F1: Bottas lidera primeiro treino livre para o GP da Espanha, em Barcelona
Edição de 2021 do GP marca a estreia de uma modificação no traçado da curva 10, que criou ressalvas entre os pilotos
Nesta sexta-feira, a Fórmula 1 deu início às atividades para mais um GP da Espanha, em Barcelona. E em uma sessão movimentada, inclusive com bandeira vermelha, a ponta ficou com Valtteri Bottas, a frente de Max Verstappen e Lewis Hamilton.
A principal novidade da etapa de Barcelona neste fim de semana é a estreia do novo traçado da curva 10, que passou por obras no final do ano passado a pedido da FIA e da FIM. E enquanto os pilotos da MotoGP foram favoráveis à modificação, os da F1 levantaram prós e contras, destacando, especialmente, que o novo formato deve atrapalhar as ultrapassagens.
Assim que o cronômetro iniciou a regressiva de 60 minutos, praticamente todos os pilotos foram à pista. Mas a primeira tentativa de volta rápida de vários foi atrapalhada por conta de uma bandeira amarela no segundo setor causada por Nikita Mazepin. O russo perdeu o controle de sua Haas entre as curvas sete e oito, indo parar na grama. Ele conseguiu sair de ré e voltar à pista.
Com quinze minutos, após uma primeira rodada de voltas rápidas, Lewis Hamilton ocupava a ponta com 01min19s675, feito de pneus duros, 0s275 a frente de Alonso em segundo, enquanto Verstappen era o terceiro, a quase quatro décimos. Bottas, Leclerc, Sainz e Vettel completavam os sete primeiros.
Na metade da sessão, os pilotos começavam a sair com pneus macios após uma primeira rodada com os compostos duros. Hamilton seguia na ponta, mas baixando seu tempo para 01min18s808, apenas 0s030 a frente de Bottas em segundo, enquanto Vettel completava o top 3, 0s426 atrás. Fechavam os dez primeiros colocados Stroll, Alonso, Verstappen, Pérez, Latifi, Norris e Schumacher.
A cerca de 17 minutos do fim, a sessão foi interrompida por conta de Robert Kubica, que participava do treino no lugar de Kimi Raikkonen. O polonês perdeu o controle da Alfa Romeo na curva 10, rodando e indo parar na brita, sem ter como tirar o carro de lá.
O TL1 foi retomado com oito minutos para o fim. Quando a bandeira verde foi acionada, Bottas estava na ponta com 01min18s504, 0s123 a frente de Hamilton, enquanto Norris, Vettel e Gasly fechavam o top 5. Verstappen era apenas o 10º, tendo perdido tempo de pista por causa de danos na asa dianteira.
No final, Bottas manteve-se na ponta com 01min18s504, superando Verstappen em segundo por apenas 0s033, com o holandês conseguindo sair da garagem para os minutos finais. Hamilton completou o top 3, a 0s123 do companheiro de equipe. Fechando o top 10, Norris, Leclerc, Sainz, Gasly, Vettel, Pérez e Stroll.
O grid da F1 volta à pista de Barcelona ainda nesta sexta para o segundo treino livre para o GP da Espanha. A sessão está marcada para 10h com transmissão do Bandsports. E assim que acabar o TL2, corre para o canal do Motorsport.com para não perder o Sexta-Livre! Nossa equipe fará uma análise completa do primeiro dia de atividades na Espanha!
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 25 | 1'18.504 | ||
2 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 19 | 1'18.537 | 0.033 | 0.033 |
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 22 | 1'18.627 | 0.123 | 0.090 |
4 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 24 | 1'18.944 | 0.440 | 0.317 |
5 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 25 | 1'18.996 | 0.492 | 0.052 |
6 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 22 | 1'19.020 | 0.516 | 0.024 |
7 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Honda | 26 | 1'19.062 | 0.558 | 0.042 |
8 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin | Mercedes | 24 | 1'19.234 | 0.730 | 0.172 |
9 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Honda | 17 | 1'19.349 | 0.845 | 0.115 |
10 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 25 | 1'19.429 | 0.925 | 0.080 |
11 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Honda | 22 | 1'19.669 | 1.165 | 0.240 |
12 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 25 | 1'19.681 | 1.177 | 0.012 |
13 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 23 | 1'19.694 | 1.190 | 0.013 |
14 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 24 | 1'19.732 | 1.228 | 0.038 |
15 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 25 | 1'19.950 | 1.446 | 0.218 |
16 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 25 | 1'20.270 | 1.766 | 0.320 |
17 | 45 | Roy Nissany | Williams | Mercedes | 23 | 1'20.700 | 2.196 | 0.430 |
18 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 23 | 1'20.766 | 2.262 | 0.066 |
19 | 88 | Robert Kubica | Alfa Romeo | Ferrari | 13 | 1'21.887 | 3.383 | 1.121 |
20 | 9 | Nikita Mazepin | Haas | Ferrari | 22 | 1'21.976 | 3.472 | 0.089 |
F1 AO VIVO: Bottas PISTOLA, posição da Mercedes sobre RUSSELL, CRÍTICA à RBR e + | DIRETO DO PADDOCK
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST #103: TELEMETRIA - Tudo sobre o GP da Espanha com Rico Penteado
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.