Recomendado para você

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1 - Alpine: não há problemas em contratar Ricciardo novamente

"Se você olha para Fernando, por exemplo, ele vai e vem [das equipes], acho que isso acontece com outros pilotos também. Não sei se é uma questão"; confira

Daniel Ricciardo, McLaren MCL36

Em meio à polêmica envolvendo a contratação do australiano Oscar Piastri pela Alpine para a Fórmula 1 2023, o chefe da equipe, Otmar Szafnauer, afirmou que o time francês não vê problemas em recontratar o australiano Daniel Ricciardo, que deixou a escuderia rumo à McLaren em 2021.

Ricciardo, aliás, é um dos personagens 'colaterais' da 'treta' entre Alpine e Piastri, uma vez que se especula que o jovem de 21 anos negou a Alpine pois tem um pré-contrato com a McLaren, na qual substituiria justamente seu veterano compatriota.

O editor recomenda:

Daniel correu pela Alpine, que na época ainda era Renault, entre 2019 e 2020, após deixar a Red Bull. Agora, caso a equipe da França realmente fique sem Piastri, Ricciardo é especulado como opção do time azul, em um 'troca-troca' não necessariamente intencional entre a escuderia e a McLaren.

Tudo vem após o espanhol Fernando Alonso anunciar nesta segunda-feira que substituirá o futuramente aposentado Sebastian Vettel, da Alemanha, na Aston Martin em 2023, de modo que a Alpine optou por promover Piastri, hoje seu reserva.

Inicialmente, porém, o plano da antiga Renault era renovar com Alonso apenas para 2023, emprestar Piastri para a Williams e 'promovê-lo' em 2024, quando planejava alocar o espanhol em seu programa no WEC.

Até por isso, o staff de Piastri, principalmente seu empresário Mark Webber, australiano ex-F1 com passagem destacada pela Red Bull, começou a procurar opções, uma vez que buscava uma vaga melhor para o australiano no grid da F1 2023.

Foi aí que surgiu a opção da McLaren, descontente com o desempenho de Ricciardo, que sofre com problemas de adaptação à equipe desde sua temporada inaugural pelo time de Woking, em 2021. Entretanto, com a aposentadoria de Vettel, Alonso conseguiu um contrato multianual com a Aston.

Daniel Ricciardo, McLaren

Daniel Ricciardo, McLaren

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Segundo a Alpine, o bicampeão mundial não avisara a equipe da negociação com a escuderia de Silverstone, de modo que Szafnauer foi pego de surpresa com o anúncio do espanhol na Aston para 2023. Aí, então, o chefe de equipe recorreu a Piastri, confirmando-o como titular no ano que vem.

Entretanto, o jovem de 21 anos negou veementemente o vínculo com a Alpine para 2023 e disse categoricamente que não correrá pela equipe na próxima temporada, deixando implícito um pré-contrato com a McLaren, que não se manifestou até o momento.

De todo modo, sabe-se que o contrato de Piastri com a Alpine pressupõe 5000 km de Oscar com F1s antigos da equipe, além da participação em treinos livres em 2022 e da garantia de um assento titular em 2023. A questão agora é a data de expiração do vínculo -- alguns especulam 31 de julho.

Portanto, o ponto chave neste momento é se tal contrato 'expirou' -- o australiano ainda não correu nenhum treino livre em 2022 e Alonso só anunciou que substituiria Vettel na Aston Martin em 1º de agosto. A data relativa ao espanhol é importante, uma vez que o bicampeão mundial não informara a Alpine da negociação com a rival e que o time francês soube da movimentação através da imprensa.

Por isso, é possível que a Alpine tenha falhado em duas frentes, tanto com Alonso quanto com Piastri. Nesta ponta, o staff do australiano, que era especulado como potencial piloto da Williams em 2023 mediante empréstimo, tentou viabilizar a ida para McLaren, já que apostava no 'fico' de Nando.

O fato é que a questão entre Piastri e Alpine pode ser judicializada, mas agora o próprio Ricciardo é especulado em sua antiga equipe. Questionado sobro o assunto após a confirmação da ida de Alonso para a Aston e antes de anunciar Oscar como titular, Szafnauer falou sobre Daniel.

"Se você olha para Fernando, por exemplo, ele vai e vem [das equipes], acho que isso acontece com outros pilotos também. Não sei é se uma questão. Acho que temos de focar nos planos para as próximas 89 ou 88 corridas", disse Szafnauer, referindo-se à ambição de brigar na frente em 100 GPs.

Falando antes da manifestação de Piastri nas redes sociais, Szafnauer também insistiu que a Alpine poderia trabalhar com o jovem caso ele seja confirmado na vaga, apesar do dano potencial causado ao relacionamento pela tentativa de Oscar de se mudar para a McLaren.

Szafnauer comparou a situação com a da BAR quando o britânico Jenson Button parecia estar indo para a Williams em 2005, mas acabou ficando com a equipe de Brackley após uma batalha legal na F1.

“Já estou há tempo suficiente na F1 e vi esse tipo de coisa realmente acontecer. Quando Jenson assinou com a Williams e acabou ficando na BAR, se você se lembra, não havia absolutamente nenhum problema. Quer dizer, eu sei que Oscar é diferente de Jenson. Espero que não tenhamos que seguir esse caminho, de qualquer maneira. Mas seu pensamento era: 'Oh, um piloto quer ir para outro lugar'. Mas espero que não seja o caso."

“Não foi absolutamente nenhum problema. Jenson na época fez um trabalho estelar na BAR e nunca acabou na Williams", completou Szafnauer, que, no fim, viu Piastri precipitar uma situação complicada para a Alpine.

Programa do Motorsport.com repercute GP da Hungria de F1 e Alonso na Aston Martin

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #187 – Marko está certo ao colocar Verstappen como “a maior história de sucesso da Red Bull”?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Alpine reitera que conta com Piastri para 2023 após piloto negar que correrá pela equipe
Próximo artigo F1: Massa analisa saída de Alonso da Alpine e ida para Aston Martin

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros