F1: Como uma fita adesiva fez Senna conquistar o título da F3 britânica
Lendário piloto brasileiro venceu corrida na categoria de monopostos britânica retirando uma fita adesiva do carro
Foto de: Andre Vor / Sutton Images
Parece história de cinema (e virou, na minissérie Senna, da Netflix), mas realmente aconteceu! O lendário piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, quando corria na Fórmula 3 britânica em 1983 pela West Surrey, teve que retirar um pedaço de fita adesiva do carro, enquanto estava na pista, para vencer a etapa de Thruxton da categoria de monopostos, a última e decisiva do campeonato.
A fita foi colocada na saída de ar do radiador de óleo pelos mecânicos da equipe, com o objetivo de aquecer o óleo mais rápido e ganhar vantagem de performance em relação aos concorrentes.
O objetivo foi, de fato, alcançado pelos membros da equipe, já que o óleo alcançou a temperatura ideal logo na primeira volta, ao invés de demorar mais tempo.
Entretanto, como já era previsto, nas voltas seis e sete, a temperatura da água do carro começou a sobreaquecer e a fita precisava ser retirada para resfriar o monoposto. Senna, então, folgou o cinto de segurança e esticou o braço para retirar o pedaço.
A ousada manobra foi efetiva, já que conseguiu vencer a etapa e, por consequência, o campeonato da F3 de 1983, garantindo visibilidade para o seu futuro brilhante na F1 logo no ano seguinte, em 1984, quando estreou pela Toleman.
F1 AO VIVO: Tudo sobre a classificação para a sprint do Catar! | SEXTA-LIVRE
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Tetra absurdo redefine Verstappen? Max comparado a lendas | Caio Collet
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.