Recomendado para você

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento
Kiko Porto conquista título da VP Racing Sportscar Challenge

Kiko Porto conquista título da VP Racing Sportscar Challenge

IMSA
IMSA
Kiko Porto conquista título da VP Racing Sportscar Challenge
F1: Verstappen confirma que 'teme' domínio da Mercedes em 2026

F1: Verstappen confirma que 'teme' domínio da Mercedes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Verstappen confirma que 'teme' domínio da Mercedes em 2026
Ex-F1 tem carteira de habilitação suspensa no Reino Unido; entenda

Ex-F1 tem carteira de habilitação suspensa no Reino Unido; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-F1 tem carteira de habilitação suspensa no Reino Unido; entenda
Últimas notícias

F1: Alpine mira em Binotto como chefe de equipe para 'roubar' engenheiros da Ferrari

Time francês busca acelerar processo de reconstrução após perder toda a sua cúpula em um período de 10 dias

Mattia Binotto in the paddock

A Alpine busca dar sequência ao processo de reconstrução após a saída dos principais nomes da marca e da equipe de Fórmula 1. E para ocupar o espaço deixado por Otmar Szafnauer, o time francês do Grupo Renault mira em Mattia Binotto para ser o novo chefe da equipe, mas com um motivo interessante por trás...

Além do CEO Laurent Rossi, a Alpine perdeu toda a sua cúpula diretiva da F1 com as saídas do chefe Szafnauer, o diretor esportivo Alan Permene e o chefe técnico Pat Fry. Essa mudança radical foi proposta pelo CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, visando a melhora da equipe, que segue enraizada no pelotão do meio.

Leia também:

No ano passado, a Alpine foi a quarta no Mundial de Construtores e, no momento, estão em sexto, com pouco mais da metade de pontos da McLaren, que chegou a estar bem atrás em certo ponto do campeonato.

Pierre Gasly, Alpine A523

Pierre Gasly, Alpine A523

Photo by: Alpine

Resumindo, um autêntico desastre em comparação com as expectativas, que previam uma aproximação progressiva das equipes à frente. O terceiro lugar de Pierre Gasly, na corrida sprint do GP da Bélgica, obtido imediatamente após o anúncio de todas as saídas, teve um valor simbólico de mudança.

A forma não agrada e, de certo modo, intimidaram os que deveriam ser chamados para a reconstrução. Há quem assinala também que essa medida drástica tem apoio incondicional da Otro Capital, RedBird Capital Partners e da Maximum Effort Investments, que adquiriram recentemente 24% das ações da equipe por 200 milhões de dólares.

O diretor geral da RedBird, Gerry Cardinale, velho conhecido do público italiano já que seu fundo controla o Milan, apoiou a idea de Luca de Meo de mudar a Alpine.

Bruno Famin, attuale team principal Alpine ad interim

Bruno Famin, attuale team principal Alpine ad interim

Photo by: FIA Pool

Agora começa a fase de reconstrução, e há uma grande curiosidade para saber quem será chamado para assumir a bomba. Bruno Famin, que já esteve à frente da Peugeot Sport, tem a experiência necessária para redesenhar as estruturas de Viry [sede de motores] e Enstone [sede da equipe] e assume o papel máximo de forma interina, dando início aos trabalhos de 2024, quando a Alpine também voltará aos hipercarros no WEC, além da participação no Dakar em 2025.

O primeiro da lista para a F1 é Mattia Binotto, que já teve seu nome ligado a uma possível ida para a própria Fórmula 1 como diretor técnico, sendo o braço direito de Stefano Domenicali após a saída de Ross Brawn.

Esteban Ocon, Alpine A523

Esteban Ocon, Alpine A523

Photo by: Alpine

A Liberty Media pensa que o ex-chefe da Ferrari completaria uma "italianização" da cúpula da categoria e, por isso, é mais provável que Binotto encontre casa na Alpine no começo da próxima temporada, quando acabar seu período de "quarentena" após a saída de Maranello.

As sedes estão fechadas até a meia-noite do próximo dia 19 de agosto e, já no dia seguinte, começam os preparativos para Zandvoort, mas nos círculos mais fechados de Maranello fala-se que alguns engenheiros e especialistas da área de unidade de potência podem deixar o departamento de Enrico Gualtieri.

Após a intervenção da FIA, que impediu a campanha da Alpine pela equalização de motores, admitindo uma defasagem de mais de 30cv, cresce o interesse da Renault por especialistas que possam trabalhar em torno de uma unidade de potência congelada para 'virar o jogo'.

Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #242 – O que a F1 2023 tem trazido de positivo, apesar da falta de vencedores diferentes?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Ricciardo "cumpriu todas as expectativas" em seu retorno
Próximo artigo F1: "Pérez precisa perceber que ele é Rubens e não Michael", dizem ex-piloto e comentarista

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros