Exclusivo: Red Bull é marca mais lembrada em pesquisa da GPDA
A empresa de bebidas energéticas é a que tem maior força entre os fãs da Fórmula 1, segundo os resultados da Pesquisa Global da GPDA, realizada em conjunto com o Motorsport.com
Após a análise das respostas de 130.000 fãs de 194 países que participaram da Pesquisa Global da GPDA – a maior da história quando o assunto é esporte – quase metade do público (46%) respondeu “Red Bull” quando questionado sobre quais marcas vinham à mente quando se pensava naquelas que patrocinam a categoria de alguma forma.
A empresa de bebidas energéticas possui duas equipes na F1 – a que leva o nome da marca, tetracampeã mundial entre os construtores, e a Toro Rosso, que absorveu a estrutura da finada Minardi. Além disso, a Red Bull tem investido de maneira pesada no programa de jovens pilotos e apoiado cada vez mais equipes e pilotos ao longo dos últimos anos.
"Em primeiro lugar, esta é a razão pela qual a Red Bull está na Fórmula 1, para atrair olhares para nosso produto principal - que é, obviamente, a bebida energética. É ótimo ver esse resultado em termos de reconhecimento para a marca, especialmente com a vantagem para as outras marcas bem conhecidas", disse Christian Horner, chefe da Red Bull, ao Motorsport.com.
Shell e Marlboro, que patrocinam a Ferrari, aparecem em segundo e terceiro na lista de marcas mais lembradas, mas a diferença em relação à Red Bull é grande: a empresa de combustíveis aparece com 27% das respostas, enquantl a marca de cigarros tem (24%) – mesmo não aparecendo completamente, a Phillip Morris, proprietária da marca, continua a patrocinar a equipe italiana.
Quando perguntado se os resultados mostram que o equilíbrio de forças entre as marcas mudou, deixando de ter a Ferrari como centro das atenções, Horner respondeu: "A Red Bull fez bem à F1 a ponto de a categoria ter evoluído e mostrado que é mais do que somente a Ferrari. Isso demonstra o poder da nossa marca; é possível notar isso através da pesquisa".
Os resultados da pesquisa revelam que o local em que a Red Bull esteve mais próxima de ser superada foi nas Américas – quando a empresa recebeu 42% das respostas, enquanto a Marlboro obteve o segundo lugar, com 39%.
Entrada da Martini na F1 foi benéfica para a marca, segundo a pesquisa
A marca que mais tem se beneficiado com o retorno à F1 é a Martini & Rossi, cuja associação com a Williams – que vem desde 2014 – já a fez saltar para o quarto lugar na lista, com 22% das respostas, empatada com a marca de combustíveis malaia Petronas, parceira da Mercedes.
"É ótimo ver um patrocinador, que voltou há um ano e meio para a categoria, ter tamanha relevância em tão pouco tempo. Creio que isso comprova que a Williams Martini Racing está no caminho certo", disse Claire Williams, vice-diretora da equipe de Grove.
Uma análise mais profunda dos resultados, feita pela Repucom, empresa líder mundial no mercado de pesquisas, mostra que a Martini subiu para a segunda posição no pensamento dos fãs mais engajados, com 29%, igualando-se à Shell.
A pesquisa demonstra claramente que marcas com laços históricos e emotivos com a categoria ficam mais marcadas do que outras na lembrança dos fanáticos pela Fórmula 1.
"Tenho certeza de que (o resultado) se deve, em grande parte, à forte herança que a própria Martini deixou na primeira passagem pela categoria, isso é evidente. Agora eles estão conosco – desde nossa transformação, no final de 2013, que se mostrou um recomeço para a Williams. De fato, a Williams Martini Racing é uma nova marca, e não é tão simples fazer uma nova marca dar certo. Mas as pessoas têm nos aceitado de maneira positiva. Eles gostam de nós, o que é ótimo", encerrou a dirigente.
Top-10 de respostas (de 100 marcas sugeridas)
Pergunta: Quais as cinco primeiras marcas ou empresas que vêm à sua mente quando o assunto é patrocinadores de GPs de F1, de equipes, pilotos etc.
1 | Red Bull | 46% |
2 | Shell | 27% |
3 | Marlboro | 24% |
4= | Martini | 22% |
4= | Petronas | 22% |
6 | Santander | 20% |
7 | Pirelli | 14% |
8= | Ferrari | 13% |
8= | Mercedes-Benz | 13% |
10 | Rolex | 11% |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.