar um ano livre de punições, com a Red Bull usando motores extras para trazer mais atualizações e se aproximar de Ferrari e Mercedes, seus ganhos em confiabilidade e desempenho tornaram a competição muito mais séria.

Leia também:

A colaboração começou no ano passado, quando a Honda forneceu unidades à Toro Rosso, mas um ano inteiro com a equipe principal destacou benefícios extras de sua confiabilidade aprimorada e deu mais informações sobre onde deve se dedicar mais esforços.

"Acredito que aprendemos o que é uma prioridade de classificação ou como vencer a corrida", disse o diretor técnico da Honda, Toyoharu Tanabe, ao Motorsport.com.

"Estou pedindo à Sakura do lado do Japão que se concentre em alguns pontos-chave para melhorar. Aprendemos muito.”

"Por outro lado, a confiabilidade não foi perfeita o suficiente este ano, mas nossa confiabilidade está melhorando desde o ano passado. Isso significa que podemos desenvolver itens positivos.”

"Antes, passávamos muito tempo limpando algo.”

"Agora podemos dedicar mais tempo para melhorar nosso desempenho. Depois, podemos pensar mais nos detalhes em cada área.”

As metas de desempenho da Honda são definidas por uma colaboração entre as equipes de pista e de pesquisa e desenvolvimento, além de consultas com os chefes da Red Bull e seus pilotos.

Ela manterá um conceito de motor "muito semelhante" para 2020, devido à natureza estável dos regulamentos técnicos.

O status da Red Bull como uma equipe vencedora de corridas significava que esta temporada representava a melhor chance de sucesso da Honda desde que retornou à F1 e Tanabe está encantado de como a Honda pôde aproveitar ao máximo essa oportunidade, marcando seu primeiro pódio da era turbo-híbrida e terminando uma seca de vitórias desde 2006.

"Pudemos mostrar nossa melhoria, um bom progresso positivo este ano, não apenas a Red Bull, mas também a Toro Rosso", disse Tanabe.

"Foi muito bom para todas as pessoas que trabalham neste projeto e para a Honda. Então, quero manter esse impulso para o próximo ano.”

"Precisamos pressionar mais para alcançar nosso objetivo de lutar pelo campeonato".

Relembre todos os carros da Red Bull e Toro Rosso na F1 

2005 - Red Bull, David Coulthard
2005 - Red Bull, Christian Klien
2005 - Red Bull, Vitantonio Liuzzi
2006 - Toro Rosso, Scott Speed
2006 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi
2006 - Red Bull, Robert Doornbos, Christian Klien e David Coulthard
2007 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi
2007 - Toro Rosso, Scott Speed
2007 - Toro Rosso, Sebastian Vettel
2007 - Red Bull, Mark Webber
2007 - Red Bull, David Coulthard
2008 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais
2008 - Toro Rosso, Sebastian Vettel
2008 - Red Bull, David Coulthard
2008 - Red Bull, Mark Webber
2009 - Toro Rosso, Sebastien Buemi
2009 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais
2009 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari
2009 - Red Bull, Mark Webber
2009 - Red Bull, Sebastian Vettel
2010 - Toro Rosso, Sebastien Buemi
2010 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari
2010 - Red Bull, Mark Webber
2010 - Red Bull, Sebastian Vettel
2011 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari e Sebastien Buemi
2011 - Red Bull, Mark Webber
2011 - Red Bull, Sebastian Vettel
2012 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne
2012 - Red Bull, Mark Webber
2012 - Red Bull, Sebastian Vettel
2013 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne
2013 - Red Bull, Mark Webber e Sebastian Vettel
2014 - Toro Rosso, Jean-Eric Vergne, e Daniil Kvyat,
2014 - Red Bull, Sebastian Vettel
2014 - Red Bull, Daniel Ricciardo
2015 - Toro Rosso, Max Verstappen,e Carlos Sainz Jr.
2015 - Red Bull, Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo
2016 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr.
2016 - Red Bull / Toro Rosso, Daniil Kvyat
2016 - Red Bull, Daniel Ricciardo
2016 - Toro Rosso / Red Bull, Max Verstappen
2017 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr., e Daniil Kvyat, Scuderia
2017 - Toro Rosso, Brendon Hartley e Pierre Gasly
2017 - Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen
2018 - Toro Rosso, Pierre Gasly e Brendon Hartley
2018 - Daniel Ricciardo e Max Verstappen
2019 - Toro Rosso / Red Bull, Alexander Albon
2019 - Toro Rosso, Daniil Kvyat
2019 - Red Bull / Toro Rosso, Pierre Gasly
2019 - Red Bull, Max Verstappen
50

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ferrari: Deixar Vettel vencer em Singapura ajudou na confiança do alemão
Próximo artigo Albon diz que se sentiu "de volta à estaca zero" após promoção na Red Bull

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil