Recomendado para você

F1: "Piastri é o melhor depois de Verstappen", diz Ecclestone

F1: "Piastri é o melhor depois de Verstappen", diz Ecclestone

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: "Piastri é o melhor depois de Verstappen", diz Ecclestone
Diogo Moreira fecha acordo com Honda e estreia na MotoGP em 2026 com a LCR

Diogo Moreira fecha acordo com Honda e estreia na MotoGP em 2026 com a LCR

MotoGP
MotoGP
Diogo Moreira fecha acordo com Honda e estreia na MotoGP em 2026 com a LCR
F1 - "Verstappen será campeão desta temporada", afirma Jacques Villeneuve

F1 - "Verstappen será campeão desta temporada", afirma Jacques Villeneuve

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - "Verstappen será campeão desta temporada", afirma Jacques Villeneuve
F1: "Nossa intenção é lutar pelo título até o fim da década", diz Wheatley sobre projeto da Audi

F1: "Nossa intenção é lutar pelo título até o fim da década", diz Wheatley sobre projeto da Audi

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Nossa intenção é lutar pelo título até o fim da década", diz Wheatley sobre projeto da Audi
Mick Schumacher faz primeiro teste pela IndyCar e crava melhor tempo em sessão

Mick Schumacher faz primeiro teste pela IndyCar e crava melhor tempo em sessão

Indy
Indy
Mick Schumacher faz primeiro teste pela IndyCar e crava melhor tempo em sessão
F1 - Lawson dá detalhes sobre pressão dentro da Red Bull: 'Somos treinados assim desde sempre'

F1 - Lawson dá detalhes sobre pressão dentro da Red Bull: 'Somos treinados assim desde sempre'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Lawson dá detalhes sobre pressão dentro da Red Bull: 'Somos treinados assim desde sempre'
Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Talladega: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Talladega: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Talladega II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Talladega: veja horários e como assistir
F1: Hamilton exige mudanças estruturais na Ferrari, expõe jornal

F1: Hamilton exige mudanças estruturais na Ferrari, expõe jornal

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Hamilton exige mudanças estruturais na Ferrari, expõe jornal

EXCLUSIVO F1 - Ben Sulayem acha que FIA não está ganhando crédito suficiente: "Só recebemos lixo"

Presidente da FIA lamenta a falta de crédito que a federação recebe, citando fatores financeiros

Mohammed Ben Sulayem, President, FIA

O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, disse, em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, que é "impossível" para a federação receber o crédito que ele acha que merece por fazer melhorias na forma como o esporte é conduzido.

A FIA esteve envolvida em polêmica após punir Max Verstappen por falar um palavrão em coletiva de imprensa do GP de Singapura da Fórmula 1.

Leia também:

Desde que Ben Sulayem se tornou presidente da FIA em dezembro de 2021, a Federação introduziu um centro de operações remoto para auxiliar o controle de corridas na pista e lançou um programa para treinar e orientar comissários e diretores de corrida.

Mais recentemente, anunciou um novo departamento de oficiais para apoiar o recrutamento de talentos na arbitragem.

No início deste ano, a FIA também introduziu uma nova solução de limites de pista no GP da Áustria, que parece ter resolvido um problema de longa data no Red Bull Ring e pode ser potencialmente empregada em outros circuitos usados pela F1 e pela MotoGP.

Motorsport.com perguntou ao presidente se ele achava que a FIA havia recebido crédito suficiente pela solução desse problema específico, Ben Sulayem respondeu: "Não, nós nunca receberemos o crédito. É impossível. Só receberemos lixo. Isso eu sei".

Ele acha que a FIA não só merece mais crédito, mas também merece mais do lado financeiro por todos os investimentos que fez no esporte. "Quando você olha para isso, todos ganharam dinheiro com a FIA, todos, exceto a FIA. Todos recebem o crédito, menos a FIA".

Mohammed Ben Sulayem, FIA President

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

"É verdade", continuou ele. "Quando assumi o cargo, tínhamos um custo operacional de menos 20 milhões. Por quê? Porque temos nossa renda como todo mundo. Mas olhe para os promotores... E que bom para eles e eu os parabenizo, eles são inteligentes o suficiente para fazer isso..."

"Mas serei muito, muito honesto, como sempre. A Liberty Media fez um ótimo trabalho em transformar a Fórmula 1. Se você me disser que se eu pudesse voltar no tempo, eu desfaria [isso]? De jeito nenhum. Eu não desfaria isso, mas apenas me certificaria de que a FIA estivesse em pé de igualdade com eles.

"Eles são bons promotores, sim. Se você me perguntar hoje: existe alguém que seja tão capaz quanto eles? Estou vendo que [não há]. Eu os apoio no que estão fazendo. A FIA trabalha com eles da melhor maneira [possível]". "Mas os regulamentos e a governança são o [trabalho da] FIA".

"E então, que todos ganhem dinheiro. Que os pilotos se divirtam, corram de forma segura e ganhem dinheiro. E que os diretores de equipe ganhem mais dinheiro, e eles estão ganhando".

"Mas a FIA nunca receberá o crédito. Impossível", conclui.

McLaren VETANDO BORTOLETO por 2 anos na Audi? IVAN BRUNO, voz da F2 na BAND, analisa duelo vs BOTTAS

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

McLaren VETANDO BORTOLETO por 2 anos na Audi? IVAN BRUNO, voz da F2 na BAND, analisa duelo vs BOTTAS

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Haas investe pesadamente na equipe depois de ver melhorias
Próximo artigo F1: Renault confirma fim do programa de motores; Alpine deve usar unidade de potência da Mercedes a partir de 2026

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros