F1: Como Verstappen cortou vantagem de Piastri de 104 para 40 pontos em apenas quatro corridas
Após as férias de verão, o fim do domínio de Verstappen era dado como certo, mas agora ele está definitivamente na briga pelo penta
Max Verstappen estava 104 pontos atrás do líder do Mundial de Pilotos da Fórmula 1, Oscar Piastri, após o GP da Holanda, no final de agosto, e parecia estar quase fora da briga pelo título. Menos de dois meses depois, o tetracampeão está agora apenas 40 atrás de Piastri e a 26 de Norris. O renascimento da Red Bull e o brilhantismo do holandês o colocam na iminência de virar a maré na disputa pelo penta.
Ao garantir a vitória no GP dos Estados Unidos, Verstappen fez sua primeira admissão tácita de que estava firmemente instalado na corrida pelo título - observando que "há uma chance" após sua volta de vitória no Circuito das Américas. Vamos nos lembrar de como Verstappen cortou essa diferença.
GP da Holanda: Verstappen termina em segundo com vitória de Piastri após abandono de Norris
Diferença de Verstappen para Piastri após a corrida: 104 pontos

Lando Norris, McLaren, Max Verstappen, Red Bull Racing, Isack Hadjar, Racing Bulls Team
Foto de: Andrew Ferraro / LAT Images via Getty Images
Houve um pequeno golpe de sorte para Verstappen, já que Lando Norris sofreu um vazamento de óleo nos últimos estágios da corrida de Zandvoort, o que custou ao britânico a chance de conquistar o segundo lugar e mitigar os danos causados por Piastri na disputa pelo título. Assim, Verstappen ficou com o segundo lugar no pódio, atrás do australiano, onde seu déficit chegou a três dígitos.
Ainda assim, a Red Bull parecia moderadamente revitalizada após a pausa de verão e Mekies ajudou a facilitar uma série de melhorias encontradas na base da equipe. A McLaren teve uma corrida forte na casa de do holandês, mas as expectativas de Verstappen de terminar no pódio não eram altas; ele sugeriu que a Red Bull poderia até mesmo ter dificuldades para terminar entre os cinco primeiros [no GP]. No entanto, grandes coisas estavam reservadas na fábrica...
GP da Itália: Vitória de Verstappen com a McLaren lutando para igualar a velocidade da Red Bull
Diferença de Verstappen para Piastri após a corrida: 94 pontos

Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren, Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Simon Galloway / LAT Images via Getty Images
Depois de um péssimo GP da Itália em 2024, a Red Bull estava determinada a não sofrer um destino semelhante. Parte dos problemas da equipe no ano passado girava em torno da falta de um pacote de baixo downforce, com a sugestão de que o orçamento apertado sob o teto havia levado a uma solução de meio termo para reduzir a asa traseira.
A Red Bull também acrescentou outros desenvolvimentos ao RB21, introduzindo uma série de revisões no assoalho. Foram mudanças visando o futuro, com o objetivo de garantir que o carro também fosse mais forte em alguns de seus circuitos mais fracos - incluindo Baku e Singapura - atenuando a sensibilidade do carro em relação às ondulações e produzindo níveis mais estáveis de downforce.
Verstappen conquistou uma pole position com direto a recorde de pista, oficialmente a volta de velocidade média mais rápida já registrada na F1, pouco menos de um décimo mais rápida do que o melhor esforço de Norris no Q3. E, embora Verstappen tivesse que ceder a liderança a Norris depois de passar por cima da zebra para manter a posição, ele logo a recuperou - a McLaren não tinha realmente como rebater.
A decisão da McLaren de recompensar Norris por um pit stop lento trocando os pilotos, com a intenção de preservar a ordem de Norris e Piastri em segundo e terceiro, ajudou indiretamente Verstappen; ele agora estava "apenas" 94 pontos atrás de Piastri no encerramento da temporada europeia.
GP do Azerbaijão: o show de horrores de Piastri dá a Verstappen uma chance de vitória
Diferença de Verstappen para Piastri após a corrida: 69 pontos

Oscar Piastri, McLaren
Foto de: Rudy Carezzevoli / Getty Images
Enquanto Verstappen foi excelente em Baku, tendo saído de uma classificação caótica para conquistar a pole por quase meio segundo de Carlos Sainz, Piastri teve uma viagem terrível ao Mar Cáspio. Primeiro, ele bateu no muro no quali, largando em nono, mas isso foi apenas o começo do pesadelo. O australiano queimou a largada, caiu para o fundo do pelotão para compensar. Em seguida, ele bateu no muro na Curva 5 ao tentar passar Esteban Ocon por fora.
Norris também teve dificuldades depois de se classificar apenas em sétimo, ficando preso em um comboio atrás de Liam Lawson e Yuki Tsunoda, já que as ultrapassagens eram difíceis nas ruas do Azerbaijão. Na frente, Verstappen chegou a uma vitória incontestável, reduzindo a liderança de Piastri para a margem de três GPs.
GP de Singapura: McLaren ajuda Verstappen a conquistar o segundo lugar
Diferença de Verstappen para o primeiro colocado após a corrida: 63 pontos

Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Shameem Fahath / Motorsport Network
Apesar de Verstappen ter conquistado apenas seis pontos na liderança de Piastri, todo esforço ajuda. A vitória em Marina Bay por George Russell, impediu o holandês de se aproximar ainda mais.
Verstappen ficou irritado com Norris nos momentos finais da classificação, culpando o ar sujo da McLaren por ter negado a ele a chance de ficar com a pole. De qualquer forma, ele retribuiu com um excelente jogo de defesa, forçando o britânico a uma série de investidas sem sucesso.
Norris teve ainda um contato com Piastri na primeira volta, na Curva 3, enquanto subia para o terceiro lugar. O australiano terminou em quarto, limitando a margem de manobra de Verstappen. Mesmo assim, a McLaren conquistou o título de construtores, mas o quadro do Mundial de Pilotos parecia menos claro.
GP dos Estados Unidos: Verstappen domina, Piastri não pontua na corrida sprint
Diferença de Verstappen para Piastri após a corrida: 40 pontos

Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Bryn Lennon / Formula 1 via Getty Images
A primeira curva desastrosa da McLaren na sprint do Circuito das Américas garantiu que Verstappen, o pole position - que se defendeu de um desafio inicial de Russell - pudesse tirar mais oito pontos da liderança de Piastri com pouca resistência.
Verstappen então garantiu a segunda pole do fim de semana e foi protegido de um ataque de Norris, já que Leclerc, com pneus macios, saiu melhor da primeira curva do que a McLaren. O piloto da Red Bull considerou que seu ritmo foi semelhante ao de Norris durante todo o GP, mas a diferença de 11s que ele conseguiu criar graças à defesa do monegasco lhe deu uma vantagem substancial.
Essa vantagem foi reduzida para 6s após as paradas, mas outra defesa inspirada de Leclerc - que conseguiu o undercut sobre Norris - anulou qualquer preocupação adicional.
Piastri, por sua vez, teve dificuldades para manter a aderência e a confiança durante a classificação e a corrida - talvez tenha sido mais prejudicado pela falta de quilometragem na sprint do que Norris. Ele terminou em quinto, pouco mais de 1s atrás de Hamilton, que estava com problemas no final da corrida.
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.