Últimas notícias

F1: Chegada de Ricciardo deixou Renault 'nua', diz chefe da equipe

Cyril Abiteboul diz que problemas do time ficaram expostos e que podem ter vindo desde a época de Lotus

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19, Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S.19

A Renault teve uma temporada de altos e baixos em 2019 na Fórmula 1, em que a chegada de Daniel Ricciardo foi atenuada por dramas de confiabilidade, problemas de atualização e uma dupla desclassificação no GP do Japão.

Leia também:

Mas, embora a equipe preferiria momentos mais tranquilos, o chefe Cyril Abiteboul disse que o aumento do foco na equipe graças à presença de Ricciardo foi, no final das contas, uma coisa muito boa.

"Para mim, 2019 foi um ano em que ficamos nus, sem nada a esconder", disse ele em entrevista exclusiva ao Motorsport.com. Relembre abaixo todos os carros da Renault na categoria máxima do automobilismo mundial:

1977: Renault RS01
Piloto: Jean-Pierre Jabouille
1978: Renault RS01
Piloto: Jean-Pierre Jaboullie
1979: Renault RS10
Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jabouille
1980: Renault RE20
Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jaboullie
1981: Renault RE30
Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1982: Renault RE30
Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1983: Renault RE40
Pilotos: Eddie Cheever, Alain Prost
1984: Renault RE50
Pilotos: Philippe Streiff, Patrick Tambay, Derek Warwick
1985: Renault RE60
Pilotos: Francois Hesnault, Patrick Tambay, Derek Warwick
2002: Renault R202
Pilotos: Jenson Button, Jarno Trulli
2003: Renault R23
Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli
2004: Renault R24
Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve
2005: Renault R25
Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2006: Renault R26
Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2007: Renault R27
Pilotos: Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen
2008: Renault R28
Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet
2009: Renault R29
Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet e Romain Grosjean
2016: Renault R.S.16
Pilotos: Kevin Magnussen, Jolyon Palmer
2017: Renault R.S.17
Pilotos: Nico Hülkenberg, Jolyon Palmer, Carlos Sainz Jr.
2018: Renault R.S.18
Pilotos: Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr.
2019: Renault R.S.19
Pilotos: Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo
21

“Com ótimos pilotos e um motor muito melhor, não havia onde se esconder. Mas você sabe, isso é F1. Você não pode se esconder na F1. E como não estávamos nos escondendo, fomos capazes de ver novamente que ação precisávamos tomar.”

Abiteboul disse que as dificuldades que a equipe enfrentou ao longo da temporada ajudaram a solicitar uma análise profunda do motivo pelo qual as coisas não estavam funcionando e destacaram as áreas problemáticas que antes eram ignoradas.

"Acho que os problemas que vimos já existiam no ano anterior", disse ele. “Acho que a única coisa é que eles talvez não fossem tão visíveis porque em 2018 foi uma progressão em relação ao ano anterior.”

Lotus

“Acho que precisávamos de um ano como este para ver as sobras da equipe, porque algumas delas realmente estão aqui desde os dias de Lotus e não foram tratadas com cuidado e atenção suficientes.”

Questionado se ele achava que a chegada de Ricciardo trazia muita expectativa, Abiteboul disse: “Acho que minha resposta seria diferente hoje, talvez do que era algumas semanas ou meses atrás.”

“Em resumo, tendo feito todas as coisas que fizemos, fizemos apenas porque passamos pelo que passamos. E já passamos por isso também por causa das pressões a nós mesmos. Eu acho que foi realmente uma coisa boa nos expor, você sabe.”

GALERIA: Relembre os acidentes mais impressionantes da F1

GP da Alemanha de 1994
A Benetton deixou escapar combustível após abastecer o carro de Jos Verstappen, que virou uma bola de fogo, engolindo piloto e mecânicos
GP da Alemanha de 1994
O holandês, pai de Max Verstappen, escapou com uma pequena queimadura no nariz, apesar do impacto das imagens
GP da Austrália de 2002
O início dramático da prova australiana teve incidente envolvendo oito carros
GP da Austrália de 2002
A largada do caos em Melbourne teve Ralf Schumacher, da Williams, voando por cima da Ferrari de Rubens Barrichello
GP da Alemanha de 1976
Na prova disputada em Nurburgring, o austríaco Niki Lauda sofreu o acidente mais grave de sua carreira, com muitas queimaduras
GP da Alemanha de 1976
Por causa da pista molhada, o tricampeão bateu na sarjeta do traçado e o carro foi lançado contra um muro, entrando em chamas (veja o capacete queimado)
GP de San Marino de 1989
Cinco anos antes do acidente fatal de Ayrton Senna na pista de Imola, Gerhard Berger também teve forte batida com a Ferrari
GP de San Marino de 1989
O austríaco também bateu na curva Tamburello e seu carro foi engolido pelo fogo, como mostra o flagra de um monitor
GP da Bélgica de 1982
Após tocar outro piloto, Gilles Villeneuve perdeu o controle de sua Ferrari no circuito de Zolder e bateu forte
GP da Bélgica de 1982
Tido como um potencial campeão, o piloto canadense, conhecido pelo arrojo, acabou morrendo
GP de San Marino de 1994
No fim de semana mais trágico da F1, em que Senna e Roland Rotzenberger morreram, Rubens Barrichello também se acidentou
GP de San Marino de 1994
O brasileiro rampou a zebra com a sua Jordan em um treino e acabou se chocando com força na grade
GP de San Marino de 1994
No sábado, dia seguinte à batida de Rubinho, Ratzenberger foi a vítima fatal
GP de San Marino de 1994
O austríaco não resistiu aos ferimentos do acidente com a Simtek e morreu
GP de San Marino de 1994
No domingo, o pole position Senna foi a vítima
GP de San Marino de 1994
Marcas do impacto no muro da curva Tamburello
GP de San Marino de 1994
Restos da Williams FW16
GP do Canadá de 2007
No acidente mais famoso de Robert Kubica depois de sua batida no rali de 2011, o polonês bateu forte com a BMW
GP do Canadá de 2007
O piloto bateu no muro de Montreal a 300 km/h. Incrivelmente, ele pouco se feriu, ficando de fora apenas da prova seguinte
GP da Holanda de 1973
Por causa de um estouro de pneu, Roger Williamson bateu forte
GP da Holanda de 1973
O carro do inglês ficou de ponta cabeça e se arrastou por metros. O compatriota David Purley tentou salvar o colega, em vão
GP da Itália de 1993
Na etapa de Monza, o brasileiro Christian Fittipaldi sofreu acidente memorável a bordo da Minardi
GP da Itália de 1993
O sobrinho de Emerson decolou após toque com outro carro na reta, mas voltou à prova e terminou em oitavo
GP da Austrália de 2016
Na abertura daquela temporada, Fernando Alonso protagonizou um dos acidentes mais marcantes dos últimos tempos
GP da Austrália de 2016
Depois de tocar em Esteban Gutierrez, a McLaren do espanhol voou e deu várias capotadas em Melbourne
GP da Austrália de 2016
O bicampeão da F1 rastejou para sair do cockpit, mas não teve graves ferimentos
GP da Espanha de 1990
Um dos acidentes mais chocantes da história da F1 viu a Lotus de Martin Donnelly se partir ao meio
GP da Espanha de 1990
Apesar das fortes imagens, o britânico se recuperou completamente, embora tenha tido muitos ferimentos
GP da Bélgica de 2012
Alonso e Romain Grosjean se envolveram em acidente e o francês foi considerado culpado, sendo suspenso da prova seguinte
GP da Itália de 1978
Ronnie Peterson perdeu a vida na etapa de Monza após acidente com a Lotus
GP da Itália de 1978
O tanque de combustível se rompeu e o carro foi envolto por uma bola de fogo
GP da Bélgica de 1998
A largada teve incidente envolvendo treze carros
GP da Bélgica de 1998
As McLarens e as Ferraris também se envolveram
GP da Bélgica de 1998
O desfecho do acidente é mostrado nesta foto
GP da Bélgica de 1998
Schumacher 'escapou' só com quebras no bico, mas abandonaria logo depois
35

Podcast Motorsport.com faz retrospectiva de 2019, com Ricciardo em pauta; ouça:

 

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Russell diz que não precisa de elogios e "tapinhas nas costas" da Mercedes
Próximo artigo GP da Austrália: F1 monitora situação de incêndios em Melboune

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil