F1 - Chuva, granizo e sol: Norris lidera TL1 caótico no Canadá
Carlos Sainz foi o segundo colocado e Charles Leclerc completou o top 3 da primeira sessão da sexta-feira
Um dos treinos mais curtos da Fórmula 1 moderna aconteceu na tarde desta sexta-feira, no Canadá. Por conta da forte chuva que caiu em Montreal, com direito a granizo, a pista ficou fechada por grande parte do TL1, com os pilotos tendo menos de 30 minutos para tentar aproveitar algo.
E foi bem no finzinho da sessão que os tempos foram realmente marcados - quando os pilotos conseguiram usar os pneus slick. O top 3 foi formado por Lando Norris, Carlos Sainz e Charles Leclerc.
Jack Doohan, que estava programado para fazer a sessão no lugar de Esteban Ocon, foi para pista por apenas 1m15s.
O treino
Quando o cronômetro apontou 36 minutos restantes, o sinal verde foi dado e alguns pilotos se arriscaram a ir à pista ver as condições. O primeiro deles foi Hamilton, seguido por Bottas, Norris e Zhou. A ideia era ver qual dos compostos para chuva estava melhor.
Aos poucos, todos os pilotos iam e voltavam para os boxes depois de entender como estava as condições do traçado. Contudo, aos 27 minutos, a bandeira vermelha foi acionada: Zhou perdeu o controle do carro e acertou a barreira de pneus, por isso, a sessão foi interrompida.
Pouco mais de cinco minutos depois, a bandeira verde voltou a aparecer e os carros retornaram à atividade. Os primeiros tempos começaram a ser marcados usando os compostos intermediários. As duas Ferraris conseguiram virar com os melhores tempos.
Nos minutos finais, a pista estava seca demais para pneus 'inter' e molhada demais para pneus slick. Porém, a 'turma' não se sentiu a pressão e testou as gamas secas assim mesmo. Os tempos foram diminuindo e ordem do grid acabou bem diferente de como estava antes.
CLA | PILOTO | # | VOLTAS | TEMPO | INTERVALO | KM/H | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | L. NorrisMCLAREN | 4 | 8 |
1'24.435 |
185.937 | ||
2 | C. Sainz Jr.FERRARI | 55 | 11 |
+0.328 1'24.763 |
0.328 | 185.217 | |
3 | C. LeclercFERRARI | 16 | 11 |
+0.871 1'25.306 |
0.543 | 184.038 | |
4 | L. HamiltonMERCEDES | 44 | 11 |
+1.535 1'25.970 |
0.664 | 182.617 | |
5 | M. VerstappenRED BULL RACING | 1 | 10 |
+2.067 1'26.502 |
0.532 | 181.494 | |
6 | O. PiastriMCLAREN | 81 | 7 |
+2.319 1'26.754 |
0.252 | 180.966 | |
7 | P. GaslyALPINE | 10 | 8 |
+3.149 1'27.584 |
0.830 | 179.251 | |
8 | V. BottasSAUBER | 77 | 11 |
+3.235 1'27.670 |
0.086 | 179.076 | |
9 | S. PerezRED BULL RACING | 11 | 10 |
+3.623 1'28.058 |
0.388 | 178.287 | |
10 | G. RussellMERCEDES | 63 | 9 |
+4.106 1'28.541 |
0.483 | 177.314 | |
11 | D. RicciardoRB | 3 | 9 |
+4.147 1'28.582 |
0.041 | 177.232 | |
12 | Y. TsunodaRB | 22 | 9 |
+4.288 1'28.723 |
0.141 | 176.950 | |
13 | K. MagnussenHAAS F1 TEAM | 20 | 8 |
+4.617 1'29.052 |
0.329 | 176.296 | |
14 | N. HulkenbergHAAS F1 TEAM | 27 | 5 |
+8.391 1'32.826 |
3.774 | 169.129 | |
15 | F. AlonsoASTON MARTIN RACING | 14 | 4 |
+8.976 1'33.411 |
0.585 | 168.070 | |
16 | L. SargeantWILLIAMS | 2 | 5 |
+12.151 1'36.586 |
3.175 | 162.545 | |
17 | L. StrollASTON MARTIN RACING | 18 | 4 |
+16.095 1'40.530 |
3.944 | 156.168 | |
18 | G. ZhouSAUBER | 24 | 4 |
|
|||
19 | J. DoohanALPINE | 61 | 3 |
|
|||
20 | A. AlbonWILLIAMS | 23 | 4 |
|
Prós e contras do novo carro da F1 com Rico Penteado; pilotos da RB frustrados por não-promoção
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Podcast Motorsport.com debate: Como demissão de Ocon impacta no mercado da F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.